Skip to content

Gandra Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá SirNito,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 8/25/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Terra com forte presença na cultura lusitana, está cheia de lendas alusiva à época. Reza que existe uma moira encantada no riacho que passa por baixo da ponte da entrada de Gandra (sentido Paredes-Porto).

Se passares a ponte a pé à meia noite vais ouvir a moira cantar. Atira uma rosa branca, e pede um desejo...e este será concedido...


Gandra é um nome comum em Portugal. Vem do nome Gandara que significa terreno estéril, ou pouco produtivo; terreno despovoado mas coberto de plantas agrestes. Em termos de área, Gandra é a quarta maior freguesia do concelho. Dos tempos em que Gandra era apenas uma pequena povoação, ficaram imemoriais tradições. Com todo o seu carácter marcado pela ruralidade, o povo tentava encontrar a alegria das suas vidas no seio dos trabalhos agrícolas. Era aí que davam largas ao seu espírito, conseguiam a libertação e tudo era transformado em festa. O linho, o milho e a vinha, cujos trabalhos eram apesar de tudo violentos e duros, constituíram durante séculos um dos grandes prazeres deste povo. Daí saíram ricas danças e cantares que muito enriqueceram o acervo etnográfico de Portugal. Gandra tem sido alvo de um desenvolvimento indiscutivelmente urbano, a que não é alheia a Cooperativa do Ensino Superior Politécnico Universitário, principal aglutinador de crescimento da freguesia. As construções horizontais, hoje dispersas por todo o lado, são também justificáveis pela proximidade a um dos nós da A4, tornando Gandra numa localização atractiva e extremamente aprazível para habitar. A transformação que a freguesia tem vindo a sofrer foi reconhecida com a sua passagem a vila, em 20 de Junho de 1997.


Área Geográfica:  12,06 km²
População: 5804 Habitantes
Actividades económicas: Indústria de mobiliário
Festas e Romarias: Nossa Senhora da Conceição , Santo Amaro , São Miguel, São Sebastião.
Património: Capela de São Sebastião, Capela de São Mateus, Cruzeiro e Igreja Matriz.
Colectividades: Aliança de Gandra Futebol Clube , Associação Cultural e Recreativa de Vilarinho de Cima , Associação para o Progresso de Gandra, Centro Cultural e Recreativo de Vilarinho de Baixo, Conferência de São Vicente de Paulo, Grupo Desportivo da Igreja, Rancho Folclórico de Gandra
Orago: S. Miguel



Escuto: Campo de Prata

Coroa Mural: De prata de cinco torres.*.

Sistel: Branco, com a legenda a negro: "GANDRA-PAREDES".

Bandeira: Gironada de vermelho e branco. Cordão e borlas de pratas e vermelho. Haste e lança de ouro.


*por elevação a cidade, pela lei 74/2003 de 26 de Agosto, publicada em Diário da República, I série A, nº 196, de 26 de Agosto de 2003.


Roda Dentada: Representa a indústria e o progresso por Gandra.

Milheiros: Representam o sector primário como o preponderante na economia local ao longo de décadas e que muito contribuiu para o desenvolvimento económico de Gandra.

Burelas Ondadas: Representam os vários cursos de água que irrigam os terrenos da cidade, tornando-os bastante férteis, assim como a sua localização, pois Gandra está situada na margem esquerda do Rio Ferreira, afluente da margem direita do Rio Sousa.


Lendas e tradições

A criação da freguesia ocorreu em tempos muito remotos. Durante o início da época medieval, pertenceu à Terra de Sousa, que englobava uma área situada entre os vales do rio Tâmega e Ferreira. Nas Inquirições de 1220, toda esta zona de implantação nobiliárquica, dominada pelos Sousas, aparece dividida em dois territórios: o Termo de Ferreira e o Termo de Aguiar. A prova da precoce fundação de Gandra como Freguesia está no facto de ser citada, já, em documentos do século XII. No "Catálogo dos Bispos do Porto", temos a notícia de que a igreja da Gandra foi fundada por D. Mafalda. A mesma que edificou a de Abragão, em Penafiel, a Ponte de Canaveses, e deixou renda para a barca de passagem gratuita no Douro. Durante a Idade Moderna, Gandra pertenceu ao Concelho de Aguiar de Sousa, e em 1837, com a extinção deste, passou para o de Paredes. Gandra viveu momento alto da sua história aquando das lutas entre liberais e absolutistas, nos anos 30 do século XIX. Tornada conhecida como a Batalha de Ponte Ferreira, decorreu entre Gandra e Campo em 22 de Julho de 1832. Em termos patrimoniais, merece destaque a Igreja Matriz, com torre sineira adossada. No interior, salienta-se o tecto da igreja, adornado com figuras bíblicas, e a talha dourada do retábulo do altar-mor.


source: Junta Freguesia de Gandra

Additional Hints (Decrypt)

Tbyq one

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)