Skip to content

Cruzes Ordem Malta - Fregim Multi-cache

Hidden : 7/21/2015
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Cruzes da Ordem de Malta – Fregim

Trata-se de uma antiga necrópole? De um antigo local de culto? Um misto dos dois? - O certo é que não deveriam estar ao abandono e deveriam ser devidamente estudadas, preservadas e catalogadas. Afinal, é mais uma herança da cultura ancestral da rica Freguesia de Fregim!

 


Cruzes Ordem Malta - Fregim

 

 

São consideravelmente os documentos ancestrais que fazem referência à freguesia de Fregim, como tendo a honra de ter pertencido à Ordem de Malta, ou aqui de outra forma, Fregim foi uma freguesia portadora da Comenda e Baliagem da Ordem de Malta, como pode ser facilmente comprovado no livro: “Nova História Da Ordem Militar De Malta, E Dos Senhores Grão-Priores della em Portugal – Volume III”.

(…) “Comendas da Ordem actualmente existentes ou conhecidas em Portugal Seus nomes ou títulos oferecidos alfabeticamente, com a lembrança das outras antigas que permaneceram Ramos anexos e são estes 32 álèm das unidas ao Grão Priorado do Crato Abreiro; Acre e Fregim Balliagem.” (…)

(…) “Igualmente não poderia ser na referida ocasião contemplada a Igreja de Santa Maria de ffrogim, ffrochim, ou Fregim, do mesmo Arcebispado e no Julgado de Santa Cruz de Sousa ou de Riba-Tâmega: na qual já pelas Inquirições do presente Reinado , feito no ano de 1220 (a s. III y. do Liv. I das de D. Affonso II., ou a f. 71. do Livro erradamente chamado V. das do Sr. D. Diniz) se achou e diceram Joáo Annes Capellanus, e os outros questionados, como não havendo ahi Reguengo, ou fôro algum; não era EI Rei Padroeiro, sem o declararen (a f. 90. Y.; e estavam sendo da Ordem de Malta (xviii.j cafalia) 19 cazaes sómente.“ (…)

A Freguesia de Fregim está descrita igualmente nos registos paroquiais da seguinte forma:

“(…) História administrativa/biográfica

A freguesia de Santa Maria de Fregim era Vigararia e Comenda da Ordem de Malta, no antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, na antiga comarca de Guimarães, passando mais tarde a reitoria. Pertenceu ao antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, extintos pelo Decreto de 24 de Outubro de 1855, tendo passado para o de Amarante pelo Decreto de 31 de Dezembro de 1853. Da diocese de Braga passou para a do Porto em 1882. Comarca eclesiástica de Amarante - 4º distrito (1907). Primeira vigararia de Amarante (1916; 1970). (…)

Desde 1991 existe em Fregim o Centro Cultural e Recreativo de Fregim – 'Os Malteses”, que tem na vertente desportiva a sua grande forma de afirmação, dado que a equipa de futebol de Fregim que participa no campeonato concelhio da FADA, adoptou de forma muito feliz a denominação, “Os Malteses”, o que tem vindo a fazer com que se aguce o apetite de algumas pessoas, sobre a origem desta designação.

A ordem de Malta (…) “Para além das funções militares, dava acolhimento e assistência aos sãos e aos doentes (os mouros pagavam taxa moderadora). Também contribuiu para o povoamento e colonização interna, baseado no princípio ecuménico de horror ao vazio. Criaram-se diversas freguesias que pouco a pouco se foram enchendo de fregueses (fillii aeclesiae).” (…)

Atualmente, a Ordem de Malta já não tem a sua sede pequena ilha mediterrânica com o mesmo nome, mas antes, num pequeno Prédio em Roma e seu jardim, numa área total de 6 Km2, tendo celebrado no dia nove de fevereiro passado, 900 anos . 

Quanto a Fregim, muito há a fazer neste domínio, começando por dignificar a existência da localização dos marcos norte e sul da Ordem na freguesia e realizando todo um trabalho de aproximação à Ordem, através de uma diplomacia, série e segurança no sentido da incorporação na mesmo.

“A Ordem de Malta, uma ordem religiosa de elite, para os membros da nobreza europeia, celebrou os seus 900 anos de existência. Atualmente, a ordem já não luta contra os muçulmanos em nome da fé cristã, mas é detentora de cantinas sociais, lares para idosos, hospitais e outros serviços de saúde e assistência social em 120 países. É ainda uma entidade soberana com poder para imprimir passaportes e emitir moeda. É membro participante nas Nações Unidas e tem relações diplomáticas com 104 países, apesar de não ter qualquer estado a que pudesse chamar de seu – em 1798, Napoleão expulsou-a de Malta.

Pertencer à Ordem de Malta, constitui uma honra e privilégio que nossos bravos antepassados ​​de Fregim conquistaram por virtude e nobreza em sua ação. Esta cache permite conhecer esta mesma história honrosa, um pouco mais da freguesia de Fregim e consecutivamente de Portugal, estando uma cache localizada na área envolvente de uma cruz que se pensa ser referente à Ordem de Malta.  

Cache múltiplo

 

Este simples multi cache é de tamanho micro, leva-vos a conhecer uma das memórias físicas da Ordem de Malta na Freguesia de Fregim, cruzes de pedra, bem perto da igreja de Santa Maria de Fregim. As Cruzes da Ordem de Malta em frente à capela de São Sebastião, na freguesia de Fregim são um verdadeiro património religioso.

 

1º Ponto - Diriga-se a N 41º 15.946 W 008º 06.503

Valor A: Nº Cruzes (inteiras e danificadas) + Anos Existência Ordem Malta + 22

Valor B: Nº Cruzes Telhado Capela + 4

Coordenadas Ponto Final - N 41º 15.A W008º B.652

A Cache contém um cartão de boas-vindas e de informação sobre o que é o Geocaching e um “Log Book”.

Por favor, se levar alguma coisa, deixe algo em troca.

O Geocaching é uma atividade para toda a família e para todas as idades.

Traga a máquina fotográfica, partilhe a sua experiência online, seja discreto e mantenha a cache no local onde encontrou e se possível recolher lixo.

Divirta-se e obrigado pela sua visita!


 

Esta página foi gerada pelo Geocaching Portugal Listing Generator

 

Additional Hints (Decrypt)

Cbfgr Crdhrab N PNPUR AÃB RFGÁ AB ZHEB

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)