Grande Trilho SMA - PT14 - Ponta do Pinheiro Traditional Geocache

Hidden : 2/20/2015

PowerTrail - GT14

O Grande Trilho de Santa Maria, um percurso pedestre de grande rota circular com 80 quilómetros, leva-o a descobrir as paisagens mais deslumbrantes da ilha de Santa Maria, desde as zonas costeiras à mais alta montanha, passando por zonas com alto valor natural e cultural mariense

Na quarta etapa, o trilho levá-lo-á a percorrer parte da costa norte e toda a costa oeste da ilha de Santa Maria, entre o lugar das Bananeiras e o centro histórico da Vila do Porto, num total de 17 quilómetros.
O trilho segue em direcção à costa, onde o desvio à Baía do Raposo leva-o a conhecer as ruínas de dois moinhos de água, a sua levada e um alagar cravado na rocha onde se pisavam as uvas produzidas no local. A cascata e a disjunção prismática das rochas da envolvente são também um geossítio.

Entre na zona de mato e siga o caminho de pé posto, aprecie o som da água a correr nas pequenas ribeiras e dos pássaros. Atento ao som de um piar constante e agudo, pode descobrir a Estrelinha-de-Santa-Maria, um pássaro muito pequeno e endémico desta ilha.
Ao encontrar o Barreiro da Faneca, contemplará um geossítio que mostra a ultima fase eruptiva da ilha de Santa Maria. Trata-se de materialpiroclástico que sob um clima quente e húmido foram alterados em argilas, conferindo-lhe também a cor avermelhada.
Quase no extremo deste terreno árido, percorra o desvio para a Ponta do Pinheiro, um miradouro excepcional para a Baia da Cré, Ilhéu dasLagoinhas e Ponta dos Frades - (Local da Cache).

O percurso continua para a zona do Pilar e em direcção à Cré num caminho de acesso a pastagens e onde continua o terreno árido do Barreiro.
Junto à Casa da Cré, pode contemplar a jazida fóssil de arreias e alguns molúsculos marinhos, mas também, e seguindo o percurso, aplataforma de abrasão marinha da parte Oeste da ilha.
A subida ao Monte Gordo é um desvio onde existe uma vigia da baleia e que oferece outra perspectiva da baía e da Ponta do Pinheiro.
Por entre pastagens, em direcção à Ponta dos Frades, esteja atento ás rochas e pedras que formam os muros. Nestes, existem furos e marcas fosseis resultantes da acção de molúsculos marinhos actualmente extintos.
Contorne a encosta pela pastagem e desça em direcção à praia de calhau rolado, percorrendo também a margem da ribeira dos Lemos em direcção à estátua de Cristóvão Colombo nos Anjos. Estátua erguida em memoria da passagem deste navegador pela ilha de Santa Maria aquando da sua viagem ao continente americano.
Foi no lugar dos Anjos onde os colonos desembarcaram e criaram o primeiro centro populacional. Foi também aqui que existiram váriossaques por parte de piratas e corsários que procuraram alguma riqueza da terra e criação de escravos. A modesta ermida dos Anjos perdura no tempo desde o início do povoamento e nela existe artefactos que marcaram a história dos cativos.
Desfrute da zona balnear e siga em direcção ao porto de pescas onde continuará o percurso por entre pastagens .

O trilho faz-se agora porcaminho de pescadores e pastagens que o levaram até á ribeira do Capitão.

Seguindo um caminho de pé posto, avistará a zona dos Cabrestantes, uma área de rocha de tons castanhos que representa a primeira faseeruptiva da ilha, ainda submarina.
Avista-se as pistas do aeroporto de Santa Maria e o trilho segue ao seu encontro, seguindo o caminho circundante à sua vedação para osudoeste da ilha, numa zona propícia para perceber a evolução tecnológica da aeronáutica mas também aves migratórias raras como asrápidas ou grandes bandos de passeriformes residentes.
Com o final da vedação, continue em direcção a sul para contemplação da reserva natural do ilhéu da Vila. Desça à foz da ribeira Seca evolte a subir até á Ponta do Malmerendo onde o farol é uma referência para os marinheiros e pedestres.

Na continuação do percurso pelo contorno da encosta, terá uma vista privilegiada sobre o porto comercial e o centro da Vila do Porto, aquimais tarde constituído o principal centro populacional da ilha por se representar mais seguro e acessível às áreas de cultivo.
No meio da pastagem, o estábulo que agora existe foi em tempos zona de salinas onde se retirava o sal à água vinda do mar.
Continue pelo caminho de terra que é interrompida pela estrada da Birmânia e zona industrial e continue no caminho de pé posto emdirecção ao Centro histórico de Vila do Porto, passando pelo antigo Convento dos Franciscanos, hoje sede do município; Centro deinterpretação Ambiental de Adalberto Pombo; fontanários do século XVIII; Igreja Matriz ou Igreja das Misericórdias.

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Ab gebapb, whagb qb neohfgb