Skip to content

Celeiro da Terra Multi-cache

This cache has been archived.

sandgrain77: Obrigado a todos que percorreram o concelho da Povoação. 🙂

More
Hidden : 2/28/2015
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




O CELEIRO DA TERRA



Malha do milho

CONCELHO DA POVOAÇÃO



Brasão da Vila da Povoação



”Mapa


A Povoação é uma vila açoriana, localizada na ilha de São Miguel, com cerca de 2100 habitantes. É sede de um município com 110,3 km2 de área e 6327 habitantes (segundo censo de 2011), subdividido em 6 freguesias:


Furnas

Ribeira Quente

Povoação

Nossa Senhora dos Remédios

Faial da Terra

Água Retorta


O município é limitado a norte pelos concelhos da Ribeira Grande e do Nordeste, a oeste por Vila Franca do Campo e a sul e a leste pelo oceano atlântico.


HISTÓRIA


A actual vila da Povoação foi o primeiro povoado açoriano, fundado em 1432. Dada a sua abundante vegetação, cedo se percebeu que possuía férteis terrenos. Foram então trazidos gado, sementes de trigo, legumes e algumas alfaias agrícolas. A Povoação foi elevada a Vila e sede do concelho a 3 de Julho de 1839. A riqueza económica do concelho, desde o seu povoamento até ao século XX, era caracterizada pela cultura de cereais, nomeadamente milho e trigo, facto pelo qual era apelidado de “celeiro da terra”. Hoje em dia, a produção leiteira é a actividade mais influente, seguida do turismo.



Povoação

FREGUESIA DAS FURNAS



Brasão da freguesia das Furnas



Furnas é uma freguesia açoriana do concelho da Povoação. Tem uma área de 70,20 km2 e 1439 habitantes (segundo censo de 2011). As principais actividades económicas são a agricultura e o turismo. As Furnas são conhecidas pela famosa lagoa e pelas suas águas termais, sendo possível desfrutar das suas qualidades no parque Terra Nostra e na Poça da D. Beija. O vale das Furnas detém 22 qualidades de águas mineromedicinais já classificadas, o que constitui a maior hidrópole a nível mundial. De salientar também que pode aqui ser encontrada uma das maiores e mais diversificadas colecções botânicas do arquipélago. No campo gastronómico, destaque para o famoso Cozido das Furnas, confeccionado nas caldeiras.


HISTÓRIA


Em 1613 foram mandadas construir a primeira casa e a ermida da invocação de Nossa Senhora da Consolação. Em 1615, os eremitas que se estabeleceram no vale construíram um convento, contíguo à ermida já existente. Tudo isto foi destruído pela erupção vulcânica que arrasou o vale em 1630. Só anos mais tarde foi novamente estabelecida residência no Vale das Furnas, desta feita por padres Jesuítas, que construíram uma pequena ermida da invocação de Nossa Senhora da Alegria. Nos anos que se seguiram afluíram ao vale habitantes das localidades vizinhas de Ponta Garça, Povoação, Vila Franca e Maia e foram melhorados os caminhos que atravessavam o vale. A freguesia das Furnas foi constituída em 1791.



Vale das Furnas

FREGUESIA DA RIBEIRA QUENTE



Brasão da freguesia da Ribeira Quente



Ribeira Quente é uma freguesia açoriana do concelho da Povoação. Tem uma área de 9,88 km2 e 767 habitantes (segundo censo de 2011). As principais actividades económicas são a pesca e o turismo. A localidade possui uma das maiores frotas pesqueiras de atum do arquipélago dos Açores. A praia do fogo é famosa pelas nascentes hidrotermais submarinas, as quais tornam a água do mar tépida.


HISTÓRIA


Em 1839 a Ribeira Quente é tornada parte integrante do concelho da Povoação (pertencia ao concelho de Vila Franca), sendo aberto o primeiro caminho rudimentar para servir a sua população, o Caminho do Redondo. Em 1940 foram inaugurados os túneis, pondo termo ao isolamento que afectava o povo desta localidade. 1943 foi o ano em que o lugar foi elevado a freguesia. Em 1997, na madrugada do dia 31 de Outubro, deu-se o episódio mais trágico desta freguesia: um volumoso deslize de terras atinge a Canada da Igreja, vitimando 29 pessoas.



Ribeira Quente

FREGUESIA DA POVOAÇÃO



Brasão da freguesia da Povoação



Povoação é uma freguesia açoriana do concelho da Povoação. Tem uma área de 20,22 km2 e 2161 habitantes (segundo censo de 2011). É composta pelos lugares (ou lombas) Lomba do Cavaleiro, Lomba do Carro, Lomba do Botão, Lomba do Pomar e Lomba dos Pós.



Povoação

FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS



Brasão da freguesia de N. Sra. dos Remédios



Nossa Senhora dos Remédios é uma freguesia do concelho da Povoação. Tem uma área de 12,66 km2 e 1112 habitantes (segundo censo de 2011). É composta pelas Lombas do Loução e Alcaide. Foi no passado uma zona de produção de trigo, estando hoje as terras quase inteiramente dedicadas ao pastoreio leiteiro. Foi elevada a freguesia em 1957.



Nossa Senhora dos Remédios

FREGUESIA DO FAIAL DA TERRA



Brasão da freguesia do Faial da Terra



Faial da Terra é uma freguesia do concelho da Povoação. Tem uma área de 12,69 km2 e 359 habitantes (segundo censo de 2011). Conhecida como o “Presépio da Ilha”, está situada no vale onde corre a ribeira do Faial da Terra. Tem na agro-pecuária a sua principal actividade. O Sanguinho constitui o seu ex libris, proporcionando uma experiência ímpar a quem o percorre e visita as suas magníficas quedas de água.


HISTÓRIA


No início do século XVI a terra fértil e a beleza do vale atraíram os primeiros povoadores, que depressa se dedicaram à agricultura. Nota de destaque para a actividade baleeira, que chegou a ser uma das mais activas da ilha de São Miguel.



Faial da Terra

FREGUESIA DE ÁGUA RETORTA



Brasão da freguesia de Água Retorta



Água Retorta é uma freguesia açoriana do concelho da Povoação. Tem uma área de 14,97 km2 e 489 habitantes (segundo censo de 2011). O curioso nome da freguesia provém de uma ribeira que a atravessa, que se contorce durante o seu percurso. É constituída pelos lugares de Terra Chã, Lomba das Fagundas e Fajã do Calhau.


HISTÓRIA


Água Retorta foi povoada pouco tempo depois da vila da Povoação. A sua ermida, edificada em honra de Nossa Senhora da Penha de França, foi edificada em 1885. O lugar foi elevado a freguesia em 1839.



Água Retorta



A CACHE

Esta multi-cache tem como objectivo dar a conhecer o concelho da Povoação e as suas 6 freguesias. Dada a sua distribuição geográfica trata-se de uma cache demorada, que implica deslocações entre os vários pontos. Para a sua realização é necessário possuir um smartphone com câmara fotográfica e acesso à internet. Pede-se especial discrição nos 5.º e 7.º pontos, dada a provável presença de muggles. O container final é frágil e requer cuidado no seu manuseamento. Não publique fotos que o revelem! Espero que gostem!





Nas coordenadas iniciais deverá procurar a informação necessária para responder à seguinte questão: Quantos anos durou a construção da igreja de Nossa Senhora da Alegria? Envie um mail para o endereço oceleirodaterra@gmail.com , colocando a resposta no campo “assunto”. (Usar algarismos!) Se a resposta estiver correcta, receberá por mail as informações necessárias para o ponto seguinte. Se houver alguma dificuldade, o contacto de helpdesk é o joaoseica@gmail.com


Ao longo desta cache ser-lhe-á pedido para enviar alguns mails. Por favor não responda aos mails que receber com indicações, escreva sempre um novo mail.












Additional Hints (No hints available.)