Skip to content

Casal Cambra eLeVaDo Traditional Geocache

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Olá Adventure4Fun,

Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do owner para verificar o estado da geocache.
Até lá, ficará temporariamente inactiva.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Esta designação serve para geocaches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.
Como owner, tem ao dispor, pelo menos, quatro soluções possíveis:

  1. Efectuar a manutenção necessária e reactivar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efectuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente activa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desactivada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 60 dias.
Relembro que não é possível desarquivar uma geocache que seja arquivada por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
Hidden : 12/20/2014
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation
Casal Cambra eLeVaDo

Casal de Cambra é uma freguesia do concelho de Sintra que faz fronteira com os concelhos de Odivelas e Amadora.

Em 1997 Casal de Cambra passou a freguesia, deixando de ser uma povoação da freguesia de Belas tendo sido elevada a vila em 12 de Junho de 2009.

Em séculos passados os seus terrenos eram cobertos por extensas searas sendo “grandes terras de pão”.
Desde o século XV, a Quinta do Casal, como era denominada nessa época, pertencia à Infanta D. Beatriz, mãe de D. Manuel I.
Estas terras entraram posteriormente no século XVI na casa da Rainha e tomaram o nome de Câmara, destinando-se o rendimento dessas terras ao sustento da casa da Rainha.
Na última metade do séc. XVI deve ter sido construída nesta vila a existente Ermida de Santa Marta.
No Séc. XVII cresce o povoado e divide-se esta Quinta em alguns casais.

Casal de Cambra em 1940 era chamada de “ Casal de Camera”, “Lugar de Camera” ou “Casais de Camera”.

Era uma propriedade rústica destinada à exploração agrícola e pecuária. O Bairro foi-se expandindo com a construção de carácter familiar e não com o aspecto comercial.

Defende-se que o actual nome deste bairro se deve ao desenvolvimento mais significativo de um Casal no lugar da Câmara devido à pressão exercida na altura pela grande cidade de Lisboa que ia empurrando as pessoas para a periferia.

O nome inicialmente utilizado, “Casal de Camera”, passou a “Casal de Cambra” quando, passados muitos anos um homem foi registar uma bicicleta à Câmara de Sintra e em vez de escrever” Camera” escreveu “ Cambra”. Então, a partir daí esta localidade ficou a chamar-se “ Casal de Cambra “.

O loteamento clandestino que deu lugar ao actual bairro de Casal de Cambra iniciou-se em 1963 com a venda de uma grande propriedade em parcelas. Os novos proprietários, em 1968 procederam à subdivisão daquelas parcelas, dando-se início à construção clandestina. Os edifícios construídos foram essencialmente moradias com um e dois pisos destinados a habitação própria. Construíram-se algumas moradias para arrendamento e apareceram posteriormente edifícios de habitação colectiva com vários andares, normalmente construídos por emigrantes.
A recuperação do bairro iniciou-se em 1973, havendo em 1979 um trabalho intensivo para evitar o aparecimento de novas construções, enquanto o projecto se encontrava em elaboração.
Em 1982 iniciaram-se as seguintes obras de redes de abastecimento de água, esgotos e arruamentos.
Sendo Casal de Cambra um bairro clandestino, os seus moradores não tinham qualquer espaço colectivo. Assim, construíram um Edifício Social junto à Lagoa de Casal de Cambra. Esta Associação foi construída pelos moradores que trabalharam voluntariamente e deram os materiais de construção.
A população foi crescendo dia a dia e havia necessidade de recorrer com frequência à Junta de Freguesia de Belas pelo que foi criado um gabinete da Junta de Freguesia, onde o Presidente da Junta de Belas se deslocava duas vezes por semana para atender a população.
Alguns anos após esta construção, começou aqui a funcionar a 1ª Escola de Casal de Cambra pois já havia muitas crianças em idade escolar.

É de salientar que, em 1911 as águas de “ Casal de Camera “, depois de analisadas eram uma excelente água tonica, indicada para o tratamento de anemias, linfatismo e dispepsia. Em 1913 estas águas foram exploradas pela Empresa das Águas.

A GeoCache

Esta cache dá-nos a conhecer uma vista panoramica para o vale pitoresco ligado ao Concelho de Sintra com a Serra de fundo mas com a particularidade para as partes do aqueduto junto à localidade de D. Maria.


Alertas e Cuidados:

Discrição é necessária pois existe movimento de muggles e não há necessidade de criar alarido.

É necessario material de escrita pois não está disponivel na geocache.

POR FAVOR!!! Deixa tudo como estava ou melhor! A GeoCache deve ser re-colocada como foi descoberta pois a sua existencia depende disso!

Quando fizeres geocaching, traz contigo um saco para ir apanhando lixo, ao longo do caminho.
Pratica CITO - 'Cache In Trash Out', o ambiente agradece.

Boa Cachada e Divirtam-se :)


Flag Counter

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Qronvkb qn Crqen Whagb nb Zheb qnf Nagranf

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)