Skip to content

Bem vindos a Paio de Pelle Multi-cache

Hidden : 10/24/2014
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


                

 

 A  Freguesia de Praia do Ribatejo foi uma antiga vila e sede de Conselho. Denominava-se, então, Paio de Pelle e possuía a Câmara, Juiz Ordinário.

Este nome apareceu no Foral que D. Manuel I deu à vila em 22 de Dezembro de 1519.

Pensa-se que o nome, Paio de Pelle, vem de D. Gualdino Pais, Grão-Mestre dos templários, a quem foi doada a Freguesia de Santa Maria do Zêzere, por D. Afonso Henriques, devido a serviços prestados ao Reino. Teria sido D. Gualdine Pais a dar o primeiro Foral a vila, por volta de 1180. D. Gualdine Pais mandou construir um castelo, entre a vila e a Igreja Matriz, castelo do Zêzere, do qual hoje apenas restam algumas ruínas, e no qual foi mandado construir a Igreja Matriz. Neste local encontra-se hoje, o cemitério de Praia do Ribatejo.

Pay de Pelle foi Comenda da Ordem do Templo até 1311 e 1319 e 1843 Foi Comenda da Ordem de Cristo.

Foi ainda erguido o Convento de Nª Srª do Loreto, da Província de Santo António dos Capuchos, sendo este fundado por D. Álvaro Coutinho, Comendador da Comenda de Santa Maria de Almorol, da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo. A primeira pedra teria sido lançada em 13 de Março de 1572 por D. Álvaro.

Existe ainda um castelo, famoso pela sua estranha localização, o castelo de Almorol, situado no meio do Tejo. Foi baluarte templário, palco de “cortes de amor” e morada de gigantes e mouras, ainda hoje, este misterioso castelo fascina com as suas lendas e até com algumas histórias de pessoas antigas.

O património foi-se perdendo ao longo dos anos, principalmente com o terramoto de 1 de Novembro de 1755, o qual deixou em Ruínas o Convento do Loreto e o Castelo de Almorol.

Contudo a vila foi-se desenvolvendo devido à sua proximidade do Poligno Militar de Tancos, e à ligação com a outra margem do rio, feita pela antiga ponte ferroviária, ao trânsito rodoviário.

Em 9 de Setembro de 1927 a vila passou a designar-se por Praia do Ribatejo, ficando o nome de Paio de Pele na memória da História...

(Rita Inácio)

 

   No inicio do seculo passado a vila a Vila foi crescendo graças as varias industrias de extração e transformação de madeiras que por aqui existiam, muito por causa dos bons acessos, primeiro do rio Zêzere e Tejo, por onde eram transportadas as madeiras, e também de comboio pela linha do leste.

Outra fonte de crescimento foram também os vários quartéis que ainda hoje aqui existem, que trouxeram para esta Vila muita gente que acabou por aqui ficar a viver, sendo disso um bom exemplo o chamado Bairro de Angola, que foi crescendo por alturas da guerra colonial.

Só que curiosamente as fontes de crescimento da vila foram exatamente as mesmas que mais tarde viriam a contribuir para alguma estagnação.
A partir dos anos oitenta do seculo passado as industrias de madeiras, pertencentes à família Vieira da Cruz, entraram em declínio, acabando por falir anos mais tarde, lançando muitos habitantes locais para o desemprego, deixando muitas famílias na miséria já que  muitos dos os ordenados em atraso nunca foram pagos, fazendo com que muita gente tivesse de rumar a outras paragens para procurar  sustento.
Também os quarteis contribuíram para alguma estagnação, já que muitos terrenos da freguesia são militares, e mesmo nos que com eles confinam sempre existiram algumas restrições à construção. Como hoje  em dia são menos os militares, o reduziu o movimento/crescimento desta localidade.
Ciente dessa realidade a Junta de Freguesia  tem feito um esforço no sentido de desenvolver a localidade, apoiado as varias iniciativas que visem dar a conhecer, trazer gente e desenvolver a Vila.
Para além do apoio que desde a primeiro hora disponibilizou para os vários eventos de Geocaching, em particular a Mini Super Liga GeoPT
 , tem apoiado outras iniciativas, nomeadamente em caminhadas e BTT, tendo inclusive aberto alguns trilhos, e planeia abrir outros.

O local onde se encontra a cache é o caminho que antigamente ligava a antiga vila de Paio de Pelle ( atual Praia do Ribatejo ) a Punhete ( atual Constância ), e que foi recentemente aberto pela Junta de freguesia para a pratica de caminhadas e BTT. 

 

 

Estacionar em qualquer um dos parques recomendados, a distância a percorrer será mais ou menos a mesma já que no ponto inicial vão encontrar um pequeno conteiner onde estão as coordenadas finais.

 

Additional Hints (No hints available.)