Skip to content

Flor de Sal - Castro Marim Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela compreensão,
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor/Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
Hidden : 9/21/2014
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

O Objectivo desta GeoCache é dar a conhecer as salinas de Castro Marim, uma das principais atividades no Concelho, onde se produz um do melhor sal marinho do mundo, e a fina Flor de Sal, que deu nome a esta GeoCache. Poderá igualmente disfrutar de uma paisagem singular, onde contemplará as salinas, a Vila de Castro Marim, Vila Real de Santo António, Ayamonte, o Rio e o Sapal de Castro Marim.


Bandeira Portuguesa

Flor de Sal

A Flor de Sal, a “fina flor do sal marinho”, é composta por pequenos cristais quebradiços, e deve a sua brancura ao facto de nunca tocar no fundo da salina. 

A produção de Flor de Sal consiste num processo paralelo à produção de Sal Marinho Tradicional. A água ao evaporar nos cristalizadores das salinas permite a formação de cristais de sal que se formam, inicialmente, à superfície da água e que vão depositando, com o tempo, no fundo dos talhos; os cristais de sal que se formam à superfície da água constituem a Flor de Sal.

A Flor de Sal possui um sabor delicado, que se prolonga no paladar e acentua, como nenhum outro sal, o sabor natural dos alimentos, sendo os cristais facilmente desagregados entre os dedos.

É o produto ideal para culinária, destinando-se sobretudo ao tempero de alimentos já confeccionados, tais como carnes e peixes grelhados, legumes cozidos e saladas, pois dissolve-se facilmente e realça o sabor dos alimentos.

Flor de Sal

Fotografias gentilmente cedidas pela "SalMarim"

Jardins de Sal

No extremo meridional do Algarve, em Castro Marim, o Guadiana, o oceano e o homem esculpiram os sapais donde emergem as salinas. Esta teia complexa de canais e pequenos espelhos de água espraia-se por mais de 300 hectares através de dois concelhos, Castro Marim e Vila Real de Santo António, sobre um solo argiloso compactado por séculos de labor humano, formando um verdadeiro prado marinho, pontuado por “jardins de sal”.

Preservados pelo saber tradicional, intemporais, os instrumentos e gestos de recolha mantêm uma ligação harmoniosa com a natureza. O balancear das marés, as brisas de levante, os diferentes viveiros e cristalizadores, a recolha manual quotidiana, a dimensão humana das explorações expressam na modernidade, a tradição milenar.
Uma situação geográfica e geológica única, ponto de encontro entre o Atlântico e o Mediterrâneo, a qualidade ambiental da Reserva Natural e a sabedoria do salineiro conjugam-se para oferecer um produto natural de alta qualidade: o Sal de Castro Marim.

Jardins de Sal

Fotografias gentilmente cedidas pela "SalMarim"

Cristais e minerais

Mais do que simples cloreto de sódio, este sal contem todas as riquezas naturais do mar. Do oceano ao talho, a água marinha vai concentrando a salinidade sob a acção do sol e do vento, enriquecendo os cristais de sal de elementos minerais, úteis e necessários à saúde.
Conserva assim a maior parte dos sais minerais (sódio, magnésio, cálcio e potássio) e oligoelementos (ferro,zinco, manganésio e mesmo iodo e fluor) presentes na água do mar, revelando-se uma fonte importante de elementos essenciais ao funcionamento do organismo. É especialmente rica em magnésio, componente fundamental para as reações enzimáticas do metabolismo e mantém uma relação equilibrada entre a percentagem de sódio e de potássio.

Recolha de Sal

Fotografias gentilmente cedidas pela "SalMarim"

O Local - Simbiose entre a natureza e o homem

Dos cerca de dois mil hectares que integram a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, 60% correspondem a zonas húmidas, sendo 30% sapais e 28% salinas.

As salinas, embora sejam um habitat artificial, são de grande valor para as aves aquáticas, permitindo um equilíbrio notável entre o aproveitamento económico de um recurso e a conservação de valores naturais.

Ao interesse paisagístico das salinas, acresce o facto de constituirem verdadeiros santuários de biodiversidade mercê das diferenças de salinidade, profundidade e formações vegetais que se encontram no seu interior, permitindo a coexistência, numa área relativamente confinada, de grande variedade de organismos da base da cadeira trófica. Este facto é explorado pelos grupos situados em níveis superiores, particularmente as aves, para as quais as salinas possuem ainda o atractivo de não sofrerem a influência do ciclo diário das marés, oferecendo-lhes portanto condições de alimentação e abrigo particularmente vantajosas.

Uma grande proporção das aves aquáticas que ocorrem na Reserva Natural concentram-se nas salinas, onde beneficiam de vastas áreas de alimentação. No período de Inverno e de migração pós-nupcial, podemos encontrar nestas áreas uma grande abundância e diversidade de espécies de patos, garças, cegonhas, colhereiros, flamingos, andorinhas-do-mar e limícolas, sendo estas últimas o grupo dominante.

No final da Primavera e início do Verão, a abundância de aves nas salinas diminui significativamente, mas a sua importância é então acrescida por albergar populações de espécies que dependem quase exclusivamente deste habitat para nidificar. É ocaso da andorinha-do-mar anã e de limícolas como o Perna-longa, o Borrelho-de-coleira-interrompida e o Alfaiate. Esta última é uma espécie de estatuto vulnerável que tem nas salinas do sudeste algarvio o único núcleo reprodutor regular a nível nacional.

A Cache

O Objectivo desta GeoCache é dar a conhecer as salinas de Castro Marim, uma das principais actividades no Concelho, onde se produz um do melhor sal marinho do mundo, e a fina Flor de Sal, que deu nome a esta GeoCache. Poderá igualmente desfrutar de uma paisagem singular, onde contemplará as salinas, a Vila de Castro Marim, Vila Real de Santo António, Ayamonte, o Rio e o Sapal de Castro Marim.

Para acesso ao local, existe uma estrada, marcada com as Coordenadas de "Trilho". Sigam essa estrada e virem no primeiro cruzamento à direita. Estacione e dê a volta ao carro no sitio marcado com as coordenadas de "Parque". Se avançar pela estrada terá de voltar de marcha a trás

A Geocache é pequena, não é convencional nem usual e está muito bem escondida !

Para retirar o conteiner no seu ninho é necessário encontrar o sitio certo para puxar, devagar e com cuidado, caso contrario, o conteiner não sairá. Não destrua o local onde ela está para tentar tira-lo de outra forma pois ela não sairá, tente novamente.

Deixe tudo como encontrou para que o tesouro tenha a mesma dificuldade para todos.

Bandeira Inglesa

Description Geocache:

The objective of this GeoCache is to introduce the salt pans of Castro Marim, one of the main activities in the County, which produces one of the best sea salt in the world, and the fine flower of salt, which gave name to this GeoCache. You can also enjoy a unique landscape, which will include the salt, the village of Castro Marim, Vila Real de Santo António, Ayamonte, the River and the marshland of Castro Marim.

Fine sea salt flower

The "fine sea salt flower", is composed of small crystals brittle, and owes its whiteness to the fact that never touches the bottom of the salina.

Production of salt flower is a parallel to the production process Traditional Sea Salt. The water evaporated in the crystallizer of the salt allows the formation of salt crystals that are initially formed on the surface of the water and that are deposited over time on the background of butchers; salt crystals that are formed are the water surface Bloom Salt.

The salt flower has a delicate flavor that extends and enhances the taste, like no other salt, natural flavor of foods, and the disaggregated crystals easily between the fingers.

It is the ideal product for cooking, and is intended primarily for seasoning food already prepared, such as grilled meats and fish, cooked vegetables and salads, because it dissolves easily and enhances the flavor of food.

Gardens of Salt

At the southern end of the Algarve, in Castro Marim, the Guadiana, the ocean and the man carved the marshes where the salt emerge. This complex web of canals and small bodies of water spreads out over more than 300 acres through two counties, Castro Marim and Vila Real de Santo António, on a compressed clay soil by centuries of human labor, forming a true marine meadow, punctuated by "salt gardens".

Preserved by the traditional, timeless knowledge, tools and gestures collection maintains a harmonious connection with nature. The balance of the tides, the breezes of the uprising, the different ponds and crystallizers, daily manual collection, the human dimension of farms expressed in modernity, the millenary tradition.

A unique geographical and geological situation, the meeting point between the Atlantic and the Mediterranean, the environmental quality of the Nature Reserve and the wisdom of salineiro are combined to offer a high quality natural product: Sal Castro Marim.

Crystals and minerals

More than just sodium chloride, this salt contains all natural resources of the sea. From the ocean to the butcher, the seawater will concentrate salinity under the action of sun and wind, enriching the crystals of salt minerals, useful and necessary health elements.

Thus retains most of the minerals (sodium, magnesium, calcium and potassium) and trace elements (iron, zinc, manganese and even iodine and fluorine) present in seawater, revealing a significant source of the essential functioning of the organism . It is especially rich in magnesium, a key component for enzymatic reactions in metabolism and maintain a balanced relationship between the percentage of sodium and potassium.

Symbiosis between nature and man

Of about two thousand acres comprising the Marshland Nature Reserve of Castro Marim and Vila Real de Santo Antonio, 60% are wetlands, marshes being 30% and 28% saline.

Saline, although an artificial habitat, are of great value for waterfowl, allowing a remarkable balance between economic use of a resource and the conservation of natural values.

The landscape value of salt, added to the fact constitute true sanctuaries of biodiversity through differences in salinity, depth and plant formations that are inside it, allowing the coexistence, in a relatively confined area, the wide variety of organisms from the base of the chair trophic. This fact is exploited by groups located at higher levels, particularly birds, for which the salt have still attractive not to suffer the influence of the daily tidal cycle, thus offering them food conditions and particularly advantageous shelter.

A large proportion of waterbirds occurring in the Natural Reserve concentrated in saline, the? Nde benefit from vast areas of supply. In winter period and post-nuptial migration, we find these areas a great abundance and diversity of species of ducks, herons, storks, spoonbills, flamingos, sea-swallows and shorebirds, the latter being the dominant group.

In late spring and early summer, the abundance of birds in the salt decreases significantly, but its importance is then added to harbor populations of species that depend almost exclusively on this habitat for nesting. It is sunset of sea-swallow dwarf and waders as the Stilt, Sandpiper-Plover-interrupted and the Tailor. The latter is a kind of status that is vulnerable in the saline southeast Algarve single core regular player nationally.

The Cache

The objective of this GeoCache is to introduce the salt pans of Castro Marim, a major activity in the County, which produces one of the best sea salt in the world, and the fine flower of salt, which gave name to this GeoCache. You can also enjoy a unique landscape, which will include the salt, the village of Castro Marim, Vila Real de Santo António, Ayamonte, the River and the marshland of Castro Marim.

To access the site, there is a road, marked with the coordinates of "Rail". Follow this road and turn right at the first intersection. Park and go around the car in the marked with the coordinates of "Park" site. If the road will move back from the march back.

A Geocache is small, is unconventional or unusual and is well hidden!

Leave everything as it found that the treasure has the same difficulty for all

Additional Hints (Decrypt)

Arz ghqb b dhr cnerpr é ! Abg rirelguvat vf jung vg frrzf!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)