Skip to content

Meus Amores Multi-cache

Hidden : 8/27/2014
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Tuna "Os Meus Amores"

A Tuna "Os Meus Amores" é um grupo de alunos e Professores do Agrupamento de Escolas de Mogadouro que se focam na música, diversão e espirito tuno. 

Esta cache vai levá-los a conhecer os locais por onde a Tuna passa principalmente. Divirtam-se e apreciem os locais.


Os Meus Amores

Historial da Tuna “Os Meus Amores”

Tudo começou em 1995 com umas aulas de viola. Daí ao nascimento da Tuna da Escola Secundária de Mogadouro, em 1996, foi um passo. Era principalmente formada por alunos do Ensino Secundário e alguns professores, apreciadores de boa música e saudosos dos tempos boémios da universidade. Poucos mas bons. Ainda chegaram a atuar em eventos em Mogadouro (festas de fim de ano da escola, atuações no lar da Santa Casa da Misericórdia), mas também fora da vila: a 9 de Maio de 1999, em Macedo de Cavaleiros, obtiveram um honroso e merecido 2º lugar do 2º Festival Diocesano da Canção Religiosa; logo no mês seguinte, foram convidados pela Associação Mogadouro Vivo, para participarem no Sarau Cultural que teve lugar no Teatro Sá da Bandeira do Porto.

Tudo correu bem até 2001… Mas como acontece muitas vezes na vida de todos nós, os caminhos dos tunos mogadourenses separam-se e cada um foi para o seu lado e ficaram as lembranças de momentos únicos partilhados com paixão.

Tal como uma Fénix renascida, a Tuna voltou a voar em 2006. Primeiro timidamente mas com uma pequena grande diferença: para além de alunos da escola e de professores, integraram o grupo, antigos alunos que já tinham feito parte da 1ª tuna.

Este renascer trouxe outra novidade… agora este grupo de amantes de música dá pelo nome de Tuna “Os Meus Amores”, relacionado com o escritor local, Trindade Coelho. Esta Tuna tem atuado em vários eventos na vila e ainda em localidades próximas.

As solicitações constantes devem-se a três razões: empenho, profissionalismo e bom humor. Este espírito foi deixado pelo saudoso Professor Doutor Jacinto Manuel Galvão, mentor deste projeto. Os seus ensinamentos continuarão presentes agora e sempre.

O “nosso” mentor

O “nosso Jacinto” se me permitem que assim me refira, era um apaixonado pela música, pelo ensino, pela leitura, pelos amigos e família…

Um curioso Trecho do volume III de 'Cuadernos de Lanzarote' de José Saramago: 'También me escribió, por intermedio de la editorial, un profesor de la Escuela Secundaria de Mogadouro, que vive en la aldea de Brunhosinho, que me trata como Excelentísimo Señor Doctor, a mí, que nací en Azinhaga. Se llama Jacinto Manuel Galvão, frecuentó el curso de doctorado de la Universidad de Salamanca, y ahora piensa hacer una tesis sobre mi «obra» (como nunca me habituaré a pronunciar esta palabra con naturalidad, la pongo entre comillas) por lo que le gustaría cambiar algunas impresiones conmigo. Dice que vive lejos de Lisboa, pero que tendrá el mayor placer en hacer el viaje. Vamos a ver cómo se resuelve el problema: él parece no saber lo lejos que vivo, también yo, de Lisboa...

Musicou a peça “Trindade Coelho” que foi apresentada no ano do seu falecimento, nas comemorações das festas da Nossa Sra. Do Caminho. Paulo, um amigo, afirma: “o Jacinto era um apaixonado pelo Trindade. As coincidências foram tantas que só de pensar até me emociono, pois foi muito intenso: primeiro, o Jacinto faleceu no dia da morte do Trindade Coelho, uns dias antes da peça estrear, inclusive no ano do centenário da morte de Trindade. Gente como o Jacinto, disponível, incapaz de dizer não, não aparecem todos os dias nas nossas vidas qualquer coisa que perpetuasse a sua forma de estar na vida, como exemplo para os alunos de Mogadouro… podia ser uma coisa simples, como ele era… mas que os vindouros pudessem ver e saber”.

Foi criado o prémio “Jacinto Galvão (Tuna mais Tuna)” no Festival de Tunas da Santa Ana. A Tuna que ganha este prémio fica automaticamente convidada à edição seguinte.

A Cache

Para descobrir a localização final desta cache terá de visitar:

  • No ponto inicial, a Casa da Cultura de Mogadouro. Local de atuação frequente da tuna, terá de contar o seguinte: Número de letras das placas informativas de cada uma das entradas da Casa. Ex: "Auditório". Esse será o X.
  • No ponto intermédio de nome "Escola" deverá olhar para o logotipo, verificar quais das letras não estão inseridas como tipografia (estão "desenhadas") e escolher uma das seguintes opções:
    1. 'S' e 'M', Y = 824
    2. 'S' e 'A', Y = 432
    3. 'E' e 'S', Y = 526
    4. 'E' e 'I', Y = 108

O cálculo da coordenada final é o seguinte:

N 41º 19,[(X + 9) x 10]

W 6º 42,Y

Pode verificar a solução em GeoChecker.com.

This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)