Skip to content

Dobra à Vista! [MONTEJUNTO] EarthCache

Hidden : 7/7/2014
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



A Serra de Montejunto é o miradouro natural mais alto da Estremadura, elevando-se a 666 m de altitude. Esta estrutura geológica, com 15 km de comprimento e 7 km de largura, é rica em algares, grutas, lagoas residuais, necrópoles e fósseis pré-históricos. Situa-se no norte do distrito de Lisboa, entre os concelhos do Cadaval, a norte, e Alenquer, a sul. Apenas 65 km a separam de Lisboa, distância que facilmente se percorre utilizando as auto-estradas.



A Serra de Montejunto pertence a uma unidade estrutural característica o “Maciço Calcário Estremenho”. Este maciço, geograficamente descontínuo e com orientação NE-SW, engloba as Serras de Sicó, Alvaiázere e Maciço de Porto de Mós,constituindo a Serra de Montejunto o seu prolongamento para Oeste. Do ponto de vista estrutural e tectónico, a Serra de Montejunto está dividida em duas partes por uma zona de fracturas transversais. A zona NE é limitada, do lado oriental, por falhas de orientação NE-SW e o contacto entre as formações Mesozóicas e Cenozóicas é mais ou menos vertical, com tendência para cavalgamento das primeiras sobre as segundas, na zona de S. Salvador e Pedreira. Na área do Cercal e Pragança as falhas, mais ou menos verticais, têm uma orientação aproximadamente N-S. A zona SW da Serra de Montejunto está caracterizada pela presença de diversas falhas de orientação NE-SW e na área de Cabanas de Torres, Vila Verde dos Francos e Maxial, falhas de assentamento transversal mais modernas cortam as falhas NE-SW. A Serra é predominantemente constituída por rochas calcárias, no entanto, em certas áreas podem ser encontradas algumas rochas vulcânicas (doleritos e rochas de composição basáltica), rochas vulcânicas alteradas e grés com vegetais fósseis de vários períodos. Alguns dos recursos minerais da Serra de Montejunto têm sido utilizados como materiais de construção e empedramento, designadamente os saibros, as areias do Jurássico Superior e, sobretudo, do Cretácico. As argilas terciárias da região de Abrigada são aproveitadas para a indústria de cerâmica e os calcários são aproveitados para brita, preparação de cal e construção.



A Litosfera é constituída por diversas "placas", denominadas "Placas Tectónicas", que se deslocam umas em relação às outras. Ao movimentarem-se entre si causam a deformação das rochas presentes nas zonas junto às suas fronteiras. Esta deformação pode ser frágil (falhas) ou dúctil (dobras). A deformação pode compreender um comportamento frágil se as rochas estiverem sujeitas a baixas pressões e temperaturas muito abaixo do ponto de fusão dos minerais que as constituem. Nessas circunstâncias, como se verifica uma grande rigidez dos materiais, a deformação pode conduzir a fractura dos blocos rochosos , ou seja, à formação de Falhas.



Por outro lado as deformações sofrem um comportamento dúctil se as rochas estiverem sujeitas a pressões e temperaturas elevadas. Daqui resulta que as Dobras se formem geralmente em zonas mais profundas da litosfera, onde a temperatura é mais elevada, potenciando a deformação dúctil das rochas.


O dobramento das rochas ocorre normalmente de forma lenta no interior da crosta ou do manto. Emergem à superfície devido aos movimentos tectónicos e à erosão. Os elementos de dobra, que caracterizam a geometria das dobras, são:

- os flancos, ou vertentes da dobra, porções de menor curvatura;

- a charneira, que corresponde à zona de convergência das camadas de cada flanco, ou seja, a linha que une os pontos de máxima curvatura de uma dobra;

- o núcleo, formado pelas camadas mais internas da dobra;

- o plano ou superfície axial, plano que contém as charneiras dos diferentes estratos dobrados, dividindo a dobra em dois flancos sensivelmente iguais;

- o eixo da dobra, que corresponde ao ponto de interseção do plano axial com a charneira.



As dobras podem ser classificadas segundo a sua disposição espacial e segundo a idade das rochas que as constituem:

- De acordo com a disposição espacial das dobras, estas podem ser denominadas dobras antiforma, com concavidade voltada para baixo, dobras sinforma, com concavidade voltada para cima, ou dobras neutras, cuja abertura se orienta lateralmente (com eixo vertical).

- De acordo com a idade das rochas que as constituem, estas podem ser desigandas por rochas anticlinais, quando as rochas mais antigas se encontram no núcleo da antiforma, ou por rochas sinclinais, quando as rochas mais recentes se localizam no núcleo da sinforma. Entre as estruturas dobradas é frequente distinguir formações, originadas por erosão, denominadas domas, em que a parte central é ocupada pelos estratos mais antigos, e bacias ou cuvettes, em que a parte central é ocupada pelas camadas mais recentes.



Quanto à simetria, as dobras, quando mantêm a espessura dos estratos, denominam-se isopacas; se os estratos se encontram deformados, as dobras denominam-se anisopacas. Numa dobra, a posição das camadas rochosas no espaço pode ser definida pela direção e pela inclinação das camadas. A direção da camada é dada pelo ângulo formado pela diretriz (definida pela interseção do plano da camada com o plano horizontal) com a direção N-S geográfica dada pela bússola. A inclinação dos estratos, correspondente ao ângulo formado pela pendente (linha de maior declive) com o plano horizontal, é determinada com clinómetros.



Para logares esta Earthcache deverás chegar até ao GZ, olhar para Oeste e responder às seguintes perguntas:


1. Existe mais que uma dobra?


2. Classifica a dobra/dobras quanto à sua disposiçao espacial.


3. Classifica a dobra/dobras quanto à disposição da sua sequência estratigráfica.


4. As camadas da dobra/dobras são uniformes? Classifica a dobra/dobras tendo em conta a tua resposta na pergunta anterior.



I am a proud





Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)