Skip to content

Celtis Australis Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
Hidden : 4/14/2014
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


CELTIS AUSTRALIS


 


Celtis Australis

      O nome científico da árvore que conhecemos por lódão-bastardo, ginginha-do-rei, agreira, lodoeiro, lódão ou nicreiro é Celtis australis. Esta árvore é caducifólia/caduca (numa certa estação do ano perde as suas folhas). Pode chegar a ter 30 metros de altura máxima, variando esta entre os 15 e os 30 metros. Tem geralmente o tronco direito, grosso, com a casca cinzenta, quase lisa, sem estrias ou fendas marcadas. A copa do lódão é redonda, com muitos ramos erectos e raminhos finos pubescentes (ramo provido de pêlos muito finos, semelhantes a uma lanugem) ligeiramente pendentes.

 

Folhas     
       As folhas são de forma oval lanceolada, dentadas, com 5 a 15  centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura. A face  superior é verde escura e áspera e a face inferior verde  acinzentado, com pilosidade nas nervuras.



      FlorAs flores, sem pétalas, são hermafroditas ou masculinas, de cor amarela esverdeada e pequenas. A floração ocorre entre Março e Maio.


 

Fruto maduro       O fruto é uma drupa carnuda, lisa, esférica, glabro  (desprovido de pêlos), mas rodeado de pêlos na base. É  comestível e doce, com cerca de 1 centímetro de diâmetro.  Começa por ser verde, passando a amarelo ou avermelhado e  depois a roxo escuro ou quase negro quando maduro. A  maturação ocorre entre Setembro e Outubro e o fruto  permanece na árvore até ao inverno. Cada fruto tem apenas  uma semente (caroço) acastanhada.



Celtis Australis - Lisboa


      Encontra-se sobretudo em linhas de água, margens de ribeiras e rios, uma vez prefere os solos ricos e húmidos. Contudo é pouco exigente quanto ao solo, resistindo em solos secos, calcários ou siliciosos Resiste a Verões longos e secos e ao vento. De crescimento lento, vive 200 anos em média, podendo atingir os 600 anos. É muito usada como árvore ornamental em parques urbanos, jardins e ruas por causa da sua tolerância à poluição.




exemplos centenarios  Na Península Ibérica encontra-se  sobretudo no centro e sul de Portugal, em  toda a costa mediterrânica, no oeste da  Andaluzia e na Estremadura espanhola.  Embora menos abundante, também se  encontra em Castela-Mancha, Aragão, nas  várzeas do sudeste da Comunidade  autónoma de Madrid, nas vertentes  meridionais da Serra de Gredos e no  Parque Natural de Arribes do Douro.



Maderia


      A sua madeira é usada para inúmeros fins, como carpinataria, mobiliário, pavimentos, portas, artigos desportivos, carroçarias, etc. As raízes eram usadas para fabricar cachimbos. A casca tem uma essência que era usada como corante amarelo de seda.




This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)