Skip to content

Geo-PhotoWalk pela Fornea Event Cache

This cache has been archived.

patinhofeio: Olá amigos geocachers.
Passados os 30 dias após este evento, chegou a hora de arquivar para dar lugar a outros projetos.
Um obrigado especial a quem participou pela companhia, pelo companheirismo e pelos maravilhosos logs e fotos que foram deixando.
Espero por todos vós num próximo PhotoWalk.
Boas cachadas a todos.

More
Hidden : Sunday, April 13, 2014
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Geo PhotoWalk pela Fornea
DESCRIÇÂO:
A Fórnea, como o próprio nome indica, é um recuo pronunciado em forma de anfiteatro, de uma zona baixa para dentro de um planalto calcário. À parte da explicação científica, os habitantes locais chamam-lhe, até aos dias de hoje, de Fôrnea devido à sua forma que se assemelha a um forno. A designação de Fórnea advém da explicação científica da formação natural desta depressão.

Porque os solos da Serra de Aire e Candeeiros são ocos e apresentam vácuos, puderam dar origem às diversas grutas da região, mas também a este cenário natural impressionante, uma depressão de milhões de anos rodeada de cursos de água.

No interior da Fórnea encontra-se a Cova da Velha, uma gruta visitável na sua parte inicial, tem uma galeria com cerca de 500 metros de extensão, e que se estende ao longo da falha onde se encontram lagos e sifões.
A gruta da Cova da Velha tem uma nascente que alimenta o Ribeiro da Fórnea em direção à Alcaria.

Inserindo-se no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, para além da beleza inerente à sua forma, a Fórnea, é ainda, enriquecida pela natureza que a envolve.

panoramica sobre a fornea
BIO-DIVERSIDADE:
FLORA: matos baixos compostos por roselhas, alecrins e pilriteiros. Existem também algumas figueiras, loureiros e medronheiros. Podem, também, ser encontrados exemplares de uma árvore rara em Portugal, a zelha. Em termos de plantas aromáticas, pode encontrar-se o poejo.

FAUNA: pelas suas características, a Fórnea permite a existência de uma grande variedade de habitats, levando a que existam diferentes espécies de fauna:
répteis - cobra-de-escada, cobra-de-ferradura, sardão e lagartixa-do-mato;
aves - peneireiro-de-dorso-malhado, águia-cobreira, águia-de-asa-redonda, cartaxo, tentilhão-comum, toutinegra-real, verdilhão, milheiriça, perdiz, rola, escrevedeira-de-garganta-preta;
mamíferos - raposa, doninha, texugo e ouriço-cacheiro.
Fornea
Após o Geo-PhotoWalk pela serra dos candeeiros, que organizei em Maio de 2012, constatei com agrado a satisfação da maioria dos participantes. Muitos são os que me têm contactado e influido a criar uma nova edição do PhotoWalk na serra, e por isso decidi criar este evento, numa nova zona da mesma serra dos candeeiros.
O móbil deste evento será principalmente a caminhada pela Fórnea de máquina fotográfica a disparar, mas também o convívio entre os participantes, a troca de dicas e técnicas fotográficas, o exercitar o corpo através da caminhada e o descobrir de um local maravilhoso que é para muitos estranho.
Acredito que, após o rigoroso inverno que temos vivido, o cenário será dislumbrante com as nascentes e cascatas com muita água. Sendo também o início da Primavera a própria vegetação deverá estar a renascer e a florir.
O EVENTO:
Será realizado no dia 13 de Abril de 2014.
Terá início às 9:30 e fim às 10h(em ponto) nas coordenadas publicadas, para agrupamento dos participantes e a assinatura do logbook. Segue-se depois a caminhada pela serra, que terá a duração máxima prevista de 5H(até às 15h portanto).
Para logar o evento não necessita de fazer a caminhada ou trazer máquina fotográfica. Basta aparecer nas coordenadas do evento à hora anunciada (9:30 - 10h) e registar a sua presença no logbook do evento.

Visto tratar-se de um evento para caminhar pela serra, a pontualidade é fundamental. Em todo o caso, o percurso será divulgado antes do evento para que, caso queiram, possam encontrar-nos durante a caminhada e assinar o logbook.

A caminhada será efetuada em percurso circular, e tal como na edição anterior, terá mais que uma possibilidade(extensão), decidida pelos presentes à hora da partida. Na versão mais longa deverá levar cerca de 5H (12km).

Para o evento deverão trazer "farnel" para o almoço que será volante. Não está prevista hora de almoço nem local exato para o mesmo. Será onde e quando cada caminhante entender.

Deverão trazer água/outra bebida, bem como roupa e calçado confortável e aderente.
Alguns pontos de interesse:
Ribeira da fornea
Ribeira da Fórnea
Ribeira temporária alimentada pelas exsurgências da vertente da fórnea, com um caudal de água considerável durante o inverno e completamente seca nos meses de verão.

Cascata /cascalheiras
Os depósitos de crioclastos e escombreiras de gravidade são comuns em toda a Fórnea, mas particularmente espectaculares na vertentes SO e NO. São contemporâneos de um clima frio marcados pela atuação do gelo aqui presente durante os períodos frios do quaternário.
Cova da Velha
Nas vertentes da Fórnea, situam-se várias exsurgências temporárias de caudal diminuto.
A mais importante brota de uma cavidade penetrável, a Cova da Velha. Esta nascente vai alimentar o Ribeiro da Fórnea, afluente do rio Alcaide e sub-afluente do rio Lena. O acesso a esta cavidade apresenta alguma dificuldade em termos de piso instável, pelo que se aconselha algum cuidado acrescido.

Conglomerados
No leito do Ribeiro da Fórnea observam-se grandes blocos calcários de cor esbranquiçada com uma estrutura peculiar. Trata-se de um tipo particular de rochas sedimentares, os conglomerados, constituídos por fragmentos de rocha ou clastos, mais ou menos arredondados e ligados entre si por um cimento carbonatado. O arredondamento dos clastos é sinal de transporte geralmente longo.
Nalguns blocos, calcários orgânicos, também denominados recifais, podem observar-se a acumulação de estruturas pouco nítidas de restos de animais marinhos(fósseis).

Podem descarregar AQUI o GPX dos tracks para carregar no GPS.
As informação e fotos constantes nesta página foram retiradas de vários sitios na Internet.
 

Additional Hints (No hints available.)