Skip to content

Churrascada [MG Geofest2014] Event Cache

This cache has been archived.

MR_MAG00: Obrigado a todos pela vossa participação.
Até 2015

More
Hidden : Sunday, April 6, 2014
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




A churrascada é um dos eventos satélite que integram o programa do evento principal Marinha Grande Geofest 2014.

Este churrasco tem início previsto às 13.00 horas nas coordenadas indicadas e tem o fim previsto às 15.00 horas ou quando não houver mais nada pra comer e beber, nas mesmas coordenadas.

Além da vontade de comer e beber, boa disposição, amizade, simpatia e do estado de espirito adequado a um bom convívio, não se esqueçam de trazer comida (febras, chouriças, entrecosto, morcelas, patos, galinhas, coelhos, porcas, vacas, elefantes, girafas e crocodilos) e bebida (água, sumos, vinho, cerveja, vinho, cerveja, vinho, cerveja, vinho, cerveja, vinho, cerveja... )

Se houver alterações irão ser colocadas na listing do evento, e feitos anouncements, portanto coloquem em watchlist para as saberem sempre em primeira mão.

CHURRASCO

Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que, a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Os índios tupis sul-americanos, por exemplo, costumavam defumar a carne de caça sobre grelhas de madeira, no chamado moka'em, um antepassado do atual churrasco. A carne defumada desse modo se conservava apta para o consumo durante longo tempo

Com o tempo, as técnicas foram sendo aperfeiçoadas, principalmente entre os caçadores e criadores de gado, dependendo sempre do tipo de carne e lenha disponíveis.

Na América do Sul, a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, uma extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai. Foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso e típico.

A carne assada era a refeição mais fácil de se preparar quando se passava dias fora de casa, bastando uma estaca de madeira, uma faca afiada, um bom fogo e sal grosso, ingrediente abundante que é utilizado como complemento alimentar do gado.

A partir dali o costume cruzou as regiões e se tornou um prato nacional, multiplicando-se as formas de preparo, o que gera entre os adeptos muita discussão sobre o verdadeiro churrasco, como por exemplo a utilização de lenha ou carvão, de espeto ou grelha, temperado ou não, com sal grosso ou refinado, de gado, suíno, aves ou frutos do mar.

O correto é afirmar que não existe fórmula exata, uma vez que cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvidas, a imagem mais famosa no Brasil é o churrasco preparado pelos vaqueiros, conhecidos pelo termo latino gaúchos, que se transformou na denominação dos cidadãos nascidos no estado do Rio Grande do Sul

de: Wikipédia – A enciclopédia livre

Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)