Skip to content

Caminhada na cidade [MGGeofest2014] Event Cache

This cache has been archived.

Scratte9: Obrigado a todos pela vossa participação!!
Até um próximo evento [:D][:D]

More
Hidden : Sunday, April 6, 2014
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




A caminhada pela cidade é um dos eventos satélite que integram o programa do evento principal Marinha Grande Geofest 2014.

Esta caminhada tem início às 09.30 horas nas coordenadas indicadas e tem o fim previsto às 12.00 horas, nas mesmas coordenadas. É um simples passeio de 4,7 km pelas principais ruas da Marinha Grande, com uma paragem para visitar o Museu do Vidro.

Não esqueçam de trazer muito boa disposição, roupa e calçado adequado, água, máquina fotográfica e a identificação de participante no evento para poderem entrar no Museu.

Se houver alterações irão ser colocadas na listing do evento, e feitos anouncements, portanto coloquem em watchlist para as saberem sempre em primeira mão.

MARINHA GRANDE

"Recuemos dois séculos e meio. Numa obscura aldeia de terras arenosas, sombreada pelo Pinhal, mãos anónimas erguem um forno. Alguém lhe chega o primeiro lume, alguém compõe o primeiro enfornamento. Pela primeira vez alguém colhe, sopra, dá forma... Nunca saberemos quem foram. E no entanto, a partir dos seus gestos começava a tomar uma realidade que dominaria a história da povoação que, ao longo de vinte e cinco décadas, havia de tocar, com maior ou menor intensidade, a vida de cada marinhense, que havia de ser a própria vida de tantos e que nunca saiu das práticas e dos discursos e dos sonhos locais. Como se até hoje chegasse ainda o sopro do vidreiro."

A ausência de fontes que, com segurança, determinem a origem da povoação da Marinha Grande impedem de precisar a data do seu nascimento. No entanto, vários documentos sugerem que nos séculos XI e XII instalaram-se na região colonizadores, que extraíam sal das marinhas formadas pelas águas salgadas trazidas pelas marés do Lis, na altura navegável até ás portas de Leiria. Foi, de facto, ao vale do Lis e à atividade florestal e ao desenvolvimento que daí derivou, que se deve a fixação das populações e o aumento da pequena aldeia que, à medida que evoluía ia também mudando de nome. No meio de campos agrícolas, a indústria vidreira transformou a Marinha Grande num importante centro fabril, introduzindo uma dinâmica própria no espaço local.

É, de facto, devido a circunstâncias várias - de entre as quais os recursos existentes, nomeadamente a extensa mancha florestal, de onde se extraía a lenha , as areias silicosas, o kali e a proximidade de boas argilas - que se deve a transferência da Real Fábrica de Vidros do antigo concelho de Coina para a Marinha Grande, em 1748, ficando esta sob administração de John Beare.

A história da formação e desenvolvimento do concelho está intimamente ligada à indústria do vidro, que aqui encontrou condições geográficas favoráveis ao seu estabelecimento.

Contudo, é a partir de 1769, sob a administração de Guilherme Stephens- homem de caráter empreendedor e grande industrial - que se deve o maior desenvolvimento da indústria do vidro. O reacender desta indústria e consequente crescimento são justificados pelas regalias dadas ao industrial por Marquês de Pombal, nomeadamente: a permissão para adquirir, por compra ou arrendamento o edifício e pertences da antiga fábrica; a proteção régia direta à fábrica; um empréstimo de 32 contos sem juros e a cedência gratuita de lenha do Pinhal do Rei.

Relativamente à última regalia, ainda hoje é possível encontrar uma referência. À entrada do Museu do Vidro (antigo Palácio Stephens) encontra-se um marco de pedra datado de 1776, onde se pode ler: "Por ordem de Sua Majestade todas as lenhas do Pinhal que estão em huma légua o redor deste marco pertencem à Fábrica de Vidros".

Stephens, cumprindo as instruções de Pombal , adquire os terrenos onde se situava a velha fábrica de John Beare, assim como o que restava desta, e com a ajuda do pessoal vidreiro que havia ficado sem emprego aquando do encerramento da fábrica, consegue repor a laboração da mesma em tempo considerado record ( 16-10-1769 ).

Com a morte de Guilherme Stephens, sucede-lhe o irmão João Diogo Stephens que dá seguimento à "obra" até 1826, ano da sua morte. A fábrica é, então, legada à Nação, por meio do testamento de Diogo Stephens, passando por várias administrações até à entrega da Fábrica, em 1919, a uma Comissão Administrativa, constituída por membros do Governo e marinhenses.

Essa Comissão falhou e desmembrou-se, seguindo-se-lhe, até 1966, a administração de Acácio Calazans Duarte, que consegue recuperar a fábrica. Designada em 1954 "Fábrica Escola Irmãos Stephens" passou a empresa pública, depois do 25 de Abril de 1974, e, posteriormente, Sociedade Anónima, conhecendo administrações e conflitos laborais, que levaram ao seu encerramento em 29 de maio de 1992.

Em 1992, a fábrica já não é o esteio da vida económica local, na medida em que outros setores produtivos - moldes, plásticos, cartão, etc. começaram a assumir primazia. Embora a economia desta cidade já não viva exclusivamente da atividade vidreira, não se poderá negar a sua importância no contexto histórico, social e económico. .

A demografia, as modalidades de ocupação do espaço, a estrutura económica e social, as atitudes face à cultura ou ao associativismo, a elaboração de discursos e práticas de identidade local, evoluíram durante larguíssimas décadas, sob forte influência desta atividade. A introdução, desenvolvimento e evolução do fabrico do vidro é, sem margem para dúvidas, o facto mais saliente e da história marinhense dos últimos 250 anos.

MARQUES, Emília - Programa Oficial das Comemorações dos 250 Anos da Indústria do Vidro: " A Marinha Grande e o Vidro - Dois Séculos e Meio de Identidade - 1748 - 1998", 1998.

Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)