Skip to content

NÃO PRECISA HD Traditional Geocache

This cache has been archived.

TEAM JH71: Arquivada

More
Hidden : 2/7/2014
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   large (large)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

GEOCACHING NÃO É UMA COMPETIÇÃO.

Para mim, o verdadeiro “GEOCACHER” é aquele que sem HD faz found’s e também tem a coragem de fazer DNF’S.

Mas como o objetivo e a realização pessoal de qualquer “GEOCACHER” é fazer found… coloquei esta cache.

Acho que vai ser uma cache sem HD e sem DNF’S.

 

 


PARTILHO O QUE NO MEU ENTENDER DEVE SER DO CONHECIMENTO DE TODOS, NO QUE AO GEOCACHING DIZ RESPEITO!

 

 

NÃO DESTRUIR

Claro que ninguém vai passar propositadamente por cima da cache. Mas é possível revolver o local de forma excessiva. A maior parte das vezes basta olhar, espreitar ou contemplar o local. Tentar perceber onde se está e o que se procura. Para espreitar debaixo de uma pedra não é necessário virá-la, para procurar numa parede, não serve de nada derrubá-la. Já basta deixar um 'objeto estranho abandonado' num local. Não é preciso deixar marcas mais ou menos permanentes ou irreversíveis. Basta que digam que andaram lá uns tipos a espreitar por tudo quanto era buraco, não que andaram lá uns gajos a virar tudo do avesso. Pode ser preciso ser discreto. Ou seja, não proporcionar a terceiros a possibilidade de destruir uma cache. Por vezes a maior dificuldade de uma cache é poder chegar-lhe com as mãos depois de lhe termos chegado com os olhos.

SEM PRESSA…

Antes de mais, é preciso chegar ao ponto zero. Quando se chega aí, a cache estará à distância de um, dois passos, ou na pior das possibilidades a meia dúzia. Por isso parar é importante. Descansar. Olhar à volta, perguntar onde esconderíamos uma cache nesse sítio. Provavelmente estará lá. Marcar o ponto zero. Desligar o gps e ligá-lo 5 minutos depois. Tem que se acertar outra vez. Se não, é provável que seja complicado.

COM CALMA…

Não se encontra? O que leva a dizer que não se encontra? O facto de não se encontrar! Só! Então porque se tem tendência a dizer que não está lá? Em 99% dos casos, está! Só que não se encontra. Daí a não estar vai a habilidade e a experiência. O que seria inocente e inócuo, se não fosse o caso de um onwer ir logo a correr verificar se esta tudo bem. E só não está em 1% dos casos. Afirmar que uma cache já não está no sítio é a pior forma de dizer que não se encontrou. Quase sempre só quer dizer que se é novato.

FAZER O TRABALHO DE CASA, AJUDA…

O que se procura? Viram-se as últimas informações? As coordenadas estão corretas? Quais foram os últimos logs? O onwer é de “confiança”? É difícil que alguém vá colocar uma cache muito longe do caminho mais próximo. É habitual nele? Tem jipe? Levou mulher, filhos e o cão? Quando o GPS te indica muitos metros, é melhor continuar a dar a volta. Pode-se sempre ir a direito, mas a culpa não é do owner se lá aparecerem estradas ou caminhos fáceis. Para colocar essa cache ele foi lá uma mão cheia de vezes. Se não houvesse caminho viável era provável que não a tivesse posto nesse local. Ou tinha feito um. Basta procurar.

NÃO ALTERAR…

Se alguém se deu ao trabalho de colocar uma cache dessa maneira, se alguém foi ao local uma mão cheia de vezes, se as opções do onwer foram essas, se o risco de ser dono de uma cache daquelas foi assumido, é assim que deve ficar. E no mesmo local, exatamente. Mesmo que não seja a melhor maneira, tudo deve ficar como foi encontrado. Não se concorda? Se for mesmo fundamental, um telefonema ao onwer e fica-se logo a perceber a razão daquela opção ou se combina a melhor variante.

AJUDAR A PRESERVAR

Se for necessário substituir o saco de proteção, afiar o lápis ou recolher os restos mortais de uma cache, a melhor atitude é essa. Não se abandona uma cache destruída, não contribuamos para a perda de uma cache ou do seu conteúdo. Ao fim de um ou dois “founds” aquela cache já tem uma história que merece ser preservada. Essa função é obrigação de cada um que a procura, quer no local, quer posteriormente. O owner fez a cache para todos, só temos de ajudá-lo a mantê-la. Uma pequena manutençãozinha por cada um é a melhor ajuda que se pode dar a uma cache. E todas elas merecem.

DESCREVE A TUA VISÃO DA CACHE

Quando procurares uma cache faz sempre o teu log. É uma questão de respeito, com o owner e com os colegas. O owner fica a saber que alguém se deu ao trabalho de procurar uma cache dele. Os colegas, porque é sempre bom partilharem experiências e informações. Por mais que se seja cuidadoso na descrição, ao fim de alguns logs, já se consegue descobrir alguma coisa que não foi explicada, que não era clara. Já se fica a saber de que se trata. Há colegas que não se arriscam a procurar uma cache nova. Preferem esperar por “dicas”, opiniões, pequenas inconfidências. Faz parte. Outros preferem ser os primeiros, mesmo que se arrisquem mais que os seguintes. Por vezes não gostamos, a coisa correu mesmo mal ou aquilo é execrável. Mas há trabalho envolvido. Podemos ser parciais. Podemos exceder-nos. É fácil, muito fácil, terrivelmente fácil, que o sentido de uma crítica pública seja distorcido, empolado ou simplesmente injusto. Se rasgamos as calças, se o salto alto da namorada se partiu e ela aproveitou para nos trocar pelo vesgo do vizinho, ou se a Maria/Manuel estava especialmente inoperante na noite anterior e for a cache a pagar, destruímos o trabalho de alguém que teve a simpatia de nos proporcionar o melhor que sabia ou podia. Logo no local ou em casa, posteriormente, damos-lhe cabo das orelhas, mas em privado. Afinal é só uma opinião. Provavelmente não mais voltaremos àquele lugar. Falem em privado, expliquem os pontos de vista, peçam correções. Um log agressivo ou maldoso podia ser apropriado, mas não deixa de matar inutilmente uma cache. Quem fez figuras tristes? A cache ou o geocacher? A cache não, que estará feliz e contente naquele lugar. Quem tem toda a probabilidade de ter feito coisas estranhas e foi ineficaz foi o geocacher, nunca a cache. E isso é inevitável, faz parte da piada. É-se sempre mais bem visto quando contamos histórias com humor do que quando somos agressivos. Não se diz mal de uma cache.

COLOCA A TUA CACHE SEM PRESSAS…

Depois de procurar a primeira, às vezes antes, fervilhamos de ideias fantásticas. É assim que nascem as GCM. Todos temos um par delas. Aquelas que faríamos de outra maneira depois de termos encontrado mais umas quantas. E definitivamente não faríamos quando tivéssemos encontrado muitas mais. Entretanto lá está. Coloquem só caches que valha a pena procurar. Coloquem-nas o melhor possível, o mais completas possível, o mais perto possível. Não as coloquem como se as abandonassem no primeiro lugar que se lembram. Mas não só. De repente, vem-nos uma ideia excelente. Um lugar excecional. Uma coisa de arromba. E parte-se em alta velocidade. Uns tempos depois faríamos a mesma coisa? Da mesma maneira? Não? Então provavelmente é má ideia. Digiram a ideia algum tempo. Se resistir à passagem do tempo na vossa cabeça, resistirá melhor à passagem do tempo no lugar escolhido.

OBJETIVO

Qual é o objetivo?

Mostrar o sítio? Então procurar infrutiferamente e durante um dia inteiro a caixita deixa um ar de derrota no estômago. Acabamos por não desfrutar o sítio e por sentir a inevitável irritação que aparece sempre que se perde tempo inutilmente.

Moer a cabeça ao pessoal? Então expliquem isso. Inventem maneiras de explicar, ou não, isso. Não induzam em erro. Ou quando isso é inevitável então que seja por excesso, avisem. Arranjem maneira de avisar. É irritante, por exemplo, que alguém inadvertidamente leve crianças para um local onde se possam perder horas, seja perigoso, ou de difícil acesso, só porque não houve cuidado na descrição. Ou porque se não disse que havia tarefas envolvidas. Ou porque faltou qualquer coisa.

As duas coisas? Muito bem, mas se a tarefa é difícil é provável que as reações sejam intensas. Calculem os riscos e não se admirem.

Geralmente a cache tem um objetivo, digam-no. Se não tem, digam na mesma.

AS REGRAS SÃO PARA CUMPRIR

As regras são simples. Uma caixa, um GPS. Só! Depois disso estão por vossa conta. Mas a coisa é para ser feita por pessoas. Geralmente famílias. Provavelmente com crianças. Nos tempos livres. Por aí, procurando coisas expostas aos elementos. Por isso prendas ilegais, perecíveis, inconvenientes ou simplesmente de mau gosto, são escusadas. De resto, e dependendo da ideia, provavelmente o que estiver lá dentro até é secundário, acessório.

Há ajudas em termos de classificação e ícones específicos. Usem-nos. Quer seja para ajudar, quer para dificultar, utilizem as ferramentas disponíveis. Se soubermos a linhas com que nos cosemos participamos melhor do que se formos enganados.

Indiquem o local, a zona, a cidade mais próxima. Só eliminem informação se isso fizer parte do jogo. O resto pode parecer falta de cuidado ou mesmo desprezo. Se queremos que procurem as nossas caches não podemos desprezar quem se dispõe a isso. Se alguém quer jogar connosco lembrem-se que só jogam connosco se jogarmos também com eles.

Com tão poucas regras o mais difícil é fugir delas. Pode ser que alguém tenha intenção de torcê-las um pouco. Se sentirem necessidade disso, avisem. Nada pior que chegar a um sitio e descobrir que falta qualquer coisa. É possível que a ideia seja mesmo essa, mas avisem. Se a coisa é para fazer em 10 vezes, digam. Provavelmente quem descobrir isso da pior maneira terá tendência para ripostar, para refilar, ou no mínimo desistir. Efeitos contrários.

Todos gostamos, quase todos, de um bom desafio. Mas desafio é desafio, não é frustração. Quem procura uma cache nova, virgem, arrisca-se. Quem procura uma cache particularmente difícil, sabe o que o espera. Quem procura uma cache “normal” e encontra um engano, um erro, ou uma dificuldade inesperada, pode ter tendência a exprimir a sua frustração de forma mais veemente

 

Additional Hints (Decrypt)

Rfgá n ivfgn... an Rfgenqn qn Obn Ivfgn.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)