Skip to content

Let's move! [Alcochete] Multi-cache

This cache has been archived.

fmola: Foi bom enquanto durou. Vou libertar o espaço para outro geocacher poder ser criativo neste local.

More
Hidden : 6/16/2014
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

É necessária uma fita métrica para esta cache (ou uma boa estimativa). Arredondar sempre à dezena mais próxima (altura em cm). O contentor é de dimensões generosas e contém material de escrita e alguns objetos de troca. Resumindo, a vista e tranquilidade desta terra oferece condições ideais para se conseguir apreciar a vida. A multi pretende dar a conhecer o lado mais próximo da natureza aos geocachers que não têm medo de se cansarem com uma pequena caminhada (a vista vale a pena).  

Cache Let's move! [Alcochete]

PT / EN

Alcochete é uma terra privilegiada que se divide entre o rio com as suas salinas e os campos de pastagens para toiros. Terra de forcados, campinos, pescadores e salineiros, mantém viva a memória de outros tempos em que a indústria do bacalhau e do sal enchia o rio de barcaças que faziam a ligação com as grandes naves em Lisboa. Esta gente bem vista pela sua destreza física, teve um papel importante também na descarga e transporte de carvão para abastecimento da central eléctrica localizada em Belém. Nos dias que correm, a navegação perdeu a importância de outrora, tal como a exploração das salinas. Apenas resta a arte campina nas grandes herdades em volta de Alcochete e a inigualável valentia dos forcados que são homenageados nas festas anuais das Salinas e do Barrete Verde.

Não é certamente com passividade que os Alochetanos alcançam a destreza física, mas antes com muita disciplina e sacrifício.

Pois esta cache pretende aliar o útil ao agradável e assim, estão todos convidados a juntar-se aos inúmeros Alcochetanos na margem do rio, a exercitarem os músculos com alguma actividade física. Com um pouco de atenção, conseguem descobrir esta cache cuja maior dificuldade é a acessibilidade. Pretende-se que seja percorrida uma distância considerável a pé.

 

Recomenda-se que seja feita apenas com bom tempo, para poderem desfrutar melhor de todo o ambiente. Os muggels com que se vão cruzar tanto podem ser pessoas como vós, à procura de um pouco de actividade física, como podem ser pseudoprofissionais da apanha de amêijoa, actividade proibida, mas enfim.

Apanhadores de Ameijoa

A primeira etapa passa por um espaço criado a pensar na juventude, um skateparque com vários obstáculos que incluem uma half-pipe. As manobras aqui realizadas são vistosas para a audiência mas também representam algum risco e põem á prova a coragem dos mais novos nas primeiras abordagens à modalidade. Estar em pé em cima da plataforma junto ao bordo de fuga e olhar na direcção descendente constitui um desafio difícil de ultrapassar para quem tenciona iniciar a descida em veículo com rodas (skate, patins, trotinete ou bmx). A dimensão da half-pipe varia de local para local no entanto aqui encontramos um exemplar com dimensões generosas, apetecível para os praticantes mais avançados.

O desafio posto ao geocachers é o de encontrar o valor da altura "D" desta half-pipe desde o solo até ao bordo de fuga (medição ou por boa estimativa aredondando à dezena mais próxima). O valor "D" em centímetros (arredondados à dezena mais próxima) irá ser necessário para o desafio final que é: abrir o cadeado do contentor para aceder ao logbook.

First Stage - Find the half-pipe at the skatepark. Measure the height of the half-pipe (or give it a good guess). The result "D" in centimeters should be rounded to the tenth. The number will be necessary to open the lock in order to get access to the logbook.

Para chegar à segunda etapa - Caminhar desde o início do Passeio da Praia (junto ao skateparque), cerca de 300 para norte até ao ginásio ao ar livre na praia.

To get to stage 2 - Starting at the Trailhead walk approximatly 300m to the north until the open air gym at the beach.

Na segunda etapa irá encontrar mais um espaço que provoca a aceleração do ritmo cardíaco. Aqui é importante não ignorar os avisos e proceder de acordo com a orientação afixada, de modo a não sobre carregar o coração que pretendemos exercitar. Para o efeito foi utilizada uma sinalética de compreensão fácil, através da apresentação de pequenos "smiles" a indicarem satisfação smiley, indiferença indecision e desagrado sad, consoante o nível de esforço.

Aqui pede-se ao geocachers que efectue uma pequena soma dos números indicados a seguir a um "X" correspondente à linha do smile de satisfação smiley de modo a poder identificar os minutos de longitude da etapa seguinte. Atenção que devem considerar os dois conjuntos de placas que distam entre si cerca de 5m.

Stage 2 - Find the workout equipment at the beach. Next to it there are instructions on how to exercise correctly, following an easy-to-understand figure named "smile". Here you find examples of good, average and bad workouts.

The geocacher is requested to identify the lines corresponding to the happy "smile" and sum the numbers that follows the "X". Caution, there are two sets of instructions separated 5m from each other, consider both.

Para chegar à terceira etapa     (To get to stage 3) -  N 38° 44,714' W 008º (X + 39),856'

Para a terceira etapa é necessário dedicar algum tempo pois esta não é uma cache do tipo "chegar e logar". O percurso pode ser feito inteiramente a pé ou apenas parcialmente, fazendo uso de um estacionamento alternativo em terra batida, junto ao caminho de acesso à fundação das salinas do Samouco. Ao longo do percurso podem ter a sorte de presenciarem a prática de desportos náuticos como o kitesurf, o paddel ou a canoagem. Em terra podem ser encontrados veraneantes e praticantes de atletismo mas também cavaleiros e pescadores. Recomenda-se o período de maré baixa devido à maior facilidade com que se pode deslocar na praia e também por podermos presenciar com maior frequência os apanhadores de amêijoa cujas vozes se propagam no espaço e revelam histórias caricatas. Infelizmente o rio tem a mania de arrastar lixo de origem não orgânica, tal como garrafas, plástico e outras substâncias criadas pelo ser humano e deixadas ao acaso num qualquer lugar abandonado. Sei que é pedir muito aos geocachers mas sempre que possível, lembrem-se do conceito "cache in, trash out" (CITO). Por vezes encontram-se objectos engraçados que merecem a pena serem carregados. Eu já consegui levar para casa um remo artesanal que se encontrava abandonado, pode ser que também venham a ter sorte. No local das coordenadas devem procurar seguir as dicas:

  • Encontrar o que parece ser uma árvore mas não é / Find what appears to be a tree but is not
  • Quantos são? (protejem os pés) - Resposta=Y / How many are they? (to protect feet) - Answer=Y

Para chegar ao GZ - to get to GZ - N 38° 44.70(Y+3) W 008° 58.(Y)76

No GZ sejam discretos de modo a não denunciar a existência da cache e permitir que a mesma possa perdurar no tempo. Espreitem para o outro lado do muro e acedam ao contentor longe dos olhares. Para abrirem o contentor têm de introduzir um código de três números no cadeado, correspondente a: [(D x 3) -20 ]. Não esquecer que D é a altura em centímetros arredondado à dezena mais próxima, da half-pipe da primeira etapa.

At GZ, stealth is required. Watch over the wall and access the container out of sight. To open the container, you have to introduce a 3 digit code which is [(D x 3) -20 ] . Don't forget that D is the height in centímeters rounded to the tenth, at the half-pipe on stage one.

Encontraram? Parabéns podem festejar smiley Found it? Congratulations you may party now smiley

  

Se gostaram desta cache e de visitar Alcochete, recomendo que voltem no segundo sábado de agosto, para participarem na grande festa do Barrete Verde e das Salinas. Todos os anos a festa ocorre no mesmo período e o sábado corresponde à noite da Charange que anima a vila até altas horas da noite.

Podem e devem tirar muitas fotografias. Só peço que não publiquem imagens que resolvam o enigma dos smiles e da árvore que afinal não é. Qualquer dúvida por favor contactem-me para o e-mail fmola3@gmail.com que respondo assim que possível através de dispositivo móvel.

Additional Hints (Decrypt)

An rgncn 1 - rapbagene n nyghen rz pz qrfqr b puãb ngé nb obeqb qr shtn qn unys-cvcr An rgncn 2 - fbzne bf aúzrebf n frthve nb "K" anf yvaunf pbeerfcbaqragrf nb fzvyr :) (fngvfsnçãb) An rgncn 3 - rapbagene b dhr cnerpr hzn áeiber znf aãb é r pbagne dhnagbf fãb (bf dhr cebgrwrz bf céf) TM - qb bhgeb ynqb qb zheb - póqvtb = [ ( D x 3 ) - 20 ]

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)