Alto das Toracas [Fanhões] Traditional Geocache

Hidden : 1/20/2014

ALTO DAS TORACAS

Quando estiverem neste local aproveitem para respirar fundo e contemplar a paisagem, a natureza e toda a envolvente!

O Local

A única referência que encontrei do nome "Alto das Toracas", está na carta militar nº 403 (Bucelas), de 1962, conforme indicado na figura em baixo.

A vista a partir do Alto das Toracas é de 360º e consegue-se avistar muitos locais como a Várzea de Loures, o Tejo, Lisboa, e as localidades de Fanhões e Casaínhos. Esta paisagem está repleta de montes rasgados por vales, ribeiros e pequenas aldeias, que lhe conferem um ambiente de província, apesar de tão perto estarmos da capital!

Este alto situa-se no limite entre as freguesias de Fanhões e de Santo Antão do Tojal.

Freguesia de Fanhões

Fanhões, freguesia do Concelho de Loures, fica situada na zona Norte, bem no topo do concelho.

Inclui os sítios de CasaínhosFanhõesRibas de BaixoRibas de Cima e Torre da Besoeira. Confina com as freguesias de Bucelas, Loures, Lousa, Santo Antão do Tojal, São Julião do Tojal, e com o concelho de Mafra (freguesia do Milharado).

É uma freguesia muito antiga, tendo sido criada em 1575. Antes, Fanhões era uma aldeia da Freguesia de St.º Antão do Tojal. A sua história tem vários contornos, e segundo se pensa, a sua origem poderá ter nascido com a exploração das pedreiras visto que o seu solo é rico em mármores.

A Freguesia de Fanhões pertenceu, outrora, ao Concelho de Olivais passando depois para o Concelho de Loures e aí se manteve até aos nossos dias.

"Fanhões"... este topónimo parece estar relacionado com a flora que abundava nesta freguesia, alcatins ou faias, que derivaram do latim "fagea" ou "fagu".

Fonte: http://ffanhoes.blogspot.pt/

Acessos

O Acesso pode ser feito de duas maneiras distintas: Drive-In (pela Manjoeira, a Sul) ou caminhada pelo monte (por Casaínhos, a Noroeste), de cerca de 2km (ida e volta).

·         Acesso Drive-In (Manjoeira):

1.     Aceder pela Manjoeira, seguindo a estrada de calçada, no cruzamento junto ao Restaurante "Solar dos Pintor" (Acesso 1);

2.     Ao chegar ao cruzamento indicado no ponto (Acesso 2), virar ligeiramente à direita, para a Rua do Murtal;

3.     Seguir sempre a estrada até chegar ao ponto de estacionamento (Estacionamento 1), de onde se consegue aceder ao Alto das Toracas pelo estradão de terra à direita.

·         Acesso caminhada (Casaínhos):

1.     Estacionar o veículo no local indicado (Estacionamento 2), se houver espaço;

2.     Descer a estrada de terra batida até ao rio (trilho da direita), onde se deverá atravessar no ponto (Trilho 1);

3.     Subir a encosta seguindo o trilho ligeiramente para a direita.

4.     Chegando ao ponto (Trilho 2), deverão sair do caminho e virar à esquerda, em direcção da cache.

ATENÇÃO: Se escolherem este último acesso, deverão realizá-lo tendo em conta o caudal da ribeira de Casaínhos e deverão ir equipados com roupa e calçado adequados (aconcelho o uso de galochas durante as épocas de chuva).

Se quiserem minimizar o risco de se perderem, podem aceder a este link, onde poderão fazer o download do track que tracei do caminho que une os dois pontos de estacionamento.

Recomendo vivamente a visita à cache mais próxima: GC2326R - Cascatas da Ribeira de Casaínhos, do ArqueoLobo, sendo que os acessos recomendados a esta cache são practicamente os mesmos dessa.

Nos vossos logs, peço-vos para indicarem que acesso escolheram e se houve algumas dificuldades com o mesmo. Obrigado!

BOAS CACHADAS!!

crdhrab nsybenzragb, ivenqb n abegr, qronvkb qr crqen