Skip to content

Não há duas sem três!... Traditional Geocache

This cache has been archived.

GEOESTEGANG: Haver havia ... agora é que já não vai haver mais !!
Assunto resolvido !

More
Hidden : 12/28/2013
Difficulty:
4.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





Forte de S. Vicente [Linhas de Torres]

Obra Militar nº 22


Não há duas sem três!... - GC4VZPW

This page was generated by GeoPT Listing Generator





Altitude (mt.): 106

Distrito: Lisboa

Concelho: TORRES VEDRAS

Freguesia: TORRES VEDRAS (SÃO PEDRO E SÃO TIAGO)


As Invasões Francesas



As primeiras invasões francesas (século XIX), Napoleão Bonaparte expande o império francês e decreta o Bloqueio Continental, para isolar a Inglaterra. Ao longo da primeira década daquele século, estas duas grandes potências iriam utilizar o território português para disputarem a hegemonia da Europa.
Portugal é velho aliado dos ingleses e em 1801, com o apoio francês, Espanha invade-nos.
A primeira invasão francesa dá-se em Novembro de 1807, sob o comando do General Junot e, a conselho dos ingleses, a Família Real foge para o Brasil. Junot ocupa Lisboa e assume a presidência do conselho de Governo.

Em 1808 os britânicos (General Wellesley) chegam a Lisboa. As tropas francesas, (General Delaborde), sofrem a sua primeira derrota, frente ao exército anglo-português, na batalha da Roliça, a 19 de Agosto.

O que restou das tropas francesas retirou-se para Torres Vedras, onde estava o grosso do exército, comandado por Junot, formando uma força de cerca de 12.000 homens.
Ao mesmo tempo, aos 14.000 soldados anglo-portugueses, juntavam-se mais 4.000 soldados ingleses, desembarcados no Porto Novo (Maceira, T. Vedras), junto ao Vimeiro, onde se travou uma nova batalha, a 21 de Agosto, que marcou a derrota definitiva do exército francês.

Os Generais Wellesley e Kellermann assinaram, na Maceira, o acordo de cessar-fogo, depois ratificado sob a designação de Convenção de Sintra.
Em 1809, o exército francês(Marechal Soult), invade novamente o país, dois meses depois, as tropas de Wellesley e Beresford vencem a batalha do Douro, obrigando Soult a sair de Portugal.

Após a retirada das tropas de Soult, o duque de Wellington defende Lisboa. Coronel Vincent elabora um relatório 1807, a pedido de Junot, sobre as excelências defensivas do terreno na região de Torres Vedras, bem como dos estudos topográficos do Major Barreiros e do Brigadeiro Neves Costa, manda edificar aquele que é considerado o mais eficiente sistema de fortificações de campo da História militar.
Este sistema defensivo consistia numa tripla linha de redutos de alvenaria, que reforçavam os obstáculos naturais do terreno, formando uma barreira delimitada pelo oceano e pelo rio Tejo. A primeira linha tinha uma extensão de 46 Km e ligava Alhandra à foz do Sizandro (T. Vedras).

A segunda linha, construída a cerca de 13 Km a Sul da primeira, tinha uma extensão de 39 Km e ligava o Forte da Casa a Ribamar. A terceira linha, que consistia no perímetro defensivo da praia de embarque (S. Julião da Barra), acerca de 40 Km a Sul da segunda linha, tinha uma extensão de 3 Km e ligava Paço de Arcos à Torre da Junqueira. Uma quarta linha foi ainda levantada na península de Setúbal, para evitar uma aproximação pelo Sul.

A eficiência deste sistema baseou-se em 5 pilares fundamentais que eram, sumariamente, a construção de estradas, de redutos de peças de artilharia, de um sistema de comunicações telegráficas, de construlção de fortificações em segredo e de uma política de queimada e de desertificação para melhor visibilidade e defesa.

No seu conjunto, as Linhas constituiam um verdadeiro reduto armado, defendido por 36.000 portugueses, 35.000 britânicos, 8.000 espanhóis e cerca de 60.000 homens de tropas portuguesas não regulares.
As Linhas de Torres Vedras estendiam-se por mais de 80 Km e eram constituídas por 152 fortificações, guarnecidas com 600 peças de artilharia.

(in cm-tvedras.pt)

A Cache:

Esta Cache foi lançada neste Forte como forma de Homenagem a todos aqueles que neste e noutros fortes das linhas de Torres lutaram em nome de Portugal. Já alguma vez vos passou pela cabeça, que hoje podiamos todos falar françês ??? e não Português !!!!...
Vamos lá, visitem o Forte e a Cache, claro...

Não esquecer que o forte de S.Vicente é composto por três obras Militares das Linhas de Torres, nº20, nº21 e nº22, como já existe uma cache em cada uma das outras obras Militares, agora está completo!

Além disso existe muitas mais situações em que o "TRÊS" está metido ao barulho... senão vejamos:

Existia 3 linhas nas chamadas Linhas de Torres !
Houve 3 invasões por parte dos Franceses a Portugal !
O Forte é composto por 3 Obras Militares !
Agora o Forte tem 3 caches !
Será que tudo isto é coincidência ?!...

A Cache:

A cache encontra-se numa zona onde se pode observar a cidade no vale por onde os Franceses tentaram ultrapassar as linhas de Torres, o que não conseguiram...
É um container tipo micro, apenas contem Logbook.



POR FAVOR NÃO DESTRUAM!..
Depois de encontrada e logada, deixa tudo como estava, ou melhor se possível, sejam discretos! lembrem-se que a sua existência depende disso! Obrigado!


Pratique 'Cache In Trash Out'


Quando estiver a fazer geocaching, traga consigo um saco para ir apanhando lixo, respeite a natureza, NÃO DEIXE LIXO! E se possível recolha algum que possa encontrar pelo caminho.


Não se esqueça da Máquina fotográfica para registar os melhores momentos. Venha com boa disposição e tempo para usufruir da cache a encontrar.


Owner: GEOESTEGANG.




As caches para nós são tesouros…!!! Sendo assim não vais encontrar caches à vista!!! (não concordamos com a politica de caches atiradas para a borda da estrada..) Por isso vem preparado para algumas dificuldades, não propriamente no terreno, mas nas caches a encontrar...
Embora desta vez esteja quase...quase à vista, só falta mesmo o quase.


Boas Cachadas e Divirtam-se !











Flag Counter

Additional Hints (Decrypt)

N pnpur aãb rfgá anf zhenyunf qb sbegr, arz rfgá qronvkb qr arauhzn crqen, an ireqnqr aãb cerpvfnf qr gbpne ahzn úavpn crqen cnen n rapbagene !!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)