Skip to content

"Britannia" Traditional Geocache

This cache has been archived.

shubaca: Arquivada

More
Hidden : 7/19/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


ship

A visita da Rainha Isabel II a Portugal, em Fevereiro de 1957 (em retribuição de uma visita oficial a Londres realizada dois anos antes pelo Presidente Craveiro Lopes) constituiu um momento singular na história da diplomacia portuguesa, não só pela sua importância estratégica no contexto das relações internacionais, como pela dimensão cerimonial, protocolar e mediática de que se revestiu.

Segundo o jornal de época “República”, a chegada a Portugal foi discreta. A Rainha aterrou no Montijo a 16 de fevereiro, sem cerimónias oficiais, com destino a Setúbal para reencontrar seu marido, o duque de Edimburgo. Este, segundo as publicações da época, regressava de uma jornada a bordo do Iate “Britannia”, que durava há mais de 4 meses. O capitão do Porto de Setúbal da época, director responsável por todos os serviços relacionados com a estadia do Iate Real “Britannia” no porto, reconheceu que o êxito de que se revestiu a visita se deveu, fundamentalmente, à Junta Autónoma do Porto que não se poupou a esforços para que tudo decorresse de acordo com as exigências de “alta hierarquia dos régios visitantes”. O Porto de Lisboa colaborou cedendo material de apetrechamento indispensável à acostagem do “Britannia”, que estava prevista embora não tivesse chegado a efetuar-se, nomeadamente a presença no Porto de Setúbal do rebocador de alto mar “D. Luís”, que se conservou no Sado durante a estadia do Iate Real a fim de prestar os seus serviços, em caso de emergência, situação que suscitou os agradecimentos à Direção-Geral do Porto de Lisboa.

No dia 18 de Fevereiro o Iate Real parte para Lisboa para dar início à visita oficial e Isabel II foi recebida pelo Presidente da República, Craveiro Lopes, e pelo Presidente do Conselho, Oliveira Salazar. O seu desembarque em Lisboa, no bergantim real que outrora servira o casamento de D. João VI e D. Carlota Joaquina, no longínquo ano de 1785, constituiu um dos momentos mais fulgurantes da visita. Desde o Cais das Colunas, engalanado com embarcações de vários tipos, ao Parque Eduardo VII, milhares de pessoas aplaudiram o sumptuoso cortejo no qual a Rainha e o Presidente foram transportados num coche do tempo de D. João VI.

Muitos outros momentos altos assinalaram a visita da Rainha Isabel II a Portugal: o faustoso banquete no Palácio da Ajuda onde brilharam os vestidos e os fatos, as jóias e as condecorações e se utilizou a Baixela Germain, do séc. XVIII; a récita de gala no Teatro S. Carlos, as efusivas manifestações populares de boas-vindas; a colorida recepção de campinos em Vila Franca de Xira, ou, ainda, a simbólica visita ao túmulo de D. João I e D. Filipa de Lencastre, no Mosteiro da Batalha, cujo casamento, em 1387, selou o tratado de Windsor entre Portugal e a Inglaterra.

(Fontes: Museu da Presidência, A História do Porto de Setúbal e www.webrails.tv.)


britannia


Para mais informações sobre esta visita:
Efemérides | A visita da Rainha Isabel II a Portugal: 50 Anos Depois (1957-2007)

A cache: É necessário levar material de escrita. É favor deixar tudo como encontraram recolocando o container corretamente.

Additional Hints (No hints available.)