Skip to content

Aldeia de Paio Pires Multi-cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá boogie_team,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 4/24/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cach destina-se a dar a conhecer a Aldeia de Paio Pires, os pontos são simples de achar e tenham cuidado para deixar tudo como acharam :)... Em relação ao ponto 2 a ideia do mesmo era colocá-lo ao pé da igreja mas devido à existência de outra cach não pôde lá ficar, fica lá perto e numa das ruas mais antigas da Aldeia. Durante o dia pode ser difícil não dar nas vistas mas com jeitinho conseguem :)

A Aldeia de Paio Pires está situada na margem esquerda da Ribeira de Coina, tem uma população de 12.000 habitantes, numa área de 12,14 km². A freguesia é formada pelas localidades de Casal do Marco, Farinheiras, Paio Pires, Cucena, Quinta da Courela, Cavadas, Alto do Brejo, Alto dos Bonecos e a Quinta da Queimada, integrando uma das seis freguesias do concelho do Seixal.
 O património desta freguesia tem as suas primeiras referências na ermida de Nossa Senhora da Anunciação da Aldeia de Paio Pires, do século XVI, o Coreto, o lagar de azeite, o moinho de maré, a igreja paroquial, o monumento em homenagem a D. Payo Peres Corrêa e o monumento à Liberdade, o moinho do Zeimoto e o Moinho da Quinta da Palmeira. Visto ser uma freguesia com alguns anos de história, no centro histórico podem ser vistas fachadas de antigas casas, sendo este um local de interesse para os visitantes.
 A partir de meados do século XIX, verificou-se, na Aldeia de Paio Pires, uma diversificação das actividades económicas e um certo dinamismo associado à instalação de pequenas indústrias, dependentes da actividade agrícola e da proximidade do rio, sendo estas actividades económicas comuns a toda a margem sul do estuário do Tejo, onde se destacam a moagem de cereais e o descasque de arroz quer em moinhos de maré, quer em moinhos de vento, a produção de vinho e azeite em várias quintas e a extracção de sal.
 A indústria corticeira teve também a sua representação na freguesia de Aldeia de Paio Pires. Em 1952, instalou-se, no vale de Cucena, uma fábrica para preparação de cortiças e quadros que, na década seguinte foi adquirida pela Sociedade Naval, produtora de bóias de pesca, salva-vidas e coletes de cortiça. Hoje, as actividades que mais se destacam na freguesia são a indústria de componentes electrónicos, comércio e serviços e a indústria siderúrgica (A partir da decisão de instalar a Siderurgia Nacional na Aldeia de paio Pires, no final dos anos 50, verificou-se uma transformação significativa da fisionomia desta freguesia, considerada na altura a mais rural do concelho do Seixal. A instalação da Siderurgia Nacional, que iniciou a laboração em 1961, implicou, tanto nesta freguesia como em todo o concelho do Seixal, enormes repercussões nos planos socioeconómico, demográfico e ambiental, fazendo pulsar um novo quotidiano para a Aldeia de paio Pires e para a comunidade siderúrgica que se constituiu à sua volta. O início da construção da então chamada cidade do aço trouxe consigo milhares de trabalhadores de todo o país e as consequentes perturbações na vida quotidiana dos residentes. Para além disso, tornou evidente a falta de recursos e infra-estruturas municipais capazes de dar resposta às novas necessidades nos sectores das obras municipais, da habitação, do ensino, da assistência médica e do policiamento. Contribuiu ainda decididamente para a dinamização e desenvolvimento de muitas empresas do distrito de Setúbal.
Mas, como resultado de conjunturas várias, a partir de meados dos anos 80, a Siderurgia Nacional entrou numa fase de recessão que culminou, em Março de 2001, no encerramento da Siderurgia Nacional, perdendo a freguesia, desta forma, uma parte significativa do seu tecido industrial. Dos seus 40 anos de funcionamento permaneceu o vasto sítio industrial, onde o Alto Forno, marca da paisagem de Aldeia de Paio Pires, é identificado não só como símbolo máximo da Siderurgia Nacional mas também como elemento representativo do labor e das memórias de milhares de trabalhadores que em meio século protagonizaram o mais denso período de mudança por ventura ali vivido ao longo dos séculos). Actualmente parte da Siderurgia encontra-se desactivada, apenas tratando do processo de destruição de viaturas.
Aldeia de Paio Pires também é bastante conhecida devido às largadas de toiros que se fazem pela altura das Festas Populares no início de Agosto, onde são largados touros pela avenida com direito a aventura gratuita e muita animação nos carrosséis. Além dos toiros, colectividades não faltam como o Paio Pires Futebol Clube onde são realizadas actividades futebolísticas e onde havia  grandes touradas na Praça de Touros que está desactivada devido a grave degradação. O Cinema de São Vicente é dos grandes equipamentos socioculturais em Paio Pires que recebeu obras e já acolheu inúmeros espectáculos vistos como grandes na Europa.
Com a reorganização do território, a Aldeia de Paio Pires poderá perder a autonomia de freguesia, passando a englobar a freguesia de Aldeia de Paio Pires-Arrentela-Seixal. Em caso de dúvida contacte 913881695

Additional Hints (Decrypt)

[Ponto 1] ab greprveb [Ponto 2] zntaégvpn/yvkb [Ponto 3] ebhcn [Ponto 4] fr graf byubf cnen [Ponto 5] cevzrveb cvaurveb/pnehzn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)