Skip to content

LumaQuê?!? EarthCache

Hidden : 4/19/2013
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Um muito obrigado ao Daniel Oliveira por apontar o caminho a seguir (outra vez) e ao GeoAwareIB pela injecção de motivação para fazer algo mais completo (AKA puxão de orelhas)!

Translation

A Lumachela

Lumachela, do italiano lumachella, é o nome de uma rocha sedimentar organogénica, composta pela aglomeração de grande número de conchas ou carapaças fósseis de organismos marinhos. Designação que remonta ao período do Renascimento (durante a Roma Imperial este tipo de rocha era muito apreciado como objeto de luxo e de requinte).

 

As Lumachelas são originadas a partir de sedimentação e são formadas pela acumulação de restos orgânicos de animais caracterizados pela presença de uma concha ou, de uma estrutura rígida do esqueleto do tipo mineral: bivalves, gastrópodes, braquiópodes, amonites, equinoides ou numulites, mas também a partir de coral e de plantas, como são o caso de algumas algas calcárias.

Segue-se a diagénese, um processo de transformação que endurece os sedimentos, e que muitas vezes inclui uma abundante deposição de uma espécie de cimento chamado calcite (principal constituinte dos calcários e mármores), nas cavidades internas dos restos orgânicos não preenchidas por sedimentos durante a deposição e sepultamento.

Quando expostas a uma luz ultravioleta, e no caso dos fragmentos das conchas ainda conterem uma fração de Aragonite (forma cristalina do carbonato de cálcio), podem emitir uma florescência amarela, laranja ou rosa.

Atualmente a Lumachela é por vezes utilizada para revestimentos (paredes), pisos e objetos de decoração, como colunas e esculturas. Nestes usos arquiteturais é muitas vezes referida simplesmente como mármore.

 

Neste site - http://paleolisboa.com/ga_fosseis1.htm - podemos encontrar muitas coisas interessantes sobre a geologia da Cidade de Lisboa, onde podemos ver a utilização deste tipo de rocha para a construção de zonas bem históricas da cidade.

Podemos também perceber que as mesmas derivam provavelmente do mesmo período, do Miocénico, a quarta época da era Cenozoica e primeira do Período Neogénico. Está compreendida entre cerca de 23 milhões de anos atrás e e 5 milhões de anos atrás. De Wikipédia IT.

Durante esse período foram depositadas nas zonas da bacia do Tejo e do Algarve grandes quantidades de sedimentos onde estão presentes grandes números de Foraminíferos, um tipo de protistas marinhos. Foi também deixada uma grande quantidade de fosseis de equinoides pertencentes a 19 espécies diferentes e um grande número de fosseis de equinodermes.

O Local

É exatamente isso que pretendo mostrar aqui, uma zona ocupada por uma enorme Lumachela composta por conchas de Ostra.

Para conseguires este found deves dirigir-te para as coordenadas publicadas e observar o fenómeno in loco. Irás estar sobre o fenómeno já que neste ponto o mesmo faz parte do caminho.

 

Deverás responder às seguintes e simples questões para o email do meu perfi GS:

1 - Qual o tamanho do fenómeno (1 a 5 metros / 5 a 10 metros / mais de 10 metros)?

2 - A laje está fracturada em pedaços mais pequenos. Qual é a forma típica desses pedaços (Triangulares / Quadrangular / Circular)?

3 - Em relação ao caminho, a laje está num plano inclinado ou está paralela?



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)