Skip to content

O Tesouro Maya Multi-cache

This cache has been archived.

hunterb_8: Depois de uns quantos anos a satisfazer geocachers e a proporcionar bons momentos, chegou o momento de retirada desta cache.

A minha falta de motivação atual para continuar a fazer geocaching faz com que não tenha vindo a fazer as manutenções necessárias para que esta cache se mantivesse de boa saúde, pelo que o desfecho lógico é arquivá-la e quiçá dar espaço no mapa para que novas aventuras por aqui surjam.

Fica o sentimendo de ter conseguido com que tanta gente tivesse tido bons momentos ao procurá-la :)

Até um dia destes ;)

More
Hidden : 3/3/2013
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 


Os primeiros vestígios da civilização Maya remontam ao período Pré-Clássico, por volta de 1800 AC, em Petén, Guatemala, considerada esta a Capital do Império Maya. Conhecidos principalmente por terem o mais completo sistema de escrita completamente desenvolvido daquela altura, mas também pela sua arte, arquitectura e complexos sistemas astronómicos e matemáticos, os Mayas foram a única antiga civilização americana a deixar registos rigorosos da sua história.

 

 

A Cache:

 

É uma multi-cache que pretende dar-vos a conhecer um pouco mais sobre a civilização e cultura maya à medida que a vão fazendo. É uma cache que demora cerca de uma hora a ser feita, por isso se pensaram num dia de caches drive-in esta não é uma boa opção. Requer algum pensar, é boa para quem gosta de quebra-cabeças!
Tal maneira complexa é a cultura Maya, que torna-se difícil (senão mesmo impossível) fazer apenas uma cache que contemple tudo o que deva ser referido, como tal decidi destacar apenas três pontos importantes, que nos irão guiar nesta aventura:

 

A Mitologia;

A Arquitectura;

A Escrita.

 

Irão precisar de:

  • Máquina fotográfica (uma de qualquer telemóvel serve), pois vão ter de registar alguns símbolos. É muito importante registarem todos os símbolos pedidos, caso contrário não conseguirão abrir o container final.

  • Uma garrafa de água pequena.

 

 

Ponto 1 – A Mitologia

 

Para os Mayas, a mitologia era algo supremo. Tão supremo que as suas oferendas aos Deuses eram em grande parte das vezes o Sangue, considerado o elemento mais poderoso e puro que poderiam oferecer às divindades.
Não veneravam um só Deus (monoteísmo), mas sim vários (politeísmo), e é sobre um em especial que nos iremos focar, pois de certa maneira foi ele que permitiu a civilização ir sobrevivendo dando-lhes boas colheitas: Chaac, o Deus das Chuvas.
Este atingia as nuvens e produzia trovões e chuvas para os campos.

 

No ponto inicial, irão ter de rezar ao Deus das Chuvas para que vos indique as coordenadas para o próximo ponto.

Registem também, com a vossa máquina fotográfica, o símbolo que está no container.

Depois de Chaac atender às vossas preces, deixem o container exactamente como o encontraram.

 



Ponto 2 – A Arquitectura


Como certamente terão conhecimento, o símbolo arquitectónico mais icónico desta civilização são as famosas Pirâmides/Templos. Estas podem ser ainda hoje observadas por toda a área ocupada pelos Mayas, mas é na capital do seu império, Guatemala, que se encontram as maiores e consideradas as mais importantes da sua história.

Uma das mais imponentes está situada na antiga cidade de Tikal, a apenas 303km de Guatemala. O Templo que está aqui situado, é um dos mais majestosos e conta com 47 metros de altura. Se tivermos em conta que é composto por blocos de pedra individuais, carregados à mão, julgo que tem o seu mérito!

 

Aqui vão ter de trabalhar um pouco como os Mayas, e ir à procura dos materiais para formarem a vossa pirâmide.

Chegados às coordenadas encontradas no ponto 1, estabeleçam um perímetro circular de cerca de 15 metros e procurem os blocos necessários para montarem a pirâmide.

Observem-nos meticulosamente, e montem-nos de forma a que a pirâmide vos mostre o seu símbolo.

Só existe uma maneira correcta de montar a pirâmide, vão ter de perceber qual é.

Registem o símbolo, e prossigam para as coordenadas indicadas na pirâmide.

 

 


Ponto 3 – A Escrita


Chegámos a um ponto fulcral. Este é o aspecto até hoje mais enigmático da cultura Maya. Os Mayas estabeleceram um sistema de escrita muito complexo que se baseia em hieróglifos.

Estes podem ser encontrados em quase todas as suas criações arquitectónicas e são lidos de uma forma muito peculiar. São lidos em tabelas, e em forma de zigue-zague.


Só o sistema de escrita era assunto para umas boas 200 páginas, pelo que não me vou alongar muito e vou directo ao assunto.

Pretendo apenas que tenham conhecimento do sistema de numeração básico. Como tal, dirijam-se às coordenadas encontradas no ponto 2 e procurem o container.

Observem-no meticulosamente, só têm de decifrar as letras e fazer uma conta:


A + B – C
 

O resultado vai ser um número (pequeno).

Traduzam-no para o símbolo correspondente em linguagem maya e registem esse símbolo.

Registem também o símbolo do próprio container [que representa o sistema de escrita (to write)].

Em suma e para que não hajam dúvidas: neste ponto terão de registar 2 símbolos.

Depois disto sigam para as coordenadas fornecidas no container.



 

Ponto Final – O Tesouro


Ao chegarem ao container final é só usarem tudo o que descobriram até agora para o abrirem.

O ponto final é um belo sítio à beira rio onde podem aproveitar para descansar e comer o farnel para recarregar energias.


Se se sentirem com forças, podem ainda seguir o rio que irão encontrar a cache “De pedra em pedra” pertencente ao trilho Faião às Broas, trilho este magnífico. Podem ir até lá a pé, mas dado que ainda são uns Kms aconselho a fazê-lo por exemplo em BTT, é um percurso mesmo espectacular.


Peço que deixem tudo como estava, especialmente no container final que o deixem devidamente protegido, e que não revelem fotos de nenhum dos containers.


Conteúdo inicial do container:
- Logbook
- 1 Lápis
- 1 Caneta
- 1 Travel Bug
- Objecto para troca
 

Additional Hints (Decrypt)

Cbagb 1 - Yá ab zrvb - AÃB rfgá ab zheb Cbagb 2 - Nb aíiry qbf céf Cbagb 3 - Cbe onvkb Cbagb 4 - Neohfgbf - AÃB rfgá ab zheb

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)