Skip to content

Casa Quinhentista Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá findsophi,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 12/29/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache tem como objetivo dar a conhecer o edíficio conhecido por " Casa Rural Quinhentista" e os celeiros que foram propriedade do Mosteiro de Lorvão.



Casa rural do século XVI, situada na parte alta da Pampilhosa, com escadaria exterior, balcão-varanda sobre pilares de pedra, sendo o celeiro que lhe é anexo de construção posterior. Possui vários compartimentos, uma enorme cozinha com chaminé e seus poiais de pedra ao gosto rústico e anexos correspondentes a uma casa de lavoura. O celeiro anexo pertencia às freiras do Mosteiro de Lorvão, onde elas recebiam e arrecadavam as rendas dos foros, pagas em géneros. Quando pelo decreto de 30-05-1834 de Joaquim António Aguiar foram extintos os conventos e vendidos os seus bens, passou o celeiro para a Casa Melo. Assim, ampliou a Casa Melo as suas arrecadações, como a «casa das pias» que lembra a abastança com que esta família vivia, pois se considerava a casa que mais azeite colhia entre o Vouga e o Mondego.

Foi declarada imóvel de interesse Concelhio em sessão de 21-10-1980 da Câmara Municipal de Mealhada, tendo sido solicitada a respectiva classificação ao Instituto Português do património Cultural.
Objeto de recuperação estrutural, é atualmente administrada pelo Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente de Pampilhosa (GEDEPA), compreendendo os núcleos museológicos do Museu Etnográfico, Museu do Porco e outros espaços com vocação para exposições temporárias.
A Cache
Trata-se de um pequeno container com o seguinte material: logbook; material de escrita e pequenos ítems para troca.

Additional Hints (No hints available.)