Skip to content

OpFZ#03 Antares Traditional Geocache

Hidden : 6/10/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Este Power Trail pretende dar a conhecer algumas das muitas Operações dos Fuzileiros portugueses, nas antigas colónias portuguesas, durante a Guerra do Ultramar. Esta foi a zona escolhida para este “PT” porque, durante muitos anos, foi uma das principais zonas de instrução e exercícios operacionais dos Fuzileiros Portugueses.



Operação “Antares” – Moçambique Março 1967

Missão: Normalizar a área de Bará de Chigoma, em caso de encontro de alguma Base, actuar de acordo com as directivas já quanto a procedimentos contra IN armado e para com populações capturadas.


do relatório da operação... “Duas equipas (10 homens) avançaram em linha, enquanto o Comandante do Grupo com o restante pessoal (10 homens) avançavam também em linha para a Base Militar. A descida foi de cerca de 200 metros e de tal modo se actuou com surpresa que rompemos fogo a cerca de 10 metros dos primeiros INS.

O ataque dos dois grupos foi quase simultâneo e tivemos que dar a ilusão de que éramos mais, pois logo de início apercebemos de que o nosso efectivo era inferior ao do IN. Gritando, lançando granadas e perseguindo tenazmente o IN lançámo-nos a explorar ao máximo o efeito da surpresa alcançada inicialmente. O IN debandou em todas as direcções à medida que os nossos os perseguiam e os abatiam. A maior parte dos mortos foi feita logo de inicio, e os que tentavam fugir de um acampamento para o outro eram apanhados entre dois fogos. Houve cenas de bravura e de intrepidez da parte de todo o pessoal que só vêem confirmar a boa preparação dos Fuzileiros Especiais e devido às quais fizemos de certo crer ao IN que os nossos efectivos eram superiores ao escasso punhado de homens de que dispúnhamos.

os INS que conseguiram escapar começaram a responder violentamente ao nosso fogo aproveitando a superioridade de terreno pois refugiaram-se na encosta contrária àquela pela qual desceramos. O seu volume de fogo era grande e entre as armas que nos alvejavam estavam as duas “peças” (metralhadoras ligeiras) que escaparam.

Chegados ao cimo mandou-se bater a área onde o IN se acoitara com tiro de morteiro. Após o lançamento de dois projécteis, os quais enquadraram bem o alvo, o IN calou-se definitivamente e debandou.

Foi atacada a Base de Chigoma, cujos efectivos, avaliados em cerca de 40 guerrilheiros armados de metralhadoras e armamento automático, eram superiores ao escasso efectivo das NF (21 homens).”


Additional Hints (No hints available.)