Skip to content

Colónia Balnear o Século Traditional Geocache

This cache has been archived.

zepe_ly: Era uma vez uma cache ...

More
Hidden : 12/6/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Colónia Balnear O Século

Perto da praia de S. Pedro, do outro lado da Marginal, podes observar esta instituição. Fundada em 1927, a Colónia Balnear instalou-se em S. Pedro em 1943, numa antiga fábrica de conservas.

Tem tido uma vida acidentada. A colónia de férias para crianças desfavorecidas fundada em 1927 pelo Jornal «O Século» transferiu-se em 1943 para o edifício renovado de uma antiga fábrica de conservas, onde ainda hoje está. No mesmo ano, para financiar a acção social da colónia, o jornal criou a Feira Popular de Lisboa.

Só que a falência do jornal, no final dos anos 1970, deixou a obra social órfã. A colónia de férias de S. Pedro foi passando por diversas comissões liquidatárias e grupos directivos até que Rodolfo Crespo lá chegou, em 1996. Dois anos depois, por sua iniciativa, foi criada a Fundação «O Século», à qual o Estado entregou, em 1999, a Colónia e a Feira Popular.

Hoje, com a Feira Popular fechada, o orçamento da Fundação vem de um protocolo assinado com a Câmara de Lisboa. Segundo este acordo, a autarquia dá à Fundação o valor médio das receitas obtidas pela Feira Popular nos últimos cinco anos. É daí que vem o grosso do orçamento da instituição. O resto vem do apoio dado pela Segurança Social e pela Câmara de Cascais aos vários projectos da Fundação.

Actualmente, além das colónias de férias que ocupam perto de mil crianças desfavorecidas todos os Verões, a Fundação «O Século» tem instaladas em S. Pedro várias outras valências. É o caso das duas casas de acolhimento de jovens em risco, a Casa do Mar e a Casa das Conchas, onde vivem permanentemente perto de 40 miúdos.

Fica a informação, aqui deixada pela LauraAlmeida, que a Colónia aceita roupa quer para casa (incluindo toalhas e lençóis) quer para crianças e jovens. A entrada é pelo lado da bomba da BP.

 

 

A praia de São Pedro do Estoril

Praia protegida por uma alta falésia à beira da Estrada Marginal, zona privilegiada para quem gosta de pesca à linha. Há dois acessos por escadaria, além de um túnel pedonal sob a estrada. Tal como a praia da Parede possui argilas com características terapeuticas.

Sobretudo no Inverno o mar apresenta grandes ondas que rapidamente ficam cobertas de surfistas.
Uma extensa zona de um novo estacionamento serve esta praia que, por estar situada perto da estação de comboios é também facilmente acessível para os utilizadores do caminho de ferro. A praia está vigiada durante a época balnear e é servida por varias esplanadas.

 

A CACHE
Encontra-se num dos acessos à Praia, portanto é um local de passagem que durante o dia tem sempre muitos muggles, necessitando o máximo cuidado e descrição.

Esta cache foi colocada no Natal de 2012, servindo de presente para todos os geocachers que a vierem fazer nesta época do ano.

Additional Hints (No hints available.)