Skip to content

GeoFrancesinha "Maravilhas na Capital" Event Cache

This cache has been archived.

pika7: Para o ano pode ser que haja mais [:)] Se o mundo não acabar entretanto! Obrigado aos presentes...
Teampika7

More
Hidden : Friday, November 23, 2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


foto3


APRESENTA

GEOFRANCESINHA “MARAVILHAS NA CAPITAL


foto2 

Um pouco de História…

As francesinhas nasceram no Porto, “inventadas” na década de sessenta por um emigrante regressado de França.

Ele decidiu dar um toque especial a uma receita tipicamente francesa, chamada "croque-monsieur". Esta especialidade típica é um snack muito apreciado nos restaurantes e cafés franceses.

Este iluminado homem teve a feliz ideia de improvisar e adaptar este prato aos nossos ingredientes e à nossa cultura, adicionando ao nosso paladar a magia de um molho que é a alma da receita.

Transformou um “simples” "croque-monsieur" em algo com mais alma, a transbordar de vida e de substância. Algo que qualquer português ou portuense nunca teria imaginado ser possível comer até à altura.

Depois do caldo verde, das tripas, da broa e do bacalhau à Gomes de Sá, eis então que nasce a única receita gastronómica original portuense do século XX. A Francesinha.

Este “estrondoso” prato é hoje em dia uma das mais apreciadas iguarias da cidade, e é a especialidade de vários restaurantes locais dos mais chiques aos mais populistas.

A francesinha é portanto um prato do povo, para o povo comer, e presentemente com imensas variantes de receitas, (com variantes inclusivamente vegetarianas imagine-se) mas sempre com o mesmo espírito, de maneira a satisfazer todos os diferentes gostos das nossas gentes.

A que patamar de popularidade nacional chegará esta receita será algo difícil de prever. Aquilo que de facto se pode dizer é que quem cá vem e prova, geralmente regressa.

Já inclusivamente houve um projecto de transformar a francesinha numa espécie de “pizza-hut” especializada, com entregas ao domicílio, projecto o qual parecia uma ideia fantástica, mas que não vingou, assim como a criação da cadeia de restaurantes “Francesinhas & Companhia”, que também já fechou as suas portas.

Poderá dizer-se que a francesinha pertence apenas aos restaurantes e cafés mais tradicionais do Porto ou sofrerá uma globalização ao país?

O futuro nunca se sabe, e uma coisa é certa: Cá estaremos nós a provar muitas e suculentas francesinhas, no restaurante ou em casa, no Porto ou em outro lado qualquer.

 

Fonte: http://www.alunos.dcc.fc.up.pt/~c0007056/francesinhas/historia/historia.html

Event Cache

 Neste evento queremos proporcionar mais uma noite diferente. Juntar mais uma vez o geocaching ao convívio e assim ter a ementa perfeita servida sob a forma de uma bela francesinha na capital. Com as temperaturas características nesta altura do ano, nada como juntar um pouco de picante para sentir o calor de um tradicional prato portuense.

Nas coordenadas indicadas, Edifício Altejo, Snack-Restaurante "Maravilhas" venham degustar-se com uma francesinha ou outro prato qualquer existente. Se forem abordados pelo segurança do edifício, basta informar que vão ao “Maravilhas”

Na noite de 23 de Novembro de 2012 a partir das 20h vão começar a sair para a mesa as primeiras francesinhas da noite...

Após Will Attended  enviaremos um e-mail com mais informações sobre menú e preços...

O Espaço tem capacidade para cerca de 25 pessoas, distribuídas por 5 mesas e balcão. No Will Attended agradecemos que informem o número de pessoas para assim gerir o espaço existente! Will Attended aceite até dia 22/11/2012

Esperamos por vocês para assim descobrir esta "Maravilha" gastronómica na capital Portuguesa…

Additional Hints (No hints available.)