Skip to content

Praia Doce de Salvaterra de Magos Mystery Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 8/16/2012
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Praia Doce / Praia dos Tesos

Praia fluvial localizada no rio Tejo, entre Salvaterra e a aldeia do Escaroupim. Com extenso areal, oferece boas sombras e parque de merendas, sendo um ótimo local de lazer.

As cheias de Inverno, todos os anos faziam mudar o local das areias junto àquela propriedade do “Minhoto”, fazendo aparecer uma bonita praia de extenso arial.
Daí em diante, foi aquele arial usado pelo povo de Salvaterra e, passou a ser conhecido pela Praia dos Tesos – pois os mais abastados da vila, iam de abalada todos os anos até à Nazaré, ou Figueira da Foz, ou mesmo para as Termas.

Local magnífico, detentor de um extenso areal, suportado por um farto arvoredo que abriga do calor e sol intensos do Verão, tornando-se um llugar ideal para parque de merendas e uma primorosa zona de lazer e descanso.
Assume-se como um lugar privilegiado para contemplar o entardecer, assistindo ao desfilar dos barcos multicolores dos pescadores.

"UIM DIA PASSADO NA PRAIA DOS TESOS
Rapaz que eu era na altura, num daqueles dias de Domingo, dei comigo no sossego da frescura das sombras e, da água que corria de mansinho a registar a minha nova experiência – estava na praia.
Alguns para além dos “farnéis”, traziam apetrechos da pesca (cana, bornal e saca-peixe), afim de se dedicarem ao seu desporto, pois no local a fataça abundava em quantidade. Muito perto, a escassos metros, algum gado movimentava-se para junto de um pequeno regato, que se aninhava nas areias, afim de se sedentarem de uma noite passada ao relento. Uns atrás dos outros, como em fila indiana, começaram a chegar mais banhistas com seus amigos e familiares.e, num ápice, toda a zona conhecida pela “Praia dos Tesos”, estava cheia de vozes humanas, que punham em desassossego a pardalada que, mal tinha acordado.
Nas primeiras horas alguns adultos aproveitavam para fazer uma colheita de pequenos paus e canas, que o rio nas suas marés depositava mesmo ali à mão, a fim de começarem a fazer lume para as suas refeições que seria de frango assado, ou de pequenas fatias de carne entremeada de porco assado na brasa(1). Agumas crianças pelas mãos dos seus vigilantes, iam para as areis brilhantes do rio, onde a maré já começava a movimentar-se, a fim de aprenderem a prática da natação, no entanto os mais tímidos choravam em altos gritos, não só pela água fria, como também pelos grandes “tufões” que a rapaziada maior fazia com as suas brincadeiras.
Quase todos os presentes, que no local se encontravam, escolhiam a hora do almoço entre a uma e as duas da tarde. Assim ao som da música de uma pequena telefonia e das anedotas, entre umas goladas do bom vinho dos campos da terra, a camaradagem era excelente e já ninguém se lembrava da semana que findou. Pela tarde dentro. uns dormem a sesta em cima de um cobertor, outros brincam no areial da praia com jogos de bola; outros ainda vão continuar na pesca, enquanto algumas moças estão estendidas nas toalhas, afim de bronzearem a pele num corpo a despontar para a vida. Quando o dia começou a chegar ao fim, o habiente até aí calmo debaixo, das aprazíveis árvores, entrou num reboliço total - os motores das motorizadas e dos carros começaram a movimentarem-se para o regresso a casa.
Muitos nem têm tempo de apreciar o grande bando de milharós, que mostravam o seu bonito colorido das penas e a melodia do seu cantar que, agora ao cair da tarde, vão entrando e saindo dos ninhos feitos numa barreira do “Mouchão da Quinta da Saudade”. Em pouco tempo, o local ficou deserto, na espera que no próximo Domingo, as areias da "Praia dos Tesos", voltam a ser local de encontro.
"

*************
* Texto publicado em 1976 – Jornal “Aurora do Ribatejo” e no Jornal Vale do Tejo – 2000 (1) - Petisco, que mais tarde ganhou fama, em dias festivos, com o nome "Saldinhas de Salvaterra"

Additional Hints (Decrypt)

Genm n pnan qr crfpn bh vzcebivfn hzn , cbedhr invf gre dhr crfpne , qrcbvf qn crfpnevn srvgn ,creznarpr rz fvyêapvb r aãb dhrvenf n pnfn ehzne cnen n gebhkn neehzne ngeniéf qb fbz nvaqn veáf gre dhr rapbagene n "erqr qr crfpn" cnen chkne

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)