Skip to content

Anubis na Mata dos Medos Traditional Geocache

This cache has been archived.

ClaudioPereira: Container desapareceu novamente...

More
Hidden : 5/26/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Situada no topo da falésia da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, na Mata dos Medos!

A Mata dos Medos
"Sobre a falésia da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, existe um lugar especial onde as emoções se revestem de maresia e seiva de pinheiro. Classificado como Reserva Botânica em 1971, este ecossistema apresenta óptimas condições de recreio e lazer, tornando-o num dos refúgios preferidos da população em busca de ares bucólicos.
 Nos seus 340 hectares, onde a sabina-da-praia e a aroeira dominam as tonalidades de verde, são muitas as possibilidades a desvendar e a sentir. Espécies arbustivas como o carrasco, o medronheiro ou o espinheiro-preto envolvem um parque de merendas que convida a sentar e fruir da harmonia com a natureza.
Depois de um piquenique em família, a aventura das emoções continua nos dois percursos pedestres que se espalham e ramificam pela mata, conduzindo a áreas capazes de surpreender os ânimos e enternecer o olhar. Guardiãs deste tesouro esmeralda, Águias-de-asa-redonda e corujas-do-mato sobrevoam a copa das árvores observando quem caminha por entre os pinheiros.

No limite oeste da mata, terminam os caminhos pedonais e encontra-se a imensidão panorâmica do Atlântico. Esta imagem do mar, emoldurado pelo Cabo Espichel e a Serra de Sintra, é um dos momentos que justificam uma caminhada pelos trilhos entre as árvores até à orla da falésia.

Descobre-se o jogo de luz e sombra nas ravinas que se funde com as várias tonalidades de verde. O olhar serena e perde-se nos brilhos do oceano. Tal qual um poema visual, a Mata dos Medos consegue a poesia de estarrecer pelos momentos feitos de cor, aroma e silêncio.
Considerada um dos grandes espaços verdes do concelho de Almada, a Mata Nacional dos Medos foi mandada semear pelo Rei D João V no século XVIII com o intuito de fixar as areias das dunas que avançavam para os terrenos agrícolas.  Através da plantação do pinheiro manso pretendeu-se criar uma camada arbórea que bloqueasse o avanço dunar sobre as plantações.
 A designação de Mata dos Medos provém da antiga significação da palavra medo, associada ao conceito de duna, sendo ainda porém conhecida esta zona por Pinhal do Rei devido à ordem régia que esteve na sua origem.
 
Actualmente, esta unidade paisagística tem uma importância fundamental no património natural do concelho de Almada, uma vez que detém na sua colecção botânica três espécies endémicas de Portugal e outras 15 da Península Ibérica."
 
Fonte: www.m-almada.pt
 
Arriba Fóssil da Costa de Caparica
A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica é uma área protegida criada em 1984 através do Decreto-Lei 168/84 de 22 de Maio, abrangendo uma área total de 1570 hectares ao longo da arriba litoral Oeste da Península de Setúbal, estendendo-se pelo concelho de Almada e o de Sesimbra, na faixa litoral entre a Costa da Caparica (a Norte) e a Lagoa de Albufeira (a Sul), passando pelos Capuchos e a Fonte da Telha.
A arriba litoral da Costa de Caparica é denominada arriba fóssil não por as camadas de idade miocénica que compõem a sua maior parte serem fossilíferas, mas por já não se encontrar em contacto directo com o oceano, não sofrendo erosão marinha. As arribas activas (ou arribas vivas), pelo contrário, como as que podem ser observadas a Sul da Lagoa de Albufeira ou no litoral de Cascais, são as que se encontram sob influência directa da erosão marinha, apresentando o perfil anguloso e o recuo típico deste tipo de arribas.
Nos estratos geológicos de idade miocénica que constituem a Arriba fóssil podem encontrar-se vários exemplares de fósseis, sobretudo fósseis de organismos invertebrados marinhos, predominando os fósseis de bivalves, de gastrópodes e de equinodermes. Também podem ser encontrados fósseis de vertebrados, fundamentalmente fósseis de dentes de peixes miocénicos.
A área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, como o seu nome indica, é uma zona protegida, onde a captura de animais e a recolha de plantas e de fósseis é proibida, sob pena de aplicação de sanções.
Fonte: wikipedia.org

Anúbis
Anúbis é o nome dado pelos antigos gregos ao deus com cabeça de chacal associado com a mumificação e a vida após a morte na mitologia egípcia. Na língua egípcia, Anúbis era conhecido como Inpu (também grafado Anup, Anpu e Ienpw). A menção mais antiga a Anúbis está nos Textos das Pirâmides do Império Antigo, onde frequentemente é associado com o enterro do Faraó. Na época, Anúbis era o deus dos mortos mais importante, porém foi substituído durante o Império Médio por Osíris.
Assume nomes ligados ao seu papel fúnebre, como Aquele que está sobre a sua montanha, que ressalta sua importância como protetor dos mortos e de suas tumbas, e o título Aquele que está no local do embalsamamento, associando-o com o processo de mumificação. Como muitas divindades egípcias, Anúbis assumiu diversos papeis em vários contextos, e nenhuma procissão pública no Egipto era realizada sem uma representação de Anúbis marchando em seu início.
A esposa de Anúbis é a deusa Anput, seu aspecto feminino, e a sua filha é a deusa Kebechet.
Os egípcios acreditavam que no julgamento de um morto era pesado seu coração e a pena da verdade (tal pena pertencia à consorte de Anúbis, a deusa da verdade Maat). Caso o coração fosse mais pesado que a pena o defunto era comido por um animal com cabeça de crocodilo, mas caso fosse mais leve a pessoa em questão poderia ter acesso ao paraíso ou a alma voltar ao corpo. Anúbis era quem guiava a alma dos mortos no Além.
 
Fonte: wikipedia.org
 

A Cache:

Esta Cache situa-se junto à Arriba Fóssil da Costa da Caparica, na Mata dos Medos, como tal, e por se encontrar perto da falésia, é necessário tomar as devidas precauções de modo a evitar qualquer acidente, especialmente se levar crianças.

Pode deixar o carro na zona de estacionamento junto aos restaurantes (PK) ou, se for mais aventureiro, na última praia do lado direito da Fonte da Telha e subir por um dos caminhos da falésia (P2).

Esta é uma Cache dedicada a duas actividades que prezo muito: Passear na Mata dos Medos e a Arqueologia/Egiptologia.
O contentor é delicado e deve ser manuseado com cuidado para resistir ao passar do tempo…


English

"Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica: a prehistoric beach landscape near Terras da Costa, that consist of intricately carved cliffs and erosional deposits, intersected by ravines and clifftops covered in vegetation. Its relative proximity to urban development and sprawl, coupled with progressive deterioration resulted in the 22 May 1984 decree-law 168/84 that constituted the Paisagem Protegida with the hope of preserving the geomorphological characteristics and the natural communities that existed within the territory, promoting a balance between the biology and landscape. On 24 November 2008, in a Council of Ministers resolution (178/2008) provided a mechanism for safeguarding the resources and natural value, establishing a specific use and management strategy for the area.
Although the Arriba Fóssil is the dominant scenic element of the protected area (PPAFCC), within its limits is the Reserva Botânica da Mata Nacional dos Medos (Botanical Reserve of the National Game Preserve of Medos), also referred to as Pinhal do Rei (the King's Pineforest), on which King John V of Portugal ordered the seeding of lands to reduce dune encroachment and deforestation. Also under the management of the PPAFCC, is the Mata das Dunas da Costa da Caparica e Trafaria (Dunes Game Preserve of Costa da Caprica and Trafaria), at the base of the beach; a 600 hectare area of forest, the Mata das Dunas is a natural forest still maintained."
Fonte: wikipedia.org
 
"Anubis is the Greek name for a jackal-headed god associated with mummification and the afterlife in ancient Egyptian religion. He is the son of the Nephthys and Set according to the Egyptian mythology. According to the Akkadian transcription in the Amarna letters, Anubis' name was vocalized in Egyptian as Anapa.  The oldest known mention of Anubis is in the Old Kingdom pyramid texts, where he is associated with the burial of the pharaoh. At this time, Anubis was the most important god of the dead but he was replaced during the Middle Kingdom by Osiris.
He takes names in connection with his funerary role, such as He who is upon his mountain, which underscores his importance as a protector of the deceased and their tombs, and the title He who is in the place of embalming, associating him with the process of mummification. Like many ancient Egyptian deities, Anubis assumes different roles in various contexts.
Anubis also attends the weighing scale in the Afterlife during the "Weighing Of The Heart".
Anubis' wife is a goddess called Anput. His daughter is the goddess Kebechet."
Fonte: wikipedia.org
 
The Cache
This Cache is located near the Arriba Fóssil da Costa da Caparica cliff, so be very careful where you step and be particularly aware if you bring children with you.
You may park your car near the restaurants (PK) or, if you're a little more daring, park on Fonte da telha's last beach to the right, and climb your way up through one of the cliff paths (P2).
This Cache its dedicated to two things that I hold dear: strolling through Mata dos Medos and Archaeolgy/Egiptology.
The container its fragile, so please handle with care.

Additional Hints (Decrypt)

Ab neohfgb pbz ivfgn cnen b zne. Lbh funyy svaq vg arne n fuehoohel!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)