Skip to content

iNtO tHe WiLd Multi-cache

Hidden : 3/17/2012
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta cache foi colocada num percurso realizado entre Seia e a Torre, na Serra da Estrela, e a sua descoberta implica uma caminhada de aproximadamente 25 km por trilhos de montanha, quase sempre a subir. Antes de iniciarem esta viagem informem-se e certifiquem-se que estão reunidas as melhores condições. Não a façam de ânimo leve!

 

Into the Wild é um livro/filme inspirado na vida de Christopher “Alexander Supertramp” McCandless que, em 1990, aos 22 anos, depois de ter concluído a universidade e com uma vida “meia definida” pela frente, decidiu doar quase todo o dinheiro que tinha a uma instituição de caridade e arrancou para uma odisseia à descoberta de si próprio ao longo da América do Norte, tendo como objetivo alcançar o lado inóspito do Alasca e aí viver em harmonia com a Natureza.

Inspirado pelas ideologias de Jack London, Leo Tolstoy e Thoreau, recusou-se a ser “sociabilizado” pelos diferentes problemas/vicissitudes da vida moderna e partiu, abandonando o passado e foi à procura de uma felicidade pura e natural. Ao longo da viagem, a sua vida acabou por inspirar outras vidas e teve vários trabalhos, mas apenas para ganhar o dinheiro suficiente para poder continuar.


Depois de várias peripécias, incluindo uma descida em canoa do rio Colorado, Alexander Supertramp chegou por fim ao Alasca e passou a pernoitar num autocarro abandonado. À medida que a sua saúde se foi deteriorando, supostamente por ter ingerido alimentos nefastos para o organismo, tomou consciência que “a felicidade só é real quando é partilhada”, mas ainda assim não demonstrou arrepender-se das decisões que tomou. No final, de acordo o que deixou escrito, sentiu-se abençoado pela vida que teve. O seu corpo acabou por ser encontrado em agosto de 1992.

Herói ou apenas ingénuo, Christopher McCandless deixou um legado que nos leva a questionar a forma como vivemos. O livro foi escrito por Jon Krakauer, enquanto o filme, inspirado no mesmo, foi realizado por Senn Pean e teve como protagonista Emile Hirsch, sendo que a banda sonora esteve a cargo Eddie Vedder.



A CACHE

Inspirados na história de Christopher McCandless, nesta cache terão a oportunidade de fazer uma viagem em que por certo poderão refletir sobre as vicissitudes da vida moderna e qual o vosso lugar no mundo, tendo como plano de fundo o fantástico cenário da Serra da Estrela. E não tenham dúvidas, esta será uma viagem difícil, quase sempre a subir, até aos vossos limites físico e psicológico.

A nossa proposta é a subida da encosta da serra desde Seia, de onde partirão num abandono civilizacional, até à Torre, seguindo por trilhos. Como as pistas se encontram longe do asfalto, desaconselhamos que tentem outras abordagens para além do trilho recomendado, mas aconselhamos que, dependendo a vossa condição física e circunstâncias do momento, considerem dividir esta odisseia em duas etapas, parando ao chegarem à Lagoa Comprida. Como é óbvio, antes de iniciarem esta jornada, deverão salvaguardar a existência de um transporte para onde quer que consigam chegar.


Poderão obter mais informações clicando sobre a imagem que se encontra acima e descarregar o track que criámos. Porém, mais importante do que qualquer track ou mapa, é a montanha que vos irá conduzir à descoberta desta cache, pelo que em primeiro lugar deverão começar por respeitar as suas "vontades" e eventualidades. Assim, antes de iniciarem esta subida deverão inteirar-se sobre as características do trilho e as condições climatéricas esperadas para o dia em questão. Desaconselhamos que façam o trilho em dias que esteja a chover, a nevar ou caso exista muita neve, até porque poderão não encontrar as pistas. Ainda e caso as condições climatéricas se alteram repentinamente, já a meio da caminhada, aconselhamos que reconsiderem a investida e sigam para o ponto mais próximo de segurança, que pode ser Seia, a Lagoa Comprida, a estrada ou a Torre.

Atualização (17/06/17): Nesta data o percurso foi alterado, com diferenças após os Cornos do Diabo, acesso à Crista do Carvalhalzinho (que continua a ser o grande desafio do cache) e sobretudo na parte superior do trilho (já não se faz a descida para a Garganta de Loriga, seguindo ao invés pela Rota do Maciço Central até ao Cântaros e daí para a Torre). Para evitar confusões, optou-se por deixar apenas o track mais recente e atual nesta listagem.

No final desta listing, clicando sobre a imagem, poderão consultar quais são as previsões meteorológicas para a região. Se tiverem alguma dúvida não hesitem em contactar-nos.


Para poderem completar esta cache/experiência deverão seguir os seguintes passos (se algum ponto intermédio resultar num local afastado do track significa que os cálculos ou substituições estão erradas):


Ao longo desta caminhada seguirão por asfalto, estradão, canais de água, trilhos de montanha e algum corta-mato. Quando seguirem pelos trilhos contarão com a ajuda de mariolas, existindo contudo sítios que já não têm manutenção há muito tempo, particularmente na aproximação à Lagoa Comprida. Em alguns locais fizemos desvios para aceder a caches, chegar a um ponto de vista panorâmica ou simplesmente para marcar um ponto de passagem. Não precisarão de seguir o trilho ao “milímetro” mas convém que o tenham como referência e percebam em cada momento a relevância para irem ou não até um local, tendo em conta o desgaste físico que ainda terão pela frente. Ainda que possam ter o tempo que demorámos como referência, devem adaptá-lo à vossa condição física e não se esqueçam que se trata de uma caminhada de montanha em que para lá da distância existem outros pormenores relevantes (como a subida acumulada). Esta cache foi idealizada como um desafio e a sua descoberta não é apenas uma conquista física mas também necessariamente mental!

Levem roupa e calçado confortável e adequado às condições climatéricas previstas e tentem salvaguardar as eventuais mudanças e o frio que pode fazer-se sentir, em particular na Torre. Na parte superior do percurso (a partir da Lagoa Comprida) dificilmente encontrarão água potável. 


Tendo em conta a complexidade e dificuldade do trajeto proposto é importante que tenham alguma experiência em caminhadas e possuam uma preparação física adequada. A dificuldade/terreno indicada é apenas válida para dias com boas condições climatéricas (sol e temperaturas amenas). Qualquer alteração do tempo, quer seja para chuva, nevoeiro e/ou neve transformará a dificuldade/terrreno em 5/5 e é potencialmente perigosa. Como já foi referido, com a existência de neve algumas pistas poderão não estar visíveis. Lembrem-se que a segurança e o bem-estar estão acima de qualquer estatística!

Não publiquem fotos do container e/ou da localização final e não revelem dados, directa ou indirectamente, sobre a mesma. Não façam referências que possam indiciar onde fica o recipiente!

 

Desfrutem do percurso e da descoberta, protegendo a Natureza!

free counters

Find more about Weather in Seia, PO

Additional Hints (Decrypt)

Gncnqn cbe crqenf. Cnenoéaf cryn pbadhvfgn!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)