Skip to content

Tubarões no Ribatejo ? Multi-cache

Hidden : 7/14/2012
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 Tubarões no Ribatejo ?

 

 

 

Tubarão ou cação é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso e um corpo hidrodinâmico. Os primeiros tubarões conhecidos viveram há aproximadamente 400 milhões de anos.

Atualmente existem cerca de 375 espécies, variando em tamanho desde o menor, com cerca de 17 centímetros ( tubarão lanterna anão ) até ao maior com cerca de 12 metros (tubarão baleia ). Os tubarões são encontrados em todos os mares e são comuns em profundidades até 2000 metros.

Alguns cientistas crêem que, como muitos outros peixes, os tubarões são míopes, estando a sua visão adaptada apenas para distâncias entre 2 e 3 metros, embora possa ser utilizada para distâncias de até 30 m com um menor grau de definição. Mas os seus olhos por ficarem nas laterais da cabeça podem ampliar seu campo de visão para quase 360°.

A visão clássica descreve um caçador solitário, que percorre os oceanos em busca de comida. No entanto, isso se aplica a apenas algumas espécies. Os tubarões podem ser altamente sociais, mantendo-se em grandes grupos.

Em geral, os tubarões nadam a uma velocidade média de 8 km/h (5,0 mph), mas quando se alimenta ou ataca o tubarão pode atingir velocidades de mais de 19 km/h (12 mph). O tubarão-nako é o tubarão mais rápido e um dos peixes mais rápidos, podendo ultrapassar a velocidades de até 50 km/h (31 mph). O tubarão branco também é capaz de explosões de velocidade.

Ao contrário do senso comum que diz que eles são "máquinas de comer" movidas pelo instinto, estudos recentes têm indicado que muitas espécies possuem poderosas habilidades de resolução de problemas, competência social e curiosidade.

Parcialmente retirado da Wikipédia

 

Como este tipo de Tubarões não pode ser visto por esta zona, já que nem sequer temos mar, vamos então dar a conhecer outra espécie de Tubarões, ou seja os que nadam por estas águas, bem como a história no seu nascimento/crescimento.

 

Certamente já muitos se interrogaram o porque da referência aos tubarões nos logs das caches desta zona.

A história dos tubarões surgiu durante o Geo Jantar de Natal , quando tivemos a agradável companhia dos geocaheres Monho Wolfraider Lagrot Nunex Mike Team que andavam a fazer umas caches pela zona e acabaram por estar presentes no dito evento.

Durante o jantar falou-se obviamente sobre geocaching, rapidamente se chegou à conclusão que alguns deles tinham na altura mais founds como os outros presentes todos juntos.

Quando o tema passou para FTFs, aí então não restavam duvidas, só o Monho tinha mais que todos os outros. Na altura e em jeito de brincadeira foi dito que estes é que eram os verdadeiros Tubarões do geocaching ( sem qualquer sentido depreciativo, obviamente ).

Dias depois, alguém se lembrou de escrever no log que tinha feito um FTF à Tubarão, depois outros foram repetindo a brincadeira, tendo assim nascido a história dos Tubarões.

A graça pegou de tal forma que raro é o geocacher local que nunca se referiu a eles nos seus logs, alguns foram até mais longe, tendo alterado a foto do perfil ou criado carimbos para logar com o referido animal. Com o passar do tempo, e com um olhar mais atento dá para ver que muitas características são afinal comuns entre os verdadeiros Tubarões e muitos geocacheres.

A cache não se encontra nas coordenadas publicadas, ai apenas vai encontrar um pequeno conteiner com as coordenadas finais, seja também o verdadeiro Tubarão e divirta-se na busca desta cache.

 

 

Additional Hints (No hints available.)