Skip to content

Hospital de Sant'Anna Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 7/1/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Nos fins do século XIX existiu na Europa um grande movimento de combate contra um dos grandes males que afligia a Humanidade – a tuberculose – pelo que em todos os países civilizados começaram a surgir “Sanatórios”.
O Dr. Sousa Martins, então médico de reconhecida competência foi um dos iniciadores da luta contra esse mal. Encontrou no casal Biester e em sua tia D. Claudina Chamiço o apoio para que se construísse um Sanatório, numa região em que o clima, pelas suas características estava indicado para este tipo de doente.
O Sanatório de Sant’Anna foi assim inaugurado no dia 31 de Julho de 1904, por D. Claudina Chamiço, sua instituidora, que o legou à Misericórdia “… por ser a Instituição que pela sua respeitabilidade, antiguidade e garantia de duração, mais própria lhe pareceu para receber este legado”.

 

Edifício hospitalar de início do séc. 20, de grande envergadura e dinamismo volumétrico, conseguido pela disposição e articulação dos corpos e ritmos de coberturas, construído com as mais modernas soluções de higiene, salubridade e ventilação, mantendo, ainda que sem funcionar, sistemas mecânicos que hoje constituem verdadeiro património arqueológico industrial raro. Constitui-se como exemplo conseguido de relação entre hierarquias funcionais e uma componente ornamental de significativa originalidade e riqueza.

O edifício desenvolve-se numa planta em forma de H, com duas longas fachadas, paralelas à Marginal. Na que se encontra virada ao mar, destaca-se o corpo central, mais elevado, e os corpos laterais, desenvolvidos horizontalmente e abertos por uma galeria, interrompida por uma espécie de torreões, cujo remate se eleva bem acima da linha dos telhados. Os azulejos, as cantarias ou mesmo as grades de ferro que aqui encontramos expressam bem o cuidado no desenho do pormenor. No alçado oposto, os volumes apresentam, alternadamente, dois e três pisos, ganhando especial importância o central, mais elevado e aberto por uma arcaria tríplice, formando a galilé de acesso à capela. Esta, com capela-mor, nave (com trifório) e coro-alto, é decorada por pintura mural de gosto neomedieval. No interior do antigo sanatório, os corredores são bastante amplos, e revestidos por azulejos de cercadura floral, ganhando especial interesse o espaço correspondente ao primitivo Jardim de Inverno - uma sala definida por três corpos, articulados por arcos de volta perfeita, e decorados por painéis de azulejos de inspiração Arte Nova (com a representação de plantas relacionadas com utilizações medicinais), da autoria de Jorge Pinto, e executados na Fábrica Sabido.

Atualmente funciona neste local o Hospital Ortopédico de Sant'Ana pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
O Hospital Ortopédico de Sant'Ana oferece tratamentos nas seguintes áreas: Ortopedia/Traumatologia; Anestesiologia; Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética; Clínica Geral; Fisiatria; Oftalmologia; Otorrinolaringologia; Reumatologia.

Para saber mais sobre o Hospital, consulte o respetivo "site".

A CACHE
Para aceder à  cache aconselhamos a passagem subterranea que se encontra junto à porta do Hospital, na marginal. Pequeno container que contém apenas o logbook. Não tem material de escrita.

 

 

 

Additional Hints (No hints available.)