Praia dos Penedos Traditional Geocache

Hidden : 12/22/2011

O caminho é algo perigoso devido à sua inclinação e difícil devido à sua extensão e aos diferentes de pisos que se apanham. Necessário utilização de um dia inteiro pelo menos e de boa preparação física para fazer todo o percurso de ida e volta. Recomendo também, para os interessados a pernoita lá em baixo no cozinhadouro ou mesmo na praia, principalmente se for Verão.

O caminho começa por ser o mesmo do da cache Ponta de São Pedro, que tem inicio em frente à pedreira. É um caminho estreito pouco visível no início, e que segue sempre ao longo da falésia do risco até se chegar a um ponto que se tem a vista inteira sobre a Praia dos Penedos, com a ponta Barbas de Cavalo ao fundo. Ter em atenção a algumas passagens muito inclinadas.
Aqui começa a descer-se em direcção ao mar por um caminho misto de pedra e areia até se chegar a umas casas. Esta ponta tem o nome de Cozinhadouro.
Para o lado direito encontram-se construções em ruínas que vale a pena visitar.
Descendo as escadas para a esquerda temos o início da Praia dos Penedos. A partir daqui não há caminho, é seguir pela praia, por cima das rochas, até ao local da cache. Este troço não é difícil mas é exigente devido à quantidade de rochas existentes. Ter em atenção que se a maré estiver alta é necessário passar por dentro de água em dois locais.
A cache encontra-se no cimo de uma rocha no meio no meio da Praia dos Penedos em frente a uma brecha na falésia. O invólucro não é definitivo já que perdi a caixa original no caminho e tive de improvisar, mas hà-de ser substituído entretanto.

A colocação da cache neste ponto tem um sentido especifico. Por essa brecha, para os mais aventureiros, é possível subir até ao cimo da falésia, o que permite apanhar depois o caminho pelo Píncaro ou em direcção à Pedreiras. Ou seja consegue-se fazer um percurso circular sem a necessidade de voltar pelo mesmo caminho. No entanto esta subida/escalada é fora de trilhos, tem vegetação densa, inclinação muito acentuada e tem uma passagem muito perigosa e difícil. Quem quiser informações sobre a mesma contacte-me.