Skip to content

O CARVALHO - #12 - ZIF de São Lourenço Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bioleiro: Devido aos eminentes perigos a existência desta cache deixa de ser viável, por isso decidimos arquivá-la.

More
Hidden : 12/2/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Este local é digno da geocache porque espelha a realidade da nossa floresta por estas bandas, a passar de rica com espécies nobres e robustas para outras ou mesmo para o tal... Nada, que serão matos! Vá prevenido com material de escrita e, por favor, tente deixar a cache quentinha.

Translation

ZIF de São Lourenço #12 - Carvalho

No meio do nada surge um resistente carvalho. Só quem chega junto se pode aperceber do que tem sofrido... É uma imagem que podemos extrapolar para outras situações, há uma parte da planta completamente morta, serve de habitat a fungos, por exemplo, mas continua em pé, sustentada por outra parte que vegeta conforme pode mesmo após a passagem de vários incêndios... Um exemplo!

O Carvalho

Carvalho-alvarinho

Nome comum
Carvalho-alvarinho

Nome científico
Quercus robur

Distribuição
Comum em toda a Europa, Norte de África e Ásia Ocidental. Em Portugal é espontâneo, sobretudo no Norte litoral.

Descrição geral
É uma árvore de folha caduca, com um porte majestoso e uma copa ampla, com uma altura que pode ultrapassar os 40 m. O tronco tem um porte recto e uma casca muito espessa. As folhas são grandes, simples e alternas, de cor verde intensa, com as nervuras bem salientes na página inferior. A sua forma é obovada e têm um pecíolo muito curto. As flores masculinas são amentilhos verde-amarelados, com 10 estames, cada um estando envolvidos por 5 a 7 sépalas. As flores femininas são de 1 a 5 e estão cobertas por uma camada escamosa de cor pardo-avermelhada. O fruto é uma glande ovóide, envolvida apenas na base por uma cúpula escamosa e apoiado num longo pedúnculo.

Habitat
O Carvalho-roble desenvolve-se desde o nível do mar até aos 1000 m de altitude. Tem preferência por solos frescos e profundos. É uma espécie pouco tolerante aos solos calcários. Prefere climas húmidos, oceânicos, onde se sinta pouco a secura estival. Por outro lado, tem alguma resistência ao frio.

Curiosidades
O nome eleito por Lineu para esta espécie – robur – era o termo utilizado para designação de madeiras de grande dureza e solidez, bem como para características humanas, como a força do carácter. A madeira do carvalho roble é muito dura, de grão fino e com anéis de crescimento muito bem demarcados. É bastante pesada e muito resistente à putrefacção, pelo que é recomendada para usos que envolvam água. Historicamente, tem tido usos tão diversos como elemento estrutural de edifícios, mobiliário e construção de frotas de pesca e de guerra. A sua utilização mais comum talvez seja a construção de tonéis para envelhecimento do vinho.
O seu período de vida pode ser muito longo, chegando mesmo ao milhar de anos.

Autor Fotografia
Naturlink

Fonte (textos)
Naturlink


This page was generated by GeoPT Listing Generator
free counters

Additional Hints (No hints available.)