Skip to content

Abitureiras - Igreja Matriz Traditional Geocache

This cache has been archived.

DominisecTeam: Em virtude de não conseguirmos arranjar um container igual ao que estava no local, e de para nós não fazer sentido colocarmos um container diferente, a cache será arquivada.

More
Hidden : 9/14/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

CACHE:
A cache encontra-se alojada junto à Igreja Matriz das Abitureiras, num local público e de fácil acesso.
Dentro do container, poderá encontrar Diário de bordo e Stashnote. Deverá levar material de escrita. Devido ao seu tamanho não dá para fazer trocas.

NÃO SE ESQUEÇAM:
Sejam MUITO discretos!!!
Deixem tudo como encontraram ou melhor ainda!

Abitureiras é uma freguesia portuguesa do concelho de Santarém, com 22,73 km² de área.

A freguesia de Abitureiras encontra-se situada na margem direita do rio Tejo, ao norte de Santarém. Uma paisagem muito característica, marcada por uma zona de declives pronunciados a norte e menos ao sul da freguesia. No fundo, um pouco divergente do que se pode ver, em alguns aspetos, no resto do concelho.
O topónimo desta povoação, Abitureiras, conheceu até hoje diferentes versões. Alguns autores dizem que deriva da palavra abruteira – a freguesia teria sido assim terra de abutres – outros apontam duas senhoras fiandeiras, que, por terem mandado construir a atual igreja paroquial, foram denominadas pelo povo de aventureiras e, por corrupção, Abitureiras. Uma série de opiniões que carecem de cunho científico, pois não passam das usuais lendas que sempre surgem associadas à história das povoações portuguesas.
Esta freguesia pertenceu sempre ao concelho de Santarém, exceto num curto período de tempo, em 1836, em que transitou para o de Rio Maior, ao qual pertenceu durante alguns anos. Em 1922, o lugar de Moçarria desligou-se da sede e formou freguesia própria.

Pertencente ao concelho de Santarém, a povoação ribatejana de Abitureiras possui uma interessante Igreja Matriz, consagrada a N. Sra. da Conceição. A sua fundação poderá remontar ao século XIV, mas dessa época nada subsiste. Recebendo obras no período manuelino, a Matriz de Abitureiras sofreria diversas remodelações no século XVIII que descaracterizaram parte da sua frontaria e do seu interior.
A frontaria apresenta uma galilé com três arcos frontais e dois em cada um dos lados, obra da reforma do século XVIII, bem assim como a torre sineira. O seu coruchéu tem gravado uma dobadoira, uma roca e um fuso - provável alusão lendária às duas mulheres tecedeiras (as "Aventureiras") que teriam fundado a igreja no século XIV. Protegido pelo alpendre setecentista, o portal nobre é uma composição simples da arte manuelina.
O interior apresenta corpo com uma só nave, coberto por telhado de madeira. Parte das paredes da nave são forradas por silhar de azulejos-padrão seiscentistas, em tons de azul e amarelo. Obra datada de 1655, o púlpito de pedra apresenta uma balaustrada de pilares jónicos com caneluras.
O altar lateral do Evangelho é obra dos finais do século XVII, onde se integra uma tela com a Virgem e S. João ladeando a escultura de Cristo Crucificado.
O arco de triunfo é sobrepujado por um nicho abrigando uma escultura de pedra da Virgem com o Menino, obra dos finais do século XV. Os altares colaterais possuem algumas tábuas maneiristas dos finais do século XVI. No lado da Epístola está o Pentecostes; no do Evangelho é visível um díptico figurando S. Gabriel e a Virgem da Anunciação, notando-se na predela Sta. Catarina e Sta. Luzia.
A capela-mor é coberta por abóbada de berço, possuindo um retábulo de talha dourada e com o camarim preenchido por tela com a representação de N. Sra. da Conceição.
De mencionar ainda a sacristia que apresenta um belo conjunto de azulejos hispano-mouriscos do século XVI.

Additional Hints (No hints available.)