Skip to content

Canto Grande (Tainha) Traditional Geocache

This cache has been archived.

MightyREV: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.[/quote]

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado

[b] MightyREV [/b]
Geocaching.com Volunteer Geocache Reviewer
Revisor Voluntário em Geocaching.com

[url=http://support.groundspeak.com/index.php]Centro de Ajuda Groundspeak[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=340]Trabalhar com o Revisor[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77]Como ter uma cache publicada (mais) rapidamente[/url]
[url=http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx]As Guidelines são regras[/url]

More
Hidden : 8/21/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Cache localizado na Trilha da Tainha, que liga a praia de Canto grande a praia que dá nome à trilha. Use o waypont de ENTRADA e siga até o waypont FINAL.

Cache is located on Tainhas's Trail, it leads from Canto Grande beach to the beach that gives name to the track.
Use the START waypont and go to the END waypont

História do nome
Seu primeiro nome era "Ponta Grande", nome ainda conservado no livro do conselho do município de 1897. Na década de 1930, o nome passou para "Canto Grande".
A praia do Canto Grande é a mais extensa do município de Bombinhas. É formada pelo chamado "mar de dentro", com aproximadamente 1 Km de mar calmo e pelo "mar de fora", com aproximadamente 3 Km de mar aberto com boas ondas.

History of the name
His first name was "Ponta Grande", a name still retained in the book of the council of the municipality in 1897. In the 1930s, the name was changed to "Canto Grande".
The beach of Canto Grande is the largest municipality of Bombinhas. It is formed by so-called "mar de dentro", with approximately 1 km of calm sea and the "mar de fora", about 3 km of open water with good waves.

# O Último Reduto
A pequena vila do Canto Grande localizada em um istmo, é sem dúvida um dos últimos redutos do nosso litoral para quem esta atrás de paz e tranqüilidade. Esta pequena vila(mais ou menos 800 habitantes) é formada principalmente por pescadores, maricultores e seus descendentes que se orgulham de serem chamados de “nativos”. Muitos ainda mantém vivas as tradições herdadas de seus antepassados, como o Boi de Mamão, o Terno de Reis, a Farra do Boi e a pesca artesanal, esta praticada por alguns heróis como o Tó, o João da Luisa, e que ainda proporcionam aos veranistas e turistas eventuais o prazer de se deliciar com um bom camarão ou uma anchova fresquinha.
O centro da vila fica aos pés do Morro do Macaco, hoje parque municipal à espera de providências e melhores cuidados do poder público, já que a parte da comunidade está sendo feita, com o plantio de árvores e uma rigorosa vigilância dos bombeiros de plantão, papel assumido por jovens da comunidade, sempre atentos em apagar o fogo provocado por um turista irresponsável. A vista que se tem a partir do topo do Morro do Macaco é esplêndida: ao norte as praias do Mariscal e Quatro Ilhas, ao leste as ilhas da Reserva Biológica do Arvoredo (Galé, Arvoredo, Deserta), ao oeste a Baia de Zimbros e ao Sul a Ilha de Santa Catarina.

# The Last Redoubt
The small village of Canto Grande located on an isthmus, is undoubtedly one of the last strongholds of our coast for those looking for peace and tranquility. This small village (about 800 inhabitants) is formed mainly by fishermen, shellfishermen and their descendants who are proud of being called "natives". Many still keep alive the traditions of their ancestors, such as "boi-de-mamão", Terno de Reis, Farra do Boi and fishing, this practiced by some heroes as Tó and João da Luisa, and still provide the tourists the pleasure to delight themselves with shrimps or anchovies.
The town center lies at the feet of the "Morro do Macaco", now a municipal park waiting for action and better care of the government, as the community is doing its share, with the planting of trees and a close monitoring of firefighters on duty, role played by youth in the community, always intent on putting out the fire caused by an irresponsible tourist. The view from the top of "Morro do Macaco" is splendid: the north beaches of Mariscal and Quatro Ilhas, the eastern islands of the Biological Reserve of Arvoredo, to the west, Zimbro's Bay and to the south, the Island of Santa Catarina.

Additional Hints (Decrypt)

Qrageb qn pnirean an rfdhreqn/Vafvqr gur pnir ba gur yrsg. Ergver nythznf crqenf/Erzbir fbzr ebpxf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)