Skip to content

Viveiro Florestal Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 4/26/2011
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

É lamentável que o Estado tenha persistido em encarar o problema da serra apenas pelo lado do aproveitamento.
(Aquilino Ribeiro, Quando os Lobos Uivam, 1958)

Viveiros Florestais - Portela de Arão

Penso que todos os que passam pela primeira vez na estarda N238, quer na direcção Seia-Loriga,  quer no sentido Loriga-Seia, não ficam indiferentes à paisagem que encontram ao chegar à Portela de Arão e mais concretamente aos sucalcos que em tempos foram utilizados como viveiro para árvores. Penso, também que muitos dos que passam por aqui todos os dias, ou com grande frequência, também não ficam indiferentes ao local, até porque têm o privilégio de observar as diferentes tonalidades que o local ganha com o passar das estações do ano.
Talvez muitos não saibam, mas o local já serviu para ilustrar algumas passagens de um filme português, concretamente o filme de Tiago Guedes,  Coisa Ruim (2006).

Depois de Muitos anos a produzir árvores para serem plantadas um pouco por toda a Serra e de dar algumas dezenas de postos de trabalho às populações da região foi desactivado. Seguiram-se de anos de completo abandono até que foi cedido à Câmara Municipal de Seia como comprova o artigo da publicação b.n. CISE de 2003/2004:


"Os Viveiros Florestais de Portela de Arão, propriedade da Direcção Geral de Florestas (DGF) encontram-se cedidos à Câmara Municipal de Seia (CMS) através de um protocolo estabelecido entre as duas entidades, por um período de cinco anos, findos os quais poderá
haver renovação do protocolo. No passado, estes viveiros foram explorados para a produção de espécies florestais (pinheiro--bravo, pseudotsuga, carvalho, castanheiro, bétula, entre outras) com o intuito de fornecer árvores para as arborizações efectuadas pela DGF e por particulares. É objectivo da CMS, por intermédio do CISE, reactivá-los. Para isso foram iniciados, em Setembro passado, os trabalhos de limpeza, recorrendo à brigada de sapadores florestais da URZE, que cortaram e destroçaram o mato dos socalcos, havendo o cuidado de deixar algumas árvores cujo desenvolvimento justificasse a sua manutenção. Durante a realização desta operação optou-se por deixar também as urzes, que na fase seguinte irão dar um colorido aquele espaço, e plantar mais urzes e outras espécies arbustivas características da região, o que permitirá no primeiro ano uma diversidade cromática que decerto irá marcar a diferença em relação ao passado.
Posteriormente, à medida que o número de árvores e arbustos existentes em viveiro na Quinta do Carvalhal for suficiente, proceder-se-á ao seu transplante para ocupar os talhões, realizando-se também sementeiras no próprio local, sempre com espécies autóctones da região (carvalhos, castanheiros, bétulas, azevinhos, medronheiros, folhados, teixos, etc).
Estas árvores e arbustos deverão ser utilizadas nos espaços públicos do município e cedidas à população interessada.
Os Viveiros Florestais de Portela de Arão serão ainda utilizados como infra-estrutura para actividades de Educação Ambiental, nomeadamente na vertente da conservação da natureza  da floresta. Nada melhor do que o contacto directo com a natureza para a sensibilização da população."

in: b.n Cise, nº 5 2003/2004, p.6

Aparentemente o contrato foi renovado, a julgar pela recente intervenção de limpeza de que toda a zona do viveiro foi alvo, mas infelizmente ainda não houve qualquer trânsferência ou replantação de forma a reactivar o viveiro...


A Cache: Está bem próxima dos tanques principais do viveiro, é micro e agradecia que não revelassem promenores do contentor nem em fotografias nem em palavras, Obrigado!

Divirtam-se e apreciem a beleza do local.  

Additional Hints (Decrypt)

Dhrz dhre dhragrf r obnf, dhragvaunf? N rfgnynerz pvamragnf, an oenfn. Dhrz dhre dhragrf r obnf, dhragvaunf? Dhrz pbzcen yrin znvf pnybe c'en pnfn.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)