Skip to content

[one for the geodésico]Penedos Traditional Geocache

Hidden : 4/18/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



MARCOS GEODÉSICOS

OneFor The Geodésico é um projecto criado por mim que tem como objectivo colocar uma cache para cada marco geodésico existente no país perfazendo um total de 8.000 caches com vistas de carácter panorâmico.

 

Para mais informações consulte o site deste projecto

 

http://oneforthegeodesicogeocaching.blogspot.com

 




Começarei por referir que a Geodesia é, ao mesmo tempo, um ramo das geociências e uma engenharia, que trata do levantamento e da representação da Terra. E, uma vez que o globo terrestre é esférico, havia que, (isto, numa explicação muito básica) procurar “transformar” esta superfície curva, numa face plana, com o fim de, obtermos uma Carta Geográfica. Imaginou-se que, a forma de fazê-lo no terreno, seria criar uma rede de vários triângulos ligados entre si, colocando em cada vértice um marco com determinada designação e informação. Depois, com aparelhos adequados que permitiram fazer medições e cálculos, a partir destes vértices, já foi possível obter a avaliação, que se pretendia, da superfície da Terra. Espero ter conseguido transmitir-vos, deste modo, a ideia base.

Em Portugal, a triangulação da rede geodésica portuguesa é constituída, no seu total, por 8.000 marcos.



Descrição: http://4.bp.blogspot.com/_9pigwkppopo/SN1R1nRWM_I/AAAAAAAABp4/9Z6yXypBrhw/s320/Centro_geod%25C3%25A9sico_Portugal.jpg

 

O Centro Geodésico de Portugal está situado na Serra da Melriça, freguesia e concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco. Ali podemos encontramos o Marco Geodésico padrão, (construído em 1802), o Museu da Geodesia e serviços de apoio.
 Esta, iniciou-se no Sec. XVIII, no reinado de D. Maria I que terá encarregado a Academia Real de Marinha de iniciar os trabalhos de triangulação geral do território, com vista à realização da Carta Geográfica do Reino.

 


Os Marcos geodésicos, também conhecidos por “talefes”, são sempre colocados em locais elevados e isolados com linha de visão para outros vértices.

Dividem-se em três ordens de grandeza:
1ª Ordem, Pirâmedes quadrangulares distando entre 30 a 60 Km
2ª Ordem, Cilindro + Cone com listas, distando entre 20 a 30 Km
3ª Ordem, Cilindro + Cone (de tamanho menor que o anterior) com listas, distando entre 5 a 10 Km
Aos marcos de 2ª. e 3ª. Ordem chamam-lhes vulgarmente “bolembreanas”.

 

Additional Hints (No hints available.)