Skip to content

Canal de Alfanzira - TEJO Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
Hidden : 3/5/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Canal de Alfanzira - TEJO



Ao longo dos séculos os soberanos de Espanha e Portugal dedicaram sempre grande atenção à navegabilidade do Tejo, tendo promovido várias iniciativas que tinham por objectivo melhorar as condições da navegação no rio.
Em 1581 Filipe II de Espanha nomeou João Baptista Antonelli para avaliar da navegabilidade do rio, tendo concluído ser o Tejo navegável desde Lisboa a Aranjuez.
Foram feitas as obras necessárias e passou a fazer-se a navegação ao longo do rio entre aquelas localidades.
Abriram-se canais e construíram-se caminhos de sirga para facilitar a navegação do rio,do qual o CANAL DE ALFANZIRA fazia parte sendo ainda visivel no local e é um exemplo de uma verdadeira via de comunicação entre os dois reinos, com importância económica, política e militar.


Mármores de Estremoz foram transportados através do rio para a construção de grande parte do Escurial.
No médio Tejo encontram-se ainda visíveis, acima do nível de enchimento das albufeiras de Belver e Fratel, diversos muros de sirga, outrora essenciais à navegação fluvial até Ródão, e durante a dominação Filipina, até Toledo.
O rio Tejo era considerado, no século XVIII, a via de comunicação ideal entre Espanha e o Atlântico. As autoridades espanholas realizaram estudos hidrográficos com vista a melhorar as condições de navegabilidade.Todas essas iniciativas não produziram consequências duradouras.
Em 1812 o tenente-coronel de engenharia Anastácio Joaquim Rodrigues propôs melhoramentos para tornar a navegação mais fácil entre Lisboa e Vila Velha do Ródão, reduzindo muito os transportes por terra.
Em 1816 Fernando VII de Espanha incita os seus súbditos a estabelecerem empresas de navegação interior.
Em 1819 o engenheiro espanhol Agostinho Marco Artu fez viagens de reconhecimento e estudo de Aranjuez a Lisboa a fim de obter elementos concretos para apresentar a Francisco Xavier de Cabanes, a quem Fernando VII havia concedido o privilégio da navegação do Tejo, entre Aranjuez e a fronteira com Portugal.
No mesmo ano foi celebrado em Lisboa, em 31 de Agosto, entre os reis de Espanha e de Portugal, um tratado concernente à navegação do Tejo, que não viria a ter quaisquer consequências.




Bibliografia :
- CONTRIBUTOS PARA A NAVEGAÇÃO FLUVIAL EM PORTUGAL O aproveitamento dos principais rios portugueses Comunicação apresentada na Academia de Marinha pelo Membro Efectivo capitão-de mar- e-guerra Adriano Beça Gil, em 28 de Outubro de 2008
- BARCOS DO TEJO, António Nabais



Agradecimento: ao amigo geocacher "OLMEIRO" pela dica, colaboração e fotos


A CACHE :para que se possa apreciar o canal o container foi colocado em "leito de cheia" o que num inverno mais rigoroso possa ficar submerso por isso o involucro do container é um pouco pesado

Additional Hints (No hints available.)