Skip to content

Castro Frogeva ou Castro de S. Bartolomeu Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 2/6/2011
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Castro Frogeva ou Castro de S. Bartolomeu




No monte de S. Bartolomeu, onde as freguesias de Figueiredo, Leitões e Sande S. Clemente se encontram, existe, de facto, um castro, há muito identificado, e que consta na Base de Dados Endovélico, do antigo Instituto Português de Arqueologia, que pode ser consultada em www.ipa.min-cultura.pt.
Os vestígios arqueológicos do Monte de S. Bartolomeu foram descritos, ainda no século XIX, por Francisco Martins Sarmento, que procedeu ao reconhecimento do local, no âmbito do levantamento sistemático de sítios e monumentos arqueológicos a que procedeu noconcelho de Guimarães e em toda a região de Entre-Douro-e-Minho. Nos apontamentos de Arqueologia de Martins Sarmento, editados pela SMS, encontram-se referências a este monumento e aos vestígios arqueológicos que então foram detectados pelo arqueólogo vimaranense.
As informações recolhidas no levantamento de Martins Sarmento têm sido corroboradas por vários arqueólogos.
No 2.º Congresso de Arqueologia Peninsular, que teve lugar em Zamora, em 1996, António Pereira Dinis incluiu este local no seu inventário do “Povoamento do Baixo Ave no 1.º Milénio a.C.”.
Em 1999, no âmbito do Estudo de Impacto Ambiental que precedeu aconstrução do troço que liga Guimarães a Braga da auto-estrada A11, uma equipa de arqueologia identificou e descreveu aquele monumento, no levantamento de reconhecimento no terrenoconfinante ao corredor da via. O arqueólogo responsável pelo estudo, Ricardo Teixeira, caracterizou da seguinte forma os vestígios que ali foram identificados:
“Povoado fortificado com várias linhas de muralhas. Trata-se de um povoado de grandes dimensões, implantado no cume de S. Bartolomeu no limite Sudeste da Serra da Morreira. Foram detectadas à superfície cerâmicas micáceas, datáveis da Idade do Ferro”.
Tendo em conta as informações disponíveis, é inegável a existência de vestígios arqueológicos significativos no alto de monte de S. Bartolomeu, e certamente nas suas vertentes, já que ali existiu umcastro da Idade do Ferro, com várias linhas de muralhas, um povoado fortificado da mesma família dos que estão identificados emBriteiros, no Sabroso, no Alto das Eiras ou em Lanhoso. Como é óbvio, a prospecção, o estudo e o inventário de vestígios com esta natureza, frequentemente imperceptíveis para o olhar de não especialistas, é trabalho para arqueólogos, devendo preceder todas as intervenções similares àquela que ali se realizou recentemente.
Fonte: http://pedraformosa.blogspot.com/2008/04/esclarecimento-da-direco-da-sociedade.html

A cache
É do tipo small e está perfeitamente acessível a qualquer geocacher. Não é permitida a aproximação ao castro por veículos motorizados, mas pode fazê-lo a pé ou de bicicleta. Deixe a cache exactamente como a encontrou.
Obrigado pela visita.

Additional Hints (No hints available.)