Skip to content

Casa do Campo - The Camelia's Queen (CBT) Multi-cache

This cache has been archived.

matrixamp: Fim de um ciclo da minha Segunda cache.
Obrigado a todos pelas visitas, e que tenham desfrutado do local.
Um obrigado especial aos que ajudaram a manter esta cache, preservando a sua integridade durante todo este tempo, permitindo que outros também a pudessem ter encontrado.
Abraço.

More
Hidden : 2/23/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Para concluir esta multi-cache precisam da descobrir a coordenada W partindo apenas com a coordenada N 41º24.757'. Deverão pois anotar todos os números para obter a coordenada W com a seguinte ordem alfabética, e começando em A: W00Aº.BC.DEF. 
NOTA: não é preciso fazer contas.

Ponto de Partida - Stage1 - Além Parte
Á primeira vista, e para as gerações mais novas, ao passar neste local e por este edificio algo estranho e degradado, pouca gente é capaz de imaginar a azáfama que aqui existia. Este era o ponto de recolha diária de leite dos pequenos produtores locais. Actividade que ocupava e ajudava financeiramente várias familias. Daqui se pode avistar o nosso destino intermédio e final, e ao mesmo tempo pensar na grandiosidade que teria esta propriedade da qual se avista a casa mãe lá ao fundo. Por cima deste edificio existem ainda algumas letras de um nome. Deverão contar as letras que ainda restam de uma formação que ostentava o nome do nosso destino.
Dica: 4 ou 9 Anotar como (C)

Ponto intermédio - Stage2 - Casa do Campo
Antes de mais, e por vários motivos esta casa faz parte das minhas memórias e vivências de infância, conhecendo muitos dos seus recantos e encantos, dai esta homenagem.

Dica: estacionem e saiam do carro. Os restantes numeros para a coordenada final estão aqui á volta.

A Casa do Campo é, e cito: "Desde sempre pertença da familia Meireles Leite Teixeira Coelho ... cujo edificio remonta ao século XVII, começou por fazer parte de um grupo de O vinhovinte e nove casais agricolas que, por volta do século XII, deram origem á paróquida de Sto. André de Molares" fim de citação, que pode ser lida na integra em www.casadocampo.pt . A casa foi sofrendo alterações e adaptações ao longo dos anos estando actualmente transformada parcialmente em casa de Turismo de Habitação, pernoitar aqui é uma excelente ideia. Possui salas de festas muito peculiares porque estão localizadas onde antigamente se produzia o vinho "Casa do Campo", ou seja na vinicola. com os seus toneis, passagens de pedra em arco a lembrar caves, lagares e salas de provas. Como curiosidade a Casa do Campo deu nome durante muitos anos a vinhos produzidos com uvas da região dando primazia aos vinhos verdes, embora já nessa altura remarcasse garrafas para hoteis por exemplo. Como tive a oportunidade em jovem de passar muito do meu tempo nesta casa soberba, recolhi alguns dos rótulos dos vinhos que então aqui se faziam, achando que algum dia me iriam servir de algo. Se alguém pretender e for "ajuntador" como eu, terei muito gosto em disponibilizar algum mediante o meu "stock" porque estes terão sido destruidos aquando das obras de remodelação e reconversão do espaço em salas de festas.

A casa possui uma curiosa torre a fazer lembrar um castelo com a sua grade na janela. Contar as ameias da fachada da torre exceptuando os capiteis das extremidades. Anotar como (B).


Alberga no seu jardim de estilo barroco, uma das mais antigas Camélias (vulgo Japoneiras) de toda a peninsula Ibérica e tão tipica em Celorico de Basto. Dentro do JardimEspecialistas referem que terá actualmente mais de 250 anos. Encontra-se sobranceira ao caminho na esquina do jardim e visivel desde o segundo waypoint. Este é considerado um lugar único no mundo por estas arvores formarem arcos e corredores. O jardim pode ser visitado, habitualmente os donos são extremamente simpaticos e não negam a sua visita, mas devem pedir autorização para nele entrar, quem o desejar, pedir para falar com Sra. D. Armanda ou Sra. D. Gabriela. Trata-se de uma propriedade privada e deve ser tratada como tal. Aproveitem porque trata-se efectivamente de um exemplar digno de visita, quer pelas suas ruas, quer pelo seu ordenamento e recorte.

No parque, junto dos 2 pinheiros brasileiros existentes encontra-se a capela da casa que comunica com a mesma por uma passagem superior. Esta foi instituida em 1763 e dedicada a Nossa Senhora da Abadia. Ainda hoje possui o Santissimo Sacramento e celebra-se  uma procissão anual na freguesia, fazendo a capela parte do roteiro. Do seu telhado anotar o numero de elementos escultóricos graniticos (cruzes) e anotar como (D). O portão ou pórtico da casa, (o que se encontra fechado) do lado esquerdo (nascente) da casa é de madeira pintado de verde. Ostenta no seu cimo, elementos escultóricos muito peculiares: o facto de serem vazados de uma única pedra. Apesar da tradição de talhar o granito amarelo os elementos vazados como estes não são tão habituais. Reparem na sua beleza. Em caso de dúvida podem confirmar o numero dos elementos vazados (excluindo a cruz) e anotar novamente como (D).
O seu brasão possui uma peculariedade: cães. animais que sempre existiram nesta casa.  Por baixo do brasão encontra-se uma data gravada anotar como: 1(A)34

Sem sair do parque, reparar na casa mais pequena em frente que também possui um brasão de familia. È pertença, também, da familia Meireles mas de um outro ramo da familia. O que pretendo chamar a atenção é que apesar de ser uma casa de construção mais recente, se manteve toda a traça original das casas de época ou brasonadas, como é habito chamarem-se por estas bandas, seguindo o exemplo do solar da Casa do Campo. Desta casa, contar o número de janelas existentes na fachada virada ao parque.  Anotar como (F).

Ponto intermédio - Stage3 - Quinta da Cerca
Como só nos falta um digito para a meta final e eu não quero pôr o pessoal a fazer contas, só a visitar locais com interesse, proponho uma visita ao portão da Quinta da Cerca. Quinta adquirida por familiares do ramo brasileiro e distante dos Meireles, e que aqui produzem o seu vinho para consumo sendo casa de habitação e outra de férias em simultâneo. A quinta possui ainda um restaurante bastante afamado pela sua vitela. Atentar na recuperação que foi efectuada na casa, mantendo a traça das casas senhoriais. O portão que se visualiza deste waypoint possui também ele um brasão. Deste brasão contar as bolas existentes na coroa. Se não quiserem contar as bolas, contem os cachos do brasão ou as ferraduras lol, o resultado será sempre o mesmo a letra que nos falta: (E).

Os vários destinosA Cache
Não recomendada á noite.

O propósito desta multi-cache foi dar a conhecer este espaço que tanto venero e tanto me diz. Embora o tenha apelidado The Camelia's Queen pretendi mostar também vários aspectos que se perderiam com uma cache tradicional. Espero que gostem, e acima de tudo que disfrutem e possam visitar os jardins que realmente são fabulosos, sendo o melhor e o mais bonito cartão de visitas com Camélias de Celorico de Basto.

Com todos os pontos anotados e a bater certo, iremos parar a uma zona aprazivel. Disfrutem do local. A cache tem inicialmente o habitual logbook, o cache note, um "premio" para o FTF e um rótulo mencionado acima para o FTF também (caso o pretenda). Algum objecto de troca.

Sejam discretos porque em dias de semana existem sempre muitos estudantes por estas bandas.
Disfrutem.

Additional Hints (No hints available.)