PR5TVD: VG Romeirão Traditional Geocache

Hidden : 11/14/2010

A “Rota do Vento” é um percurso circular com um total de 14,0 km, englobando uma derivação, com cerca de 8,0 km.

O início do percurso encontra-se no Jardim central em frente à Igreja Matriz de São Lucas.

A partir daqui os pedestrianistas podem optar por fazer o percurso total em direcção a Chãos ou em direcção à Serra da Romã e Serra do Romeirão.

A derivação ocorre no centro da Freiria, junto ao Largo do Jardim onde se encontra o painel informativo. Local onde os pedestrianistas podem optar por realizar o percurso total 14,0 km ou apenas parte dele 8,0 km ou 6,0 km, conforme as opções e indicações que seguir.

Se optar por realizar os 8,0 km deve fazê-lo seguindo a indicação de Chãos. Se, optar por seguir até à Serra da Romã e Serra do Romeirão, de rara beleza paisagística e ambiental, percorre mais 6,0 km.

Seguindo para Chãos e passando pelo edifício da Junta de Freguesia deve virar à esquerda e atravessar a zona limítrofe urbana da Freiria em Concelhos, a  partir daí predomina uma paisagem agrícola constante, nomeadamente as vinhas e estufas hortícolas. O percurso far-se-á por terra batida até Chãos. Uma vez aí chegados poderá reabastecer-se com os comércios existentes, um café e um minimercado.

Seguindo as indicações que o levam até ao lugar de Fernandinho, também local para reabastecimento e obrigatoriamente parar e sentar junto à capela, observar e escutar a ainda tranquila vila do campo e as histórias de um passado venturoso contadas pelos idosos que por ali passam os dias sentados a ver passar o tempo.

Chegando ao cruzamento da estrada municipal 554-2, deve atravessá-la mas tomar o máximo cuidado com os veículos que por ali passam depressa demais. Mesmo à sua frente encontra-se a Capela de Santa Luzia, um lugar prazenteiro onde pode repousar e comer alguma coisa nas mesas que ali se encontram para o efeito.

Caminhando em direcção à Freiria, a cerca de 2,0 km encontra a indicação que o levará ao reinício do percurso, junto à Igreja de São Lucas e onde pode optar por continuar até à Serra da Romã e Serra do Romeirão.

Se optar por seguir em indicação à Serra da Romã irá encontrar uma das mais belas paisagens da região.

Encontra uma vegetação predominante de eucaliptose alguns pinheiros mansos, vestígios de uma reflorestação recente.

Os velhos moinhos de vento recuperados ou em ruínas e os novos eólicos farão parte dessa paisagem.

Quando chegar ao marco geodésico está a 194 metros de altitude, ponto mais alto do percurso, encontra-se aí na Serra do Romeirão. Mais à frente consegue avistar quase toda a costa oeste, desde o mar até às localidades litorais.

De regresso passará pelo Casal da Fonte Branca e deve seguir as indicações até ao centro da Freiria.

Não deverá em qualquer caso abandonar a região sem antes visitar a Igreja de São Lucas, observar as casas antigas e remodeladas com a sua traça original a lembrar outros tempos, palco de cineastas e artistas.

Locais de Interesse durante o percurso

Igreja matriz de São Lucas e respectivo jardim, casas e quintas antigas, Capela de Santa Luzia, moinhos de vento e fontes antigas.

Locais de interesse dado a sua proximidade

Moinhos de vento, Capela de Santa Luzia e Capela de São Marcos, Serra da Romã e do Romeirão. Poderá ainda encontrar trabalhos em barro e pintura em louça.

FICHA TÉCNICA

Carta Militar nº 375 proveniente do Instituto
Geográfico do Exército

CUIDADOS ESPECIAIS E NORMAS DE CONDUTA
 > Seguir somente pelos trilhos sinalizados;
 > Cuidado com o gado. Embora manso, não gosta de aproximação de estranhos às suas crias;
 > Evitar barulhos e atitudes que pertubem a paz do local;
 > Observar a fauna à distância preferencialmente com binóculos;
 > Não danificar a flora;
 > Não abandonar lixo, levando-o até um local onde haja serviço de recolha;
 > Fechar as cancelas e portelos;
 > Respeitar a propriedade privada;
 > Não fazer lume;
 > Não colher amostras de plantas e rochas;
 > Ser afável aos habitantes locais, esclarecendo quanto à actividade em curso e às marcas do percurso;

CONSELHOS PARA UMA BOA MARCHA
 > Calçado cómodo e já habituado ao pé, preferencialmente botas de marcha;
 > Meias macias e sem costuras;
 > Use roupa leve, adequada à época e ao estado do tempo; Chapéu ou boné e um impermeável ou roupa de abafo;
 > Uma pequena mochila com farnel (sandes, sumos, chocolate, fruta e água)
 > Não vá só. Leve família e os amigos.

MAPA DO PERCURSO

Uma geocache com o apoio da