Skip to content

VIAGEM AO PASSADO - PRAÇA DA REPÚBLICA Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá Quintas,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 10/14/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


VIAGEM AO PASSADO - PRAÇA DA REPÚBLICA




O objectivo desta visita é tentar mostrar um pouco do passado desta recém cidade. Pretende-se mostrar que noutros tempos em S. Pedro do Sul existia vida para além das suas Termas que hoje são o centro das atenções de quase todos os que se passeiam por S. Pedro do Sul.


Aconselho o parqueamento no waypoint dado e a partir dai ir ao encontro de três belos locais desta cidade.


Neste local vão poder observar vários monumentos arquitectónicos de grande relevo. Apreciem também a conjectura de azulejos que envolvem esta praça. Aqui devo salientar:


Igreja da Misericórdia de S. Pedro do Sul


Igreja de características barrocas, construída durante o século XVIII. Destaque para, no exterior, a fachada principal revestida de azulejos monocromáticos com orla a azul e branco; o pórtico principal de arco tribulado, encimado por tripla janela de sacada recortada; a torre sineira de arco a pleno centro, com solução igual nas quatro faces da torre. No interior o destaque vai para: o coro - alto com balaustrada de madeira, assente em arco rebaixado policromado; o confessionário com porta de arco abatido policromado e janelão em plano superior de perfil e policromia iguais às portas atrás referidas; o arco triunfal a pleno centro, policromado; a falsa abóbada de berço de madeira pintada. Na capela-mor: a abóbada de canhão em madeira policromada e o altar-mor de talha policromada com trono e sacrário e a imagem de Santo António. Os altares laterais são de igual policromia.







Palácio do Marquês de Reriz


A sua construção remonta ao primeiro quartel do século XVIII, por iniciativa de um dos fundadores da Real Companhia dos Vinhos do Alto Douro,


Assim, verificamos o desenho da planta em U, com uma colunata de capitéis dóricos no pátio interior, o desenvolvimento das longas fachadas num único plano, de decoração contida, mais exuberante apenas ao nível do andar nobre. Na realidade, este piso era, habitualmente, o mais importante da casa, onde habitavam os seus proprietários, relegando os armazéns e arrecadações para o piso térreo.


Na fachada principal, com janelas de sacada, rematadas por frontões de volutas interrompidos, destaca-se, ao centro, o portal, com frontão também de volutas, mas em cujo tímpano figura o brasão de armas dos Almeida. Contudo, e apesar da imponência e valor cenográfico, esta é a fachada mais reduzida, pautando-se, as restantes, por um maior comprimento e profusão de vãos.


No final do século XIX, o Palácio sofreu algumas intervenções, de forma a albergar a rainha D. Amélia, e a respectiva comitiva que a acompanhava, que no final do século frequentou as Termas.

Por esse motivo, o solar passou a ser conhecido por Paço Real de São Pedro do Sul, sendo o seu proprietário distinguindo com o título de Marquês, em 1895.

É "Imóvel de Interesse Público", por Decreto n.º 129/77, de 29 de Setembro.





Atenção na aproximação à cache. No local existem muitos muggles.






Cache:


Deixar de tudo exactamente como encontrou!


É uma pequena caixa com Logbook, stashnote, lápis.


Obrigado pela visita e aproveitem bem o sítio!




Esta cache faz parte de uma viagem que te leva a uma Final – Aqui retira o valor de B

Additional Hints (No hints available.)