Skip to content

Estação de Abrantes - PROJECTO GEOGARE Traditional Geocache

This cache has been archived.

Medieval Team: Infelizmente mais uma que desapareceu, como quem a fez pôde verificar, um container destes não é fácil de arranjar...
Assim é com muita pena que a MEDIEVAL TEAM se vê obrigada a arquivar esta cache.

More
Hidden : 10/20/2010
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


ESTAÇÃO DE ABRANTES

A Estação de Abrantes, é um importante ponto da rede ferroviária Nacional, pois é o local onde é feita a ligação entre a Linha da Beira Baixa que segue para a estação da Guarda e a Linha do Leste que segue para Espanha.

A LINHA DA BEIRA BAIXA

A Linha da Beira Baixa, foi construída por duas fases, uma primeira fase concluída em 6 de setembro de 1891 que ligava Abrantes à Covilhã com 165,195 quilómetros. E uma segunda fase da Covilhã à Guarda, com 46,205 quilómetros, terminada em 11 de Maio de 1983.

Terminada a construção do troço de caminho-de-ferro entre Abrantes e a Covilhã, a respectiva autorização para a abertura à exploração foi dada por portaria de 1 de Setembro de 1891.

A inauguração desta linha contou com a presença da familia real, assim como de outros ilustres convidados, que viajaram de Sintra até Castelo Branco, numa composição especial, no dia 5 de Setembro de 1981.

Nesta cidade, a população rejubilou com o acontecimento, juntando-se às cerimónias e festejos. No dia seguinte rumaram com a respectiva comitiva à Covilhã, sendo fortemente festejados pelas populações locais junto à via-férrea.

Na Covilhã, a população não podia ficar indiferente à chegada do «cavalo de ferro» àquela cidade serrana e saiu à rua para conviver e participar nos festejos ali celebrados, de que deram conta as crónicas da época.

Findas estas cerimónias, estava finalmente pronta para a abertura à exploração, o que logo ocorreu no dia 7 de Setembro de 1891. Nesta altura, considerava-se que a Linha amarrava em Abrantes, na Linha do Leste

Chegada à Guarda

O restante traçado entre a Covilhã e a Guarda, só foi inaugurado no dia 11 de Maio de 1893, sem pompa nem circunstância, mercê das dificuldades financeiras vividas pela Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro Portugueses, que quase caía na falência, obrigando à suspensão temporária dos trabalhos.

Superadas todas as dificuldades de construção, poder-se-á dizer que estamos perante um dos mais difíceis traçados de caminho-de-ferro em Portugal, como atestam as inúmeras obras de engenharia que ali foram feitas.

História recente e actualidade

Lisboa fica a 135 km do antigo início oficial desta linha, Abrantes. Para aí chegar, o comboio tem de passar as estações de Lisboa-Oriente, Santarém e Entroncamento, e daí pela antiga Linha do Leste, que entre outras segue as estações de Tancos, Santa Margarida e Abrantes.

Tiveram início em finais de 2001, depois de anos de quase abandono desta linha, as obras de electrificação e modernização da Linha da Beira Baixa, num troço de 78 km entre Mouriscas e Castelo Branco, que envolveram a supressão de 48 das 57 passagens de nível existentes, a remodelação de estações e a instalação de tecnologia de sinalização e comunicação.

Estas obras de renovação, inauguradas em 16 de Julho de 2005, permitiram eliminar cerca de 20 minutos do tempo de viagem entre Lisboa e Castelo Branco e reduzir os custos de manutenção e conservação da linha.

 

A LINHA DO LESTE

 

A Linha do Leste, cuja construção se iniciou em Lisboa a 7 de Maio de 1853, teve o seu primeiro troço inaugurado até ao Carregado em 28 de Outubro de 1856. Este traçado, bem como o restante até ao Entroncamento e daqui até Porto-Campanhã, tem a designação de Linha do Norte.

Esta via era de extrema importância para o País, pois possibilitava uma ligação a Espanha e daqui a outros países da Europa. Depois de tempos difíceis, em 14 de Setembro de 1859, o construtor espanhol D. José de Salamanca propõe-se, perante o Governo, continuar a construção desta linha até à fronteira e alterar a bitola do troço existente de Lisboa ao Carregado, que até aí era europeia, passando-a a ibérica, igual à que se construía em Espanha. Este construtor criou o Entroncamento como local de separação das Linhas do Leste e do do Norte.

D. José de Salamanca foi vencendo as dificuldades surgidas inerentes a este caminho-de-ferro e a 29 de Julho de 1863 dá por concluída esta linha até Elvas. No dia 24 de Setembro de 1863 o traçado entre as cidades de Elvas e Badajoz em Espanha, ficando nessa data ligados pela primeira vez por caminho-de-ferro Portugal e Espanha. Lisboa passou a estar 275,8 km da primeira cidade espanhola, Badajoz.

Embora esta linha tivesse o seu início em Lisboa os quilómetros até ao Entroncamento fazem parte actualmente da Linha do Norte, e os restantes até Abrantes fazem parte da Linha da Beira Baixa. Foram várias as fases de construção até Elvas da Linha do Leste.

Embora o comboio chegasse a Badajoz, o traçado permanceu isolado do resto da rede ferroviária espanhola até 30 de Julho de 1866, data da inauguração da linha-férrea entre Madrid e Badajoz, construída pela Compañia del Ferro-carril Ciudad Real-Badajoz.

Efectuam-se comboios regionais entre Entroncamento e Elvas. No princípio deste século deixou de haver comboios de passageiros de Elvas até Badajoz; serviço esse que foi reatado em Dezembro de 2009. Embora não haja comboios directos de passageiros entre Lisboa e Elvas, existem os de mercadorias com destino ao Sul de Espanha

A CACHE

 

Com esta cache pretendemos dar a conhecer a Estação de Caminhos de Ferro de Abrantes, contribuindo assim para o PROJECTO GEOGARE

ATENÇÃO

A ESTAÇÃO É BASTANTE FREQUENTADA, SOLICITAMOS POR ISSO A MÁXIMA DISCRIÇÃO NAS BUSCAS.

POR FAVOR DEIXE TUDO COMO ENCONTROU, E EXACTAMENTE NO MESMO SÍTIO ( se tiver dúvidas preste atenção à "hint").

LEVEM MATERIAL DE ESCRITA

O CONTAINER NÃO TEM ESPAÇO PARA TROCAS E CONTÉM APENAS LOGBOOK.

POR FAVOR NÃO COLOQUE FOTOS DO CONTAINER OU DE ALGO QUE O IDENTIFIQUE.

 

Additional Hints (Decrypt)

Ab... znvf nygb qn "Gbeer qr Cvfn" sreehtragn.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)