Skip to content

Quinta do Alfeijoal Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
Hidden : 9/25/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Quinta do Alfeijoal


Na localidade de Pé de cão, freguesia da Olaia, há uma quinta plena de história, da qual ainda hoje existem as ruínas e que vale a pena mencionar. A bela Quinta do Alfeijoal, cujo nome deriva do ribeiro de Alfeijoal, pelo qual é banhada. É também conhecida por Quinta do Almotácer-mor.


Esta quinta, pertença da família Faria, implicava o cargo de Almotacé-mor. Este era o oficial da casa real que tinha por obrigação provê-la de mantimentos em qualquer lugar onde se encontrasse.


Nos últimos tempos da monarquia, este cargo era meramente honorífico, sendo o último Almotacé-mor o Visconde de Várzea e Marquês de Castelo Melhor, João da Silveira Pinto da Fonseca Correia de Lacerda de Eça Altro Figueiredo Sousa e Alvim. Baltazar de Faria foi, no século XVI, um dos mais afamados donos da quinta.


A 11 de Outubro de 1555, foi nomeado primeiro reformador e visitador da Universidade de Coimbra por D. João III, depois do seu restabelecimento em Lisboa. Baltazar de Faria foi, também, o agente do nosso monarca em Roma, com o intuito de remover as dificuldades levantadas ao estabelecimento do tribunal da Inquisição em Portugal. O seu corpo encontra-se num túmulo com tampa envidraçada, como que mumificado, no claustro do cemitério do convento de Cristo de Tomar. Outro proprietário dessa época, foi o seu irmão Nicolau de Faria, almotacé-mor do reino e estribeiro-menor de D. Manuel I. Nicolau foi a Roma na embaixada de Tristão da Cunha, em 1514.


Existe aqui uma capela em honra de Santo Amaro que era propriedade dos almotacés-mor e por eles era administrada, sendo o único edifício que se mantém de pé. Em 1870, esta quinta pertencia ao oitavo Visconde de Asseca, António Maria Correia de Sá Benevides Velasco da Câmara, sendo foreira a Marquesa das Minas, D. Eugénia de Sousa Holstein, de Lisboa. A partir daqui, a quinta tem tido diversos proprietários e mais recentemente, foi até dividida e vendida a vários proprietários.


Fonte e Lavadouros de Pé de Cão


Bem perto desta quinta existe uma fonte sempre bem arranjada. Local onde podemos descansar pois é bastante sossegado. a parte de tirar água não está a funcionar.

Nesta fonte há uns tanques onde se pode lavar roupa. Este local é coberto.


Conteúdo da cache:

Logbook, Stashnote e lápis

Pequena caixa para troca de objectos

Additional Hints (No hints available.)