Skip to content

És português ou és "camone"? [Salamonde] Multi-cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 8/7/2010
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


És português ou és “camone”?

 

Situada na margem esquerda do Rio Cávado, com distância de 10km da sede de concelho – Vieira do Minho – encontra-se a freguesia de Salamonde.

Apontamentos históricos dizem que esta aldeia, no tempo dos romanos era cidade, tinha o nome de Salveia e fazia parte da via militar que unia Braga a Chaves.

Em 1809, Salveia foi palco de uma batalha desigual entre as tropas portuguesas e as tropas napoleónicas sob o comando do General Soulte, que vinha da Galiza e se dirigia para o Porto. O rasto de destruição desta batalha desigual foi de tal forma grande que, por si só, é o motivo para que hoje não se encontrem vestígios dos monumentos desta mesma cidade.

Destes acontecimentos resta a voz do povo que conta que na Ponte do Saltadouro (que ligava esta freguesia à de Ruivães), do lado de Salamonde e à direita da ponte, foi efectuada uma escavação de metro e meio por pessoa que procuravam algumas das riquezas enterradas pelos franceses. E também pode ser encontrado no livro de registos paroquial uma descrição do pároco desta freguesia – Padre António José de Mesquita Pimentel – a seguinte nota:

 

a caminho“Aos 15 dias do mez de Março do anno de 1809 entraram nesta freguesia de S. Gens de Salamonde os francezes, e no dia 15 de Maio do mesmo anno voltaram perseguidos dos inglezes, depois de se demorarem dois mezes no Porto e nas mais partes d’esta província; metteram os cavallos na egreja e nas salas das casas; roubaram tudo quanto tinha tanto nas casas, como na egreja; arrombaram o Sacrario, lançaram por terra as Sagradas Particulas e pizaram, e consumiram muitas; eu as juntei e metti em um vaso no Sacrario e no fim de 22 dias as fui ver e achei convertidas em sangue rubicundo na sua côr própria, só muito denegrido, azulado e a modo de pizado, que mostrei muitas e diversas vezes a mais de três mil pessôas; mas quando voltaram a segunda vez, lançaram por terra o sangue milagroso e na mesma partida rasgaram os livros dos baptisados, casados e defuntos: e por isso os assentos que não apparecem foi pelos rasgarem, e para que conste a todo o tempo fiz esta lembrança.

Salamonde Junho 1 de 1809.”

(in Vieira, José Carlos Alves; Vieira doMinho: Notícia Histórica e Descritiva; edição “o Jornal de Vieira; Braga; 2000; edição fac-simile da edição de 1925)

 



A ponte:

A ponte a que esta historia se refere encontra-se submersa. No entanto, irá ser encontrada uma ponte “substituta” que data da  construção da barragem.

Este local é ainda frequentado por pescadores, bem como pelos amantes dos desportos radicais que seguem o “trilho” da cache que tem o nome de “Saltadouro”.

O percurso:

Para as tropas portuguesas:

O trilho inicia nas coordenadas: N= 410 40.996’ W= 8005.224’

 - Este trilho poderá ser feito em duas etapas:

  •  de carro (obrigatoriamente 4x4) até atingirem um altitude de aproximadamente 270m, num caminho “unidireccional”;
  •  a pé nos metros finais;

 

Para as tropas napoleónicas:

O trilho inicia nas coordenadas: N= 410 40.986’ W= 8003.450’

- Este trilho poderá ser feito, exclusivamente, de carro…

 
 SaltadouroSaltadouro 2


A Cache:

Waypoint 1 – Igreja de Salamonde

Aqui, ponto inicial, poderão: 

  • apreciar a vista; 
  • trabalhar um pouco a orientação a tomar; 
  • procurar um contentor com uma chave que terá de ser devolvida
  • e “pedir auxílio” para esta jornada!

Cache final – Saltadouro

Para chegar ao ponto final terão de resolver o seguinte enigma:

 

Enigma



N= 4A04A.0C6’
W= 800B.C66


Confirmando:

B+D-A=C

C-B=6

Additional Hints (No hints available.)