Skip to content

Seminário de Portalegre Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá sisaoalado,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Seminário de Portalegre




O Grande Obreiro do Seminário de Portalegre

D. Agostinho Joaquim Lopes de Moura



D. Agostinho Joaquim Lopes de Moura nasceu em Portela, Folhadela, Vila Real, em 16 de Janeiro de 1911.
Completada a instrução primária matriculou-se no Liceu de Vila Real donde saiu, completado o 19 ano, para ingressar na Congregação dos Padres do Espírito Santo e passou a frequentar o seminário que a Congregação tinha em Braga. Aí recebeu o hábito religioso em 19 de Março de 1922.

Em 1929 entrou no noviciado em Orly-Paris e a partir de 1930 frequentou a Universidade Gregoriana de Roma, tendo regressado a Portugal em 1933.

Em 1944 é transferido para Lisboa, como Superior da Comunidade dos Padres do Espírito Santo e é então que lança a L.I.A.M. (Liga Intensificadora da Acção Missionária).

Nomeado em 27 de Dezembro de 1952 para Bispo de Portalegre, recebe a Ordenação Episcopal na Igreja do Instituto que fundou em Carcavelos a 26 de Abril de 1953, tomando posse da Diocese, por procuração, a 2 de Maio e nela entrando aos dez dias desse mesmo mês e ano.

Chegado a Portalegre dedica-se de alma e coração à gigantesca obra de edificar o imóvel onde viria a funcionar o novo Seminário.

Foram lançadas diversas iniciativas para que o factor económico não viesse a atrasar a sua realização e o que parecia impossível aos olhos dos homens.. foi possível perante Deus:
- em 8 de Dezembro de 1953 Solenidade da Imaculada Conceição - foi lançada a P pedra; em 22-23 de Outubro de 1955 foi inaugurada a parte indispensável para que no ano de 55/56 decorresse no edifício, ainda em obras, o novo ano lectivo; em 8 de Dezembro de 1956 teve lugar a inauguração oficial do novo e imponente Seminário Maior de Portalegre.

Conjuntamente com a sua acção pastoral surgem diversos colégios diocesanos, sem os quais muitos jovens, por falta de meios, nunca teriam podido estudar.

O Sr. D. Agostinho batia a todas as portas a pedir ajuda monetária para as Obras com que dotou a Diocese e tal era a sua insistência em estender a mão à boa vontade alheia que dele se conta a anedota que passo a citar:
- "Em Abrantes, um garoto engoliu, por distracção, uma moeda de cinco escudos, de prata, que tinha já um diâmetro algo avantajado para a sua pequena garganta.

Os pais, aflitos, correram com a criança ao Hospital local e os médicos não eram capazes de lhe tirar a moeda que entretanto já chegara ao estômago.

No meio da confusão entrou na sala de observações outro clínico que a brincar comentou:
- se vocês não são capazes de tirar a moeda ao gaiato, não se preocupem, que eu mando chamar o Sr. D. Agostinho e ele fá-la saltar, de certeza absoluta!!!"

Durante o seu governo, a Diocese ficou dotada das estruturas físicas necessárias para a reactivação do espírito evangelizador. Inclusivamente mais uma benemérita família ofereceu, na Aldeia de Santa Margarida, um antigo solar que, depois de adaptado, serviu para as mais diversas actividades de apostolado:
- Cursos de Cristandade; Cursos de Catequese; Cursos de Noivos; Retiros; Encontros de Casais, etc..., etc..., etc.

Entretanto a Diocese vê o seu nome acrescentado a partir de 18 de Julho de 1956. Um Decreto Consistorial fê-la designar " Diocese de Portalegre-Castelo Branco", elevando a Igreja de S. Miguel Arcanjo de Castelo Branco ao título e grau de concatedral.

Após mais de um quarto de século à frente dos destinos desta porção do povo de Deus, o Sr. D. Agostinho de Moura pediu a sua resignação que lhe foi concedida em 28 de Setembro de 1978, retirando-se para Vila das Aves, numa residência anexa ao Mosteiro da Visitação, onde sua única irmã, a Madre Celina Lopes de Moura, era Superiora.

Veio a falecer aos 29 dias do mês de Novembro de 1989.

Às exéquias fúnebres, realizadas no dia seguinte, presidiu o Sr. D. Augusto César, seu sucessor na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, tendo concelebrado o Sr. D. Manuel Nunes Gabriel, Arcebispo Emérito de Luanda e outros Prelados, bem como um numeroso grupo de sacerdotes oriundos dos quatro cantos da Diocese.

 

Fonte: Diocese de Portalegre-Castelo Branco
arronchesemnoticias.blogspot.com/ 



A CACHE:

Esta cache está localizada num local onde pode observar o edifício do Seminário de Portalegre.


A estrada que leva à zona da cache tem um sinal de proibição de trânsito, contudo podem estacionar junto da zona residencial e seguir a pé,  cerca de 150m.

Additional Hints (Decrypt)

Avaub an Crqen

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)