Skip to content

Castelo de Almourol Traditional Geocache

A cache by N2R Message this owner
Hidden : 3/4/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

CASTELO DE ALMOUROL

Uma das 21 Maravilhas de Portugal



Fortaleza situada num ilhéu granítico homónimo, vizinho de Tancos, entre Vila Nova da Barquinha e Constância. Trata-se de uma construção militar cuja situação geográfica privilegiada a tornou um ponto estratégico importante e que se encontra associada a várias lendas da cavalaria medieval. A sua primitiva fundação é anterior à ocupação romana.


A Ordem dos Cavaleiros do Templo assegurou a defesa deste trecho do Tejo, reconstruindo o castelo em 1171 por iniciativa de D. Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários. D. Dinis entregaria a posse de Almourol à Ordem de Avis, após a extinção dos Templários. Pensa-se que o castelo terá sido habitado até cerca de 1600.



Na ausência de uma ameaça militar pendente, Almourol perdeu importância estratégica e a guarnição abandonou o seu reduto. O castelo foi, então, entregue ao Exército português na segunda metade do século XIX, mais concretamente à Escola Prática de Engenharia sediada em Tancos, passando a ter a denominação toponímica e cartográfica de Prédio Militar n.º 6.


Já no século XX, a Direcção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais procedeu a importantes obras de conservação e consolidação da fortaleza medieval. Foi considerado Monumento Nacional em 1910.


Dez torreões cilíndricos – ainda com o formato original – implantam-se no movimentado pano de muralhas, encimado por ameias quadrangulares, possuindo ainda seteiras e um extenso caminho de ronda. O portal principal é ladeado por dois cubelos cilíndricos e dá acesso a um alongado e irregular terreiro, onde se encontram as ruínas de muros castrenses.



Constituída por dois pisos em madeira, a torre de menagem apresenta uma planta quadrada. No piso superior encontra-se esculpida a cruz patesca, o primitivo emblema dos Templários, encimando um portal que, provavelmente, servia de acesso a um balcão já desaparecido.


O Castelo de Almourol teve uma estreita ligação com o Convento de Loreto, da responsabilidade de D. Álvaro Coutinho, Senhor do Almourol e primeiro-conde do Redondo, cujas ruínas podem ser observadas na encosta frente ao castelo.


Levem material de escrita e não publiquem nada que posso denunciar a cache ou o local onde ela se encontra

Additional Hints (No hints available.)