Skip to content

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes - T.Novas Multi-cache

This cache has been archived.

Cacau_79: Local disponível para novos projectos!

Obrigado a todos os que visitaram esta cache e aos vossos logs!

More
Hidden : 4/10/2010
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes



A cache não se encontra nas coordenadas publicadas.


História:

Em 1882, já se ouvia falar numa biblioteca em Torres Novas, instalada nos Paços do Concelho. Curiosamente, o primeiro leitor desta biblioteca foi Gustavo Pinto Lopes (que viria a ser o fundador da biblioteca municipal) cuja data de inscrição (2 de Janeiro de 1883) está registada no livro de Movimentos. Não se sabe ao certo que rumo tomou a biblioteca dos Paços do Concelho, no entanto, ficaria como marco da génese do conceito de biblioteca pública em Torres Novas.

Em Abril de 1933, a Câmara Municipal, presidida por Gustavo Pinto Lopes, deliberou a criação da Biblioteca e de um Museu Municipal e, através do jornal “O Almonda”, apelou à população para que oferecesse livros à biblioteca. As doações estiveram muito aquém do que se esperava. Mas, o empenho de Gustavo P. Lopes não se esmoreceu, acabando por ser convidado, em 1935, para assumir o cargo de conservador com a missão de organizar a biblioteca e o museu. A criação da biblioteca é indissociável da do museu.

A Biblioteca-Museu foi inaugurada a 20 de Junho de 1937, no Largo dos Combatentes: um edifício camarário de 1º andar e lojas (rés-do-chão), onde se optou pela instalação do museu no piso inferior e da biblioteca no 1º andar. A sessão de inauguração foi um acontecimento solene de grande importância para a vila.

Pelas obras inventariadas nas primeiras páginas do Livro de Inventário da Biblioteca apercebemo-nos da grande variedade de temas existentes na época: história (universal, da Europa e de Portugal), química, medicina, arqueologia, tecnologia e economia rural geografia e estatística de Portugal e das Colónias, teatro, museus, pintura, poesia, romance, gramática e dicionários. A Biblioteca Municipal era considerada um instituto de educação, que se revelava de êxito a julgar pelo número crescente de leitores: de 3 618, no ano de inauguração da biblioteca, o número de leitores cresceu para 15957 leitores, no ano do XX aniversário (1957).

Vinte e cinco anos depois da abertura oficial, a biblioteca passa a ocupar as antigas instalações da escola industrial, no Largo do Salvador. Com a mudança, a Biblioteca de Torres Novas passou a contar com uma biblioteca infantil, apostou em políticas de difusão da leitura e do livro, que se traduziram num aumento dos leitores, e articulou os seus serviços com os estabelecimentos de ensino locais, adquirindo a quase totalidade de livros didácticos oficialmente adoptados. A biblioteca impôs-se, então, no meio torrejano como instrumento de sociabilidade e permuta cultural.

Após a revolução de Abril de 1974, as transformações mais notórias ocorreram no espólio, com a aquisição de obras cuja temática se inscrevia entre a filosofia e a prática dos sistemas políticos. Durante os anos da década de 1980, difundiu-se a ideia de que a biblioteca era um local de conservação e depósito de livros, o que prevaleceu sobre qualquer atitude de dinamismo e promoção da leitura, justificando-se, assim, o grande volume de aquisições durante esta década.

Passados quase quarenta e cinco anos desde as grandes comemorações do XXV aniversário da biblioteca e após a celebração dos setenta anos da sua fundação, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes conhece uma nova casa, situada no centro da cidade, junto ao castelo, na margem direita do Rio Almonda, no local das ruínas da antiga Fábrica do Álcool, nas imediações das Piscinas Municipais e do Jardim das Rosas.

Integrado no projecto da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, o novo edifício da biblioteca (inaugurado a 28 de Novembro de 2008) apresenta-se como um espaço moderno de arquitectura contemporânea adequada ao seu funcionamento e de tamanho suficiente para albergar também dois serviços seus “aliados”: o Arquivo Histórico Municipal e o Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial. O edifício novo da Biblioteca Municipal é um espaço aprazível que atrai e acolhe os seus visitantes. É constituído por três pisos, compreende uma sala de leitura geral, sala infanto-juvenil, sala de conto, mediateca, espaços de convívio e de apoio ao leitor e gabinetes de trabalho e um auditório com capacidade para cem pessoas. Um espaço que se prevê dinâmico, quer como centro de informação, quer como núcleo estimulador da diversidade cultural, no sentido do desenvolvimento pessoal e colectivo, aberto, gratuitamente, a todos os cidadãos sem distinção de idade, sexo, raça, religião, língua, condição social e física.


A Cache:


O container é uma Lock&Lock de tamanho Small cujo conteúdo inicial é: stashnote, logbook e itens para troca.

Para encontrá-la deve seguir os Waypoints e responder às questões. Depois é só substituir na fórmula seguinte os valores encontrados e, assim, terá acesso às coordenadas finais.

N39º 28.ABC
W008º 32.DE(C-B)



O ideal é fazer esta cache durante a noite pois é quando existe menos muggles na zona e a sua durabilidade está de certa forma relacionada com este critério. Agredecemos a vossa compreensão e colaboração. LEVEM MATERIAL DE ESCRITA.


free counters

Additional Hints (No hints available.)