Skip to content

Fogo & Historia Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 11/22/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


                                                                   

Esta cache merece o destaque de Fogo & História , porquanto existiu no antigo Complexo da CUF Barreiro um dos mais prestigiados corpos de bombeiros privativos do país: o Corpo de Bombeiros da Companhia União Fabril (CBCUF), criado em 21 de Fevereiro de 1911, ou seja, cerca de três anos após a entrada em funcionamento da primeira unidade fabril do referido complexo, verificada a 19 de Setembro de 1908.
Deste corpo de bombeiros, que chegou a dispor de dois quartéis, ainda hoje se conserva importante património, sendo parte integrante do acervo histórico do Museu da CUF. Dele são exemplo, uma escada mecânica "Magirus", duas bombas braçais, uma maca de padiola e um veículo pronto-socorro. Encontram-se ainda expostos, entre outras peças, em área temática dedicada à segurança e aos bombeiros, guiões, estandartes, condecorações e instrumentos musicais que pertenceram à fanfarra do CBCUF.

                           

Pronto-socorro e auto-maca do Corpo de Bombeiros da CUF (anos 40)

 

Investido da função de garantir a segurança do pessoal e das instalações do complexo industrial, o corpo de bombeiros foi dotado, ao longo dos tempos, de moderno material destinado aos serviços de incêndios e de saúde, devendo-se a sua existência à atitude visionária do grande industrial Alfredo da Silva (1871-1942), fundador da CUF, e que transformou esta num ícone da indústria portuguesa. A propósito, na foto biografia de Alfredo da Silva, da autoria de Júlia Leitão de Barros e de Ana Filipa Silva Horta, editada pelo Círculo de Leitores, pode ler-se que "era aliás a CUF do Barreiro, a menina dos olhos de Alfredo da Silva, que apresentava o leque mais vasto de vantagens sociais".

               

Alfredo da Silva. Bombeiros em continência, no final de um exercício na casa-escola do quartel

 

 

Bombeiros da C.U.F. – no Barreiro

 

Os Bombeiros da CUF, no Barreiro, comemoraram o seu 39.º aniversário. Houve alvorada, formatura na parada e exercícios, a que assistiram as associações congéneres locais, directores das fábricas daquela empresa e alguns convidados. Seguiu-se uma romagem ao mausoléu do industrial Alfredo da Silva, e missa pelos bombeiros falecidos. À noite, o quartel e viaturas estiveram em exposição.

 

Boletim da Liga dos Bombeiros Portugueses, Maio de 1950


Presença dos bombeiros em homenagem a Alfredo da Silva (1971)

 

Pela sua relevância no contexto do socorrismo, pois, quando necessário, também prestava serviço no exterior, o CBCUF recebeu, em 1932, o grau de oficial da Ordem de Benemerência.
Da análise a várias fontes de informação, conclui-se da sua plena integração na estrutura dos bombeiros portugueses, quer pelo facto de se ter associado à Liga dos Bombeiros Portugueses, quer por referências de representação em festas e solenidades de associações e corpos de bombeiros congéneres.
O CBCUF foi extinto em 1973, sucedendo-lhe o Corpo de Intervenção do Departamento de Segurança e Higiene Industrial da CUF.

                    

Bomba braçal e escada mecânica em exposição no Museu da Quimicamente


A cache:
A cache  encontra se junto das instalações do corpo de bombeiros  de salvação publica do Barreiro. O intuito desta cache e homenagear em conjunto os bombeiros desta instituição e dar a conhecer  a historia de um dos  corpos de bombeiros privativos mais antigos o Corpo de Bombeiros da Companhia União Fabril

   

Additional Hints (Decrypt)

Anb qrfncregne b cnenshfb

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)