Skip to content

PR - TRILHO DOS CANOS DE ÁGUA Multi-cache

This cache has been archived.

eterlusitano: Fim de vida para este tesouro.
Obrigado a todos pela visita

More
Hidden : 4/28/2009
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


01
1  2 3

Um magnífico percurso pedestre para conhecer com um novo atractivo...um tesourinho para desvendar e descobrir...

A cidade de Viana do Castelo orgulha-se da panorâmica que se desfruta do alto de Santa Luzia, local de onde a vista se espraia pelo vale do Rio Lima, no término da sua viagem ao encontro do oceano Atlântico, ou sobre a orla costeira e o verde das veigas, delimitado pelo branco das areias.

Este PR tem assim o seu início em frente do templo, junto do painel referente ao percurso, que deverá ser de consulta obrigatória.
Inicie o percurso, seguindo ao longo do muro que ladeia a estrada no sentido N até junto de uma casa em ruínas, local de onde parte um caminho florestal por onde terá de seguir.

Desça ao longo deste caminho, sem desvios, até chegar junto de dois arcos pedra - Arcos do Fincão. Por cima deles passam canos de água, captada em minas da serra que continuam ainda hoje a abastecer depósitos de Viana.

Após passar sob o primeiro destes arcos, vire à direita no sentido N, e o percurso segue por cima do cano, até encontrar outro arco, no qual, pelo lado de baixo e junto ao pequeno ribeiro (seco no Verão), poderá ver um pequeno moinho e a entrada de uma antiga mina de água rasgada na rocha.

5

Retome o percurso, por cima do cano, sob denso arvoredo, até encontrar uma pequena “casinha da água”. Existe um desvio para a direita de acesso a nova mina de água, que poderá visitar.

Continue o percurso junto da “casinha da água”, no sentido NE e não deixe de observar o tipo de construção destes canos.
Um pouco mais acima, após ligeira subida, cruze um estradão. Continue sobre o cano até atingir um novo estradão, junto de um pequeno pontão sobre um ribeiro, local em que poderá ver (abaixo à esquerda) as ruínas da “Azenha Velha” e, em tempo de chuva, uma queda de água.

7

Volte ao estradão, siga em frente no sentido N, até atingir a estrada em alcatrão. Siga ao longo da mesma para a direita (E), até atingir o pequeno mas castiço lugar de S. Mamede, que pertence à freguesia de Areosa, com a sua capelinha onde no mês de Agosto se realiza a Festa do Mel.

Continue ao longo da estrada, atravesse o lugar e verá abaixo, sobre o lado esquerdo, um ribeiro com um pequeno pontão que terá de atravessar, seguindo entre muros, até junto de ruínas, que indicam o local da “Aldeia Velha”, origem do povoado de S. Mamede.
Se quiser, siga o caminho para a esquerda, continue até encontrar uma bifurcação para a direita, entre muros carregados de musgo, até chegar ás ruínas de uma antiga capela (supõe-se ter sido este local um retiro de monges)

Volte atrás à bifurcação e siga em frente até atingir a estrada em alcatrão. Vire à esquerda e suba até novo cruzamento. Vire à esquerda e caminhe ao longo da estrada alcatroada, até outro cruzamento de estradas, onde inverte o sentido de marcha seguindo por estradão em terra batida.

Passará junto do marco geodésico da “Bouça do Frade” continuando até chegar ao “Alto do Frade” em N41º 43.526 W008º 49.506, onde no edifício aí abandonado, esteve para ser instalado um posto de controle aéreo durante a 2ª Grande Guerra - Casa do Radar (casinha dos aviões). Daqui poderá desfrutar de uma vista panorâmica sobre a cidade de Viana e o vale do Rio Lima.

Agora o estradão desce de forma mais acentuada, sempre entre denso arvoredo, até atingir a estrada de alcatrão, por onde vai seguir, virando à esquerda. Mais à frente, junto a nova bifurcação, vire à direita e siga um caminho em terra, até à casa florestal da “Carreira de Tiro”, local onde existe miradouro com vista sobre o mar.

O percurso segue agora ao longo da estrada em alcatrão, passando junto ao edifício da carreira de tiro. Mais à frente, terá de abandonar a estrada, e seguir um trilho assinalado para a direita, que o vai levar até à torre do depósito de água para a cidade.
Desça depois à estrada principal calcetada em paralelo onde vira à esquerda, passando junto da “citânia de Santa Luzia”. Conhecida localmente por “Cidade Velha”, é um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal e sem dúvida um dos mais importantes para o estudo da proto-história e romanização no Alto-Minho.

Continue em frente até chegar à zona do templo, final deste percurso.

Caso disponha ainda de algum tempo, não deixe de subir ao escadório, até ao zimbório da basílica, para desfrutar de uma vistas mais belas de Portugal.

8

PARA A CACHE:
1º ponto - Painel do percurso no ponto acima descrito
- Descobrir o nº do percurso lá inscrito = F

2º ponto - Torre do depósito de água em: N41º 42.408 W008º 50.097
- Descobrir o nº de janelas da torre = C

3º ponto - Aldeia de S. Mamede em: N41º 43.770 W008º 49.813
- Descobrir as datas da fantástica "moldura" sendo que a mais pequena revela o D e a mais recente o E

4º ponto - Canos do Fincão em: N41º 42.485 W008º 50.576
- Descobrir o pequeno ovo amarelo que vos irá revelar o A e o B.

A Small Cache Final encontra-se em: N41º ((E-D)+2).BC8 W008º ((AxF)-31).(E-1450)

Atenção a um pormenor: A descrição da descoberta dos pontos para a cache não segue a descrição do percurso, ou seja, será quase toda feita no sentido inverso...

Ficha Técnica do Percurso:

Início/Fim: Painel junto ao templo de Santa Luzia
Âmbito: Âmbito: Panorâmico, Histórico, ambiental, paisagístico e desportivo
Tipo de Percurso:
De pequena Rota, circular, por caminhos tradicionais
Distância a Percorrer:
10.2 km
Duração do Percurso: Cerca de 3 horas
Nível de Dificuldade: Baixo
Pontos assinaláveis: Canos de água, S. Mamede, Aldeia velha, Alto do Frade e Casinha do Radar 
Carta militar: Folha 40; Escala 1/25.000
Época Aconselhada: Todo o ano

Neste percurso é possível visitar as caches vizinhas:
Casa do Radar em GC1PYXZ
Santa Luzia em GCNC5G
Viana 270º em GC1Q5J4
Rumo à Luz em GC1BN1N


A cache:

Uma small cache envolta num saco de plástico preto.

P.F. RECOLOQUEM A CACHE NO MESMO LOCAL E DA MESMA FORMA COMO A ENCONTRARAM.

Façam o C.I.T.O enquanto se dirigem para o local, se possível.
Tirem fotos do percurso e vistas do percurso.
NÃO FOTOGRAFEM O LOCAL FINAL NEM A CACHE.
Obrigado pela vossa visita. Divirtam-se.



Additional Hints (Decrypt)

Zvpeb ab Svapãb: ab pnagvaub Svany: zrgn n zãb, bh zryube, oençb...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)