Skip to content

Estágio - Rota do Mineiro Traditional Geocache

This cache has been archived.

SUp3rFM: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=sup3rfm]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
Hidden : 4/22/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





Esta cache faz parte de um conjunto de caches que fiz nesta região
devido ao meu estágio em Animação Turística na Natureza e Aventura
ser aqui!

 

Passeio Pedestre – Rota do Mineiro

 

Percurso por uma zona repleta de memórias da ocupação humana, companhia de grandes caminhadas diárias até às Minas da Panasqueira, o ganha pão de tanta gente num passado recente. Destaca-se a presença marcante de antigas instalações industriais abandonadas e ligadas á exploração mineira. Depois, suavemente, faz-se a transição por uma zona de pinhal, para uma região onde a presença humana se faz assinalar por um bom legado de gravuras rupestres e por uma Aldeia do Xisto, onde iremos observar o seu casario.
Nesta zona a prática de canoagem também é muito concorrida.

 

Figuras Rupestres



No dia 1 de Junho de 2003, Diamantino Gonçalves e Belarmino Lopes detectaram, na margem direita do Zêzere (Freguesia da Barroca), mais propriamente no Poço do Caldeirão, figuras rupestres pré-históricas.
Este achado é de grande importância não só para o Concelho mas para o conhecimento da Pré-história a nível europeu, já que estas gravuras datam do período Paleolítico («idade da pedra antiga») e têm cerca de 15.000 anos.



 

Barroca


 

A Casa Grande, antigo solar do Séc. XVIII onde hoje funciona o Centro Dinamizador das Aldeias do Xisto, acolhe-nos e lança-nos à descoberta. Na Barroca continua a respirar-se um ambiente rural, pautado pelos seus ciclos agrícolas. A paisagem circundante é enquadrada pelo pinhal e pelas pirâmides das escombreiras da Lavaria do Cabeço do Pião, que já pertenceram às Minas da Panasqueira. Hoje preparam-se para albergar um Parque Temático Mineiro. A Barroca é também a sede da Rede de Lojas das Aldeias do Xisto.





 


No caminho que nos leva à beira do Zêzere descobrem-se antigos moinhos que laboravam com a força do rio O espelho de água e a paisagem impõem um momento de pausa, antes de se atravessar a ponte pedonal para a outra margem e descobrir as gravuras rupestres que os nossos antepassados ali deixaram gravadas na rocha há milhares de anos. A Casa Grande também alberga um Centro de Interpretação deste património e desafia-nos a percorrer a Rota da Arte Rupestre do Pinhal Interior.

A Cache:


Esta cache pretende que o Geocacher faça este belo percurso de 1 ou 2 Km e aprecie o Rio Zêzere e toda a sua envolvência.

Divirtam-se!

Additional Hints (No hints available.)